... Parametrizando o Sistema - Simples Nacional
Veja também os Itens:
- Tabela do Simples Nacional
- Parametrizando o Sistema - Simples Nacional
- Simples Nacional
- Tributação Monofásica do PIS/COFINS para Simples Nacional
- Simples Nacional Tabela 2018
- Calcular a Receita Bruta Acumulada de uma Empresa do Simples Nacional
- Parametrização do Sistema Livros Fiscais para a Apuração do Simples Nacional
- Cálculo da Receita Bruta Acumulada para Empresas do Simples Nacional
- Realizando a Segregação das Receitas para o Simples Nacional
Essas informações são referentes somente à empresa que você está inicializando agora. Preste muita atenção porque são elas que determinarão a forma que o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive, disponibilizando, ou não, alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível é porque, de acordo com suas informações, a empresa não precisará dela. A tela para você fornecer essas informações é subdividida em abas.
Para realizar a parametrização da Empresa, acesse o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa
A Opção pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devido pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte deverá ser assinalado se a empresa migrou para o Simples Nacional. Assinalando esta opção, as opções Prestação de Serviços e Recolhe impostos através do Simples Nacional ficarão habilitadas.
As opções ICMS e ISS da caixa Recolhe Impostos através do Simples Nacional deverão ser assinalados se serão recolhidos junto com o Simples Nacional, não assinalando automaticamente a porcentagem referente a cada imposto será deduzida da alíquota total. Atenção: Essas opções somente serão válidas para as segregações que não há substituição tributária, pois independente de estar assinalada estas opções havendo substituição tributária automaticamente será deduzido as respectivas alíquotas da "alíquota cheia".
Dependendo das informações fornecidas nos itens anteriores o sistema disponibilizará esses campos. Por exemplo: se você já informou que o ICMS, o IPI e o ISS serão recolhidos através do Simples, só estará disponível o campo referente ao IRPJ.