Parâmetros eSocial
Para que o sistema realize a transmissão de eventos ao eSocial é necessário configurara a empresa no menu Manutenção > Empresas > Parâmetros eSocial:
1° Passo) Identificação do Ambiente
Para que os eventos sejam de fato recepcionados no eSocial é necessário estar como Produção, pois em Produção Restrita (Homologação) seria para realização de testes pelas empresas, sem qualquer efeito jurídico.
2°) Certificado Digital, Data de validade e CPF/CNPJ do transmissor:
- Sistema Local (Instalado na Maquina): Poderá utiliza tanto A1 - Digital quanto A3- cartão/token
- Sistema Nooven (Loguin no site): Poderá utilizar apenas A1- Digital, para que ele apareça para ser selecionado nos Parâmetros eSocial é necessário realizar o Upload (icone da nuvem com a setinha para cima) e será importado na Area de Trabalho do Noovem, onde deverá Recorta-lo para inserir na pasta Certificados, em compartilhado e ai sim será possiível visualiza-lo nos parâmetros eSocial. Ao seleciona-lo, é necessário informar a Senha e clicar em VALIDAR para puxar os campos Data de validade e CNPJ/CPF do transmissor.
3°) Aviso fim de validade Certificado
Poderá manter marcado o campo "Avisar fim da validade do certificado digital?" que vem configurado a partir de 30 dias antes do vencimento mas fica habilitado para aumentar conforme seus critérios:
4°Passo) Grupo Pertencente
Para saber o grupo da empresa, acesse o portal do eSocial > no menu Empregador / Contribuinte > selecione a opção Consulta Obrigatoriedade > nessa tela o eSocial informará a qual grupo a empresa pertence.
Ao informar o grupo o sistema puxará as datas de Início de Obrigatoriedade de cada fase:
- Iniciais: Cadastro da empresa e das tabelas (s1000,s1005,s1010,s1020)
- Não Periódicos: Esses eventos devem ser informados conforme acontecem (Admissão, Férias, Afastamentos, Alterações Cadastrais e Contratuais, Desligamentos/Rescisão, etc),
- Periódicos: Eventos: Envio mensal até o dia 15 do mês subsequente levando as informações referentes à folha de pagamento, INSS, FGTS, IR, e demais obrigações tributárias e trabalhistas. Exemplos são a folha de pagamento (S-1200), levando as rúbricas e valores, (S-1210) levando os valores liquidos dos pagamentos conforme a data do pagamento, e o fechamento dos eventos periódicos (S-1299) que faz com que os valores sejam apresentados no Ecac/DCTFWeb.
Exemplo Grupo 2:
Exemplo Grupo 3:
ATENÇÃO: Não realizar alterações nestas datas nos Parâmetros eSocial. Caso a empresa tenha sido aberta com data posterior ao início do cronograma do eSocial, o que mudará será a data de inicio de validade no momento do envio dos eventos iniciais no Gerenciamento de Transmissão que será substituido pela data em que a empresa foi aberta.
Para saber mais sobre a Rotina do eSocialsegue links passo a passo:
Rotina quando nunca foi cadastrada/enviada ao eSocial: Envio um a um.
Dica: O sitema realiza Importação do XML do s2200,s2205 e s2206 quando o funcionário a ser cadastrado já consta no eSocial, para visualizar o passo a passo da importação clique aqui.