Skip to main content

Parametrizando a Empresa

    Essas informaçõinformações o referentes somente àà empresa que vocêvocê estáestá inicializando agora. Preste muita atençãatenção porque o elas que determinarãdeterminarão a forma que o sistema funcionaráfuncionará com relaçãrelação a essa empresa, inclusive, disponibilizando, ou o, alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se vocêvocê observar que determinada opçãopção o estáestá disponídisponível éé porque, de acordo com suas informaçõinformações, a empresa o precisaráprecisará dela. A tela para vocêvocê fornecer essas informaçõinformações éé subdividida em abas.

    Para realizar a parametrizaçãparametrização da Empresa, acesse o menu ManutençãManutenção>Empresas>ParâParâmetros Adicionais da Empresa

    image.png

    1) Aba S E ANO DE EFETIVAÇÃEFETIVAÇÃO DOS PARÂPARÂMETROS

    O cadastro de um novo parâparâmetro deve levar em consideraçãconsideração a alteraçãalteração de enquadramento da empresa ou outra informaçãinformação que seja relevante para que o sistema passe a considerar a parametrizaçãparametrização a partir de uma determinada data. Esses parâparâmetros serãserão utilizados em todas as telas do sistema, levando em conta o períperíodo que vocêvocê estáestá escriturando, o relatórelatório a ser emitido ou exportaçõexportações para arquivos magnémagnéticos. Isso faz com que vocêvocê o precise ficar alterando os parâparâmetros da empresa para exportar algum arquivo de anos anteriores e cuja parametrizaçãparametrização da éépoca era outra (como a questãquestão de enquadramento de micro empresa por exemplo), o sistema atravéatravés do períperíodo informado para exportaçãexportação iráirá selecionar os dados dos parâparâmetros da éépoca, sendo que deverádeverá estar cadastrado para o ano e s que passou a fazer efeito para a escrita fiscal.

    image-1683321948730.png

    2) IDENTIFICAÇàIDENTIFICAÇÃO

    Ramo de Atividade
    Indique o ramo de atividade da empresa:

    • comécomércio/serviçserviços,
    • comécomércio com registradora ou comécomércio e
    • indúindústria.
      De acordo com o ramo de atividade definido o sistema se apresentaráapresentará com as caracterícaracterísticas própróprias para escrituraçãescrituração da empresa.
      Se, por exemplo, o ramo de atividade de sua empresa for comécomércio e serviçserviços, nos lançlançamentos de suas notas fiscais de entrada e saísaída os campos referentes aos valores fiscais do IPI o estarãestarão disponídisponíveis porque a empresa o faráfará a apuraçãapuração desse imposto. Mas, tratando-se de empresa com ramo industrial, o sistema disponibilizarádisponibilizará esses campos para que vocêvocê forneçforneça as informaçõinformações.

    IníInício das Atividades
    Informe a data de inicio das atividades da sua empresa.

    InscriçãInscrição Municipal - Informe a InscriçãInscrição Municipal da Empresa (A InscriçãInscrição Municipal éé a identificaçãidentificação do contribuinte no Cadastro TributáTributário Municipal.

    CNAE Principal - Informe o CNAE da Empresa (A ClassificaçãClassificação Nacional de Atividades EconôEconômicas éé utilizada para determinar quais atividades o exercidas por uma empresa

    Registro
    Indique Indique o órgãórgão responsáresponsável pelo registro da empresa, o mero de registro da empresa neste órgãórgão e a data em que o registro foi efetuado.

    • No CartóCartório de Registro Civil das Pessoas JuríJurídicas
    • No Registro de Empresas (NIRE)

    TributaçãTributação- Informe qual a tributaçãtributação da Empresa

    Veja tambétambém:

    Regime de Caixa - Defina Regime de Caixa se a sua empresa estáestá autorizada a calcular e recolher o seu tributo com base no que efetivamente recebeu pelas vendas efetuadas ou serviçserviços prestados, invéinvés de considerar o valor dos documentos fiscais emitidos.

    Escritura DIPI - Defina se sua empresa iráirá realizar a EscrituraçãEscrituração da DIPI - DeclaraçãDeclaração de InformaçõInformações do Imposto sobre Produtos Industrializados. Essa opçãopção estaráestará disponídisponível se o ramo de atividade da empresa estiver definido como ComéComércio e IndúIndústria e, quando vocêvocê fizer a escrituraçãescrituração de suas notas fiscais, o sistema perguntaráperguntará se deseja escriturar a DIPI para o documento. Clicando em sim, automaticamente o sistema disponibiliza a tela para que forneçforneça os dados para o lançlançamento (Ver item item Escriturando a DIPI). PoréPorém, se vocêvocê preferir o escriturar a DIPI em seguida, lembre-se de entrar no menu menu MovimentaçãMovimentação/EscrituraçãEscrituração da DIPI  e fazer o lançlançamento para esse documento. , forneçforneça os dados completos sobre o lançlançamento (Ver item item Escriturando a DIPI).

    Emite NFs, para a Zona Franca de Manaus - Essa definiçãdefinição seráserá feita para as Empresas que emitam Nota Fiscal com DestinatáDestinatário da Zona Franca de Manaus. Se a empresa emite notas fiscais para a Zona Franca de Manaus, no lançlançamento de suas notas fiscais de saísaída, deverádeverá informar o CNPJ, estado e RazãRazão Social de seus clientes e o municímunicípio de destino das mercadorias. Para que esses campos estejam disponídisponíveis para suas informaçõinformações, vocêvocê deve clicar nessa opçãopção.

    Checagem de s e ano nos lançlançamentos contácontábeis -  
    Se desejar que o sistema façfaça a checagem das datas dos lançlançamentos clique nessa opçãopção.
    O sistema disponibilizarádisponibilizará, entãentão, o campo para vocêvocê informar o PeríPeríodo Corrente. No momento em que vocêvocê fizer seus lançlançamentos, ou seja, a escrituraçãescrituração dos livros fiscais, e informar a data o sistema checaráchecará e, se a data o estiver no períperíodo informado nos parâparâmetros, o avisaráavisará. Na mudançmudança do PeríPeríodo Corrente apareceráCorrente aparecerá uma mensagem indicando que as tabelas de Entradas, SaíSaídas, ServiçServiços e etc. o foram encontradas e se deseja criácriá-las, responda que sim.
    IMPORTANTE: A definiçãdefinição de um PeríPeríodo Corrente incorreto, acarretaráacarretará em criaçãcriação de tabelas indevidas no sistema, por isso, tome cuidado no momento da mudançmudança do PeríPeríodo Corrente.

    Bloqueia acesso aos outros meses
    AléAlém de emitir o aviso, como descrito acima, o sistema pode, ainda, bloquear o acesso aos outros meses. EntãEntão, informando uma data diferente do períperíodo definido nos parâparâmetros, o sistema o avisa e, se for no lançlançamento de uma nota fiscal, o permite que vocêvocê continue o seu lançlançamento, retornando sempre ao campo da data para que seja corrigida. Mesmo se vocêvocê tentar editar um lançlançamento para alteráalterá-lo o sistema avisaráavisará que o lançlançamento o se refere ao períperíodo corrente.

    Controla Fechamento de PeríPeríodo - Esta opçãopção deverádeverá ser selecionada se vocêvocê desejar que o Sistema Sistema bloqueie cadastro e ediçõedições de movimentaçõmovimentações em períperíodos fechados, ou que por algum motivo o devem mais receber dados de escrituraçõescriturações.

    Empresa de ConstruçãConstrução Civil- Selecione essa opçãopção se sua Empresa for de ConstruçãConstrução Civil e vocêvocê façfaça o controle e cadastro das obras

    Empresa do Ramo xtil- Selecione essa opçãopção se sus Empresa for do Ramo xtil que tenha ICMS Outorgado

    image.png

    3) Aba Aba LIVROS

    LIVROS ENTRADAS

    Informe:

    • se faráfará a escrituraçãescrituração dos Livros de Entradas,
    • o mero do livro livro 
    • o modelo a ser escriturado escriturado 
    • detalhes que deseja na impressãimpressão, como: se deseja impressãimpressão da RazãRazão Social de fornecedores, da Unidade da FederaçãFederação, se totaliza por decêdecêndio e outros.

    Gera Automaticamente as ObservaçõObservações de Faturamento:  Esta opçãopção estaráestará disponídisponível se a empresa for "Micro Empresa" (estadual e/ou federal) e se escriturar livro de saísaídas e/ou serviçserviços. Quando esta opçãopção for assinalada, na impressãimpressão do livro de entradas, seráserá impressa uma observaçãobservação com o faturamento bruto do períperíodo, juntamente com as notas de venda e serviçserviço correspondentes.

    LIVROS SAÍSAÍDAS

    Informe:

    Caso vocêvocê efetue operaçõoperações de saísaídas para empresas de Economia Mista, blica ou Sociedade onde a UniãUnião detédetém maioria das açõações, vocêvocê deve assinalar que que RetéRetém Impostos na Fonte Fonte para que os campos de PIS, COFINS, CONTRIBUIÇÃCONTRIBUIÇÃO SOCIAL E IRRF retidos na fonte estejam habilitados no livro para devida escrituraçãescrituração.

    Escriturar InformaçõInformações Adicionais para o EFD ICMS/IPI: Esta opçãopção permite que vocêvocê escriture as informaçõinformações adicionais para o EFD ICMS/IPI ao final da escrituraçãescrituração dos livros de Entrada e SaíSaída, permitindo a geraçãgeração do registro C197 que se refere a outras obrigaçõobrigações tributátributárias, ajustes e informaçõinformações de valores provenientes do documento fiscal.  

    Importar/Exportar digo do Produto como ReferêReferência Alternativa - Essa seleçãseleção faráfará com que o Sistema substitua o digo do Produto pela ReferêReferência Alternativa do mesmo

    Escritura Itens das Notas Fiscais:  Esta opçãopção permite que vocêvocê escriture os itens de produtos das notas fiscais de entradas e saísaídas, permitindo a geraçãgeração dos registros 54 e 75 que se referem a itens de produtos para posterior exportaçãexportação para o Sintegra, aléalém da geraçãgeração dos registros referentes a combustícombustíveis para o Programa Gerador de Registros Fiscais de CombustíCombustíveis - GRF. VocêVocê poderápoderá escriturar os itens de todas as notas fiscais ou apenas os itens das notas fiscais de combustícombustíveis se desejar. PoréPorém para a exportaçãexportação para o Sintegra dos registros 54 e 75 seráserá necessánecessária a escrituraçãescrituração dos itens de todas as notas fiscais.

    image.png

    LIVROS SERVIÇSERVIÇOS PRESTADOS
    Informe:

    • se faráfará a escrituraçãescrituração do Livro de ServiçServiços,
    • o do livro e
    • o modelo que seráserá utilizado.
      Uma vez definido o modelo o poderápoderá haver alteraçãalteração.
      Informe o digo do serviçserviço que seráserá prestado pela empresa. Caso a empresa possua mais de um digo, esse campo deve permanecer vazio nos parâparâmetros e o digo do serviçserviço deve ser informado quando vocêvocê fizer o lançlançamento de suas notas fiscais. Informe se a empresa possui retençãretenção de INSS na fonte.
      Se possuir, quando do lançlançamento de suas notas fiscais, deverádeverá informar o tomador do serviçserviço, indicando seu CNPJ e sua RazãRazão Social. Caso a empresa seja do municímunicípio de o Paulo, esta informaçãinformação seráserá necessánecessária sempre, devido as informaçõinformações para a DES - DeclaraçãDeclaração EletrôEletrônica de ServiçServiços.
      Informe, ainda, os detalhes que vocêvocê deseja na impressãimpressão do seu livro.

    LIVRO DE SERVIÇSERVIÇOS TOMADOS

    Informe se faráfará a escrituraçãescrituração do Livro de ServiçServiços Tomados. Selecionando a opçãopção vocêvocê estaráestará disponibilizando a escrituraçãescrituração.

    image.png

    LIVRO CAIXA

    Informe se:

    • faráfará a escrituraçãescrituração do Livro Caixa,
    • o do livro a ser escriturado e
    • se deseja impressãimpressão do dos lançlançamentos e o digo dos históhistóricos.

      Acessar o menu menu MovimentaçãMovimentação/Gera dados p/Livro Caixa/Processa dados anteriores a opçãopção. ApóApós fazer o processamento dos dados gerar os dados para o Livro Caixa atravéatravés do Menu MovimentaçãMovimentação/Gera dados p/Livro Caixa GeraçãGeração.

    EscrituraçãEscrituração do Livro Caixa  e fornecer todos os dados do lançlançamento. (Veja item  Escriturando o Livro Caixa).
    VocêVocê tem opçãopção, ainda, de escriturar o livro caixa via vínculo vínculo na aba IntegraçõIntegrações/ Livros/ Sistemas/ Validadores.

    • Informe o saldo inicial a ser considerado no Livro Caixa, ou seja, o valor a ser considerado antes de haver qualquer lançlançamento para a empresa.

    LIVRO DE MOVIMENTAÇÃMOVIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍCOMBUSTÍVEIS

    Informe se a Empresa iráirá realizar a EscrituraçãEscrituração do Livro de MovimentaçãMovimentação de combustícombustíveis

    image.png

    4) Aba  IMPOSTOS Aba  IMPOSTOS 

    PIS/COFINS/CSLL/IRPJ

    Se a empresa o éé optante do Simples Simples Nacional, ficaráficará selecionado automaticamente que a empresa recolheráempresa recolherá PIS, COFINS, CONTRIBUIÇÃCONTRIBUIÇÃO SOCIAL e IRPJ, demonstrando digo do imposto de acordo com a tabela de impostos federais. Veja mais informaçõinformações em em ManutençãManutenção dos Impostos Federais. Caso a empresa recolha o PIS e/ou COFINS e o seja Lucro Presumido, vocêvocê deverádeverá informar tambétambém a forma de recolhimento:

    • cumulativa ou
    • o-cumulativa para ambos os impostos federais. Se a opçãopção for o-cumulativa o sistema iráirá selecionar automaticamente essa opçãopção que Possui alíalíquotas diferenciadas”diferenciadas” e deverádeverá somente  informar a data  deste tipo de apuraçãapuração do imposto.

    Informar tambétambém se possuípossuíra AlíAlíquotas Diferenciadas no caso de a empresa ser Lucro Presumido colocando a partir de que períperíodo começarácomeçará o recolhimento.

    Ao informar que recolhe ContribuiçãContribuição Social, estaráestará disponídisponível o campo para informar se possui direito ao nus de AdimplêAdimplência Fiscal para ContribuiçãContribuição Social, conforme InstruçãInstrução Normativa SRF 390 de 30/01/04, e a porcentagem do nus que incidiráincidirá sobre a base de lculo total do imposto apurada durante o ano. O valor do nus e o valor utilizado para o calculo do imposto seráserá demonstrado no menu menu MovimentaçãMovimentação/Impostos  Apurados

    Informe tambétambém, no caso de filiais, se o recolhimento seráserá ou o feito atravéatravés da matriz. Essa informaçãinformação somente estaráestará disponídisponível se, nos Dados Cadastrais da empresa, vocêvocê informou que se trata de uma filial.

    Informe:

    • os percentuais que deverãdeverão ser considerados para lculo da Base do IRPJ
    • para prestaçãprestação de serviçserviços: percentuais para faturamentos inferiores e superiores aos limites.
      Para as empresas exclusivamente prestadoras de serviçserviços deverádeverá ser informado, por exemplo: 16% como base do IRPJ para faturamento inferior ao limite (informado em em UtilitáUtilitários/ConfiguraçõConfigurações do Sistema) e 32% para faturamento superior ao limite. Para empresas com atividade mista, somente o campo para faturamento superior ao limite deverádeverá ser preenchido. Para a venda de mercadorias o sistema teráterá como base a informaçãinformação referente ao IRPJ cadastrada no menu menu ManutençãManutenção/Tabelas/Impostos Federais.

    AtençãAtenção: Para emissãemissão do relatórelatório de distribuiçãdistribuição de lucro para os cios seráserá necessánecessário informar  informar o digo referente ao imposto IRPJ  e a % para Faturamento Superior ao limite da Base do IRPJ para ServiçServiços.

    image.png

    ICMS/IPI/ISS

    A) No caso de estar assinalado que a empresa recolhe ICMS, vocêvocê poderápoderá informar:

    • o digo do recolhimento e
    • o digo do Prazo de Recolhimento.

    O digo de recolhimento do ICMS seráserá usado na impressãimpressão da GARE de ICMS e apóapós esta impressãimpressão alimentaráalimentará informaçõinformações na tabela de Impostos Apurados, para exportaçãexportação para a DCTF. Veja mais informaçõinformações em Exportando Dados para a DCTF.

    O digo do Prazo de Recolhimento seráserá usado pela pela agenda de obrigaçõobrigações para que, quando vocêvocê gere uma guia de recolhimento, o sistema traga a data de vencimento automaticamente, de acordo com a agenda.

    O mero do livro de ApuraçãApuração do ICMS. Esta informaçãinformação seráserá utilizada na impressãimpressão do livro de ApuraçãApuração do ICMS.

    Se utiliza diferencial de alíalíquota do ICMS assinale esta opçãopção, no momento da escrituraçãescrituração do livro de entradas, uma aba Diferencial de AlíAlíquota, estaráestará disponídisponível para vocêvocê registrar registrar as informaçõinformações.

    A opçãopção "Projeto FECP - Fundo Estadual de Combate a Pobreza e as Desigualdades Sociais." éé visívisível apenas para empresas situadas no estado do Rio de Janeiro. Ao ser marcada, ela indica que a empresa faráfará recolhimento do FECP quando houver saldo devedor no períperíodo, ou seja, o subtotal relativo as saísaídas do Estado éé maior que o sobtotal relativo as entradas do Estado.  Preencher a porcentagem FECP nesse caso.

    B) No caso de estar assinalado que a empresa recolhe IPI, vocêvocê poderápoderá informar:

    • No caso de empresa empresa industrial que o tenha optado pelo recolhimento do IPI atravéatravés do Simples, informe tambétambém o modo de recolhimento, se mensal, decendial ou quinzenal.
    • mero do Livro de ApuraçãApuração de IPI

    C) PoderáPoderá ainda ser selecionado que a Empresa:

    • recolhe ISSQN
    • E-ISS ISS MunicíMunicípio utiliza cobrançcobrança e fiscalizaçãfiscalização eletrôeletrônica do ISSQN
    • GISS on line

    image.png

      IMPOSTOS RETIDOS

    Essas retençõretenções o referente a SERVIÇSERVIÇOS TOMADOS

    Ao assinalar as opçõopções referente a:

    • digo do Impostos PIS RF
    • digo do Imposto COFINS RF
    • digo do Imposto CSSLL RF
    • IRRF
    • PIS/COFINS/CSLL RF

    SeráSerá disponibilizado a impressãimpressão das guias de recolhimento dos impostos retidos na fonte.

    Para que a guia seja emitida corretamente éé necessánecessário que um digo de históhistórico do livro caixa esteja informado que a operaçãoperação éé Compra/ServiçServiços Tomados com Impostos Retido na Fonte. A emissãemissão das guias terãterão como base os lançlançamentos do livro caixa.

    Indique o digo do imposto de acordo com a tabela de impostos federais.

    image.png

    SIMPLES NACIONAL

    Para que o Sistema habilite os campos da aba aba Simples Nacional, a aba IdentificaçãIdentificação, campo TributaçãTributação deverádeverá estar definida como Simples Nacional

    A OpçãOpção pelo Regime Especial Unificado de ArrecadaçãArrecadação de Tributos e ContribuiçõContribuições devido pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte deverádeverá ser assinalado se a empresa migrou para o Simples Nacional. Assinalando esta opçãopção, as opçõopções PrestaçãPrestação de ServiçServiços e Recolhe impostos atravéatravés do Simples Nacional ficarãficarão habilitadas.

    As opçõopções ICMS e ISS da caixa Recolhe Impostos atravéatravés do Simples Nacional deverãdeverão ser assinalados se serãserão recolhidos junto com o Simples Nacional, o assinalando automaticamente a porcentagem referente a cada imposto seráserá deduzida da alíalíquota total.  

    AtençãAtenção: Essas opçõopções somente serãserão lidas para as segregaçõsegregações que o substituiçãsubstituição tributátributária, pois independente de estar assinalada estas opçõopções havendo substituiçãsubstituição tributátributária automaticamente seráserá deduzido as respectivas alíalíquotas da "alíalíquota cheia".

    Dependendo das informaçõinformações fornecidas nos itens anteriores o sistema disponibilizarádisponibilizará esses campos.

    Por exemplo: se vocêvocê informou que o ICMS, o IPI e o ISS serãserão recolhidos atravéatravés do Simples, estaráestará disponídisponível o campo referente ao IRPJ.

    Informe tambétambém o Tipo de ClassificaçãClassificação para a SegregaçãSegregação - ObservaçõObservações ou ClassificaçãClassificação Fiscal, caso seja definido Tipo ClassificaçãClassificação Fiscal, seráserá obrigatóobrigatória a EscrituraçãEscrituração de todos os Itens das Notas.

    image.png

    5) INTEGRAÇÕINTEGRAÇÕES

      CONTABILIDADE

      Informe se a empresa faráfará a integraçãintegração com a Contabilidade, e tambétambém:

    1. a) Se haveráhaverá desdobramento dos digos fiscais. O desdobramento lhe permitirápermitirá, por exemplo, separar as compras e vendas em àà vista e a prazo. VocêVocê faráfará isso no menu menu ManutençãManutenção/IntegraçõIntegrações/Contas ContáContábeis/digos Fiscais e nculo com Livro Caixa/Cadastra.
    2. b) Se faráfará a contabilizaçãcontabilização por centro de custo.
    3. c) Informe se contabilizarácontabilizará Trimestralmente o valor do IRPJ e Contr. Social
    4. d) Informe se seus clientes e fornecedores serãserão SintéSintéticos (apenas uma conta contácontábil para os clientes ou fornecedores) ou AnalíAnalíticos (clientes e fornecedores com contas contácontábeis individualizadas) e, nesse caso, marcar a opçãopção Cadastra nova conta no plano de contas ao inserir um novo cliente ou fornecedor”fornecedor” e indique os grupos de contas de  clientes(NACIONAL, EXTERIOR) e fornecedor (NACIONAL, EXTERIOR) onde o Sistema deverádeverá cadastrar as contas novas. Obs:As contas analíanalíticas tambétambém poderãpoderão ser cadastradas de forma manual diretamente no Plano de Contas da empresa.
    5. e) Se tratando de filial, informe qual o destino da exportaçãexportação: matriz ou a próprópria filial.
    6. f) Informe se inclui como complemento do históhistórico para a contabilidade, a razãrazão social dos emitentes dos documentos fiscais, e ainda se preferir, pode assinalar para substituir a razãrazão social pelo nome fantasia do emitente.
    7. Informe se a integraçãintegração com o Sistema de Contabilidade seráserá feito atravéatravés de nculo, neste caso ao realizar a escrituraçãescrituração dos livros, automaticamente o Sistema iráirá gerar o LançLançamento ContáContábil.

    image.png

    LIVROS/SISTEMAS/VALIDADORES

    GIA
    Informe se a empresa entregaráentregará a GIA e se a empresa tem SubstituiçãSubstituição TributáTributária. Indique tambétambém o regime tributátributário. No caso de Regime de Estimativa o sistema abre, em seguida o campo para que vocêvocê informe o valor fixado para o períperíodo. A exportaçãexportação para o sistema da GIA vocêvocê faz no menu menu UtilitáUtilitários/ExportaçãExportação de Dados/Gia EletrôEletrônica.

    Livro Caixa
    As opçõopções de integraçãintegração com o livro caixa estarãestarão disponídisponíveis apenas se a opçãopção de EscrituraçãEscrituração do Livro Caixa estiver assinalada.

    Integra Livro Caixa: essa opçãopção permitirápermitirá que a partir da escrituraçãescrituração do livro de Entradas, SaíSaídas e ServiçServiços sejam gerados lançlançamentos para o Livro Caixa automaticamente. Veja mais informaçõinformações em em Integrando o Livro Caixa.
    Utiliza nculo: a cada lançlançamento inserido nos livros de Entradas, SaíSaídas e ServiçServiços, seráserá gerado um lançlançamento para o livro caixa. Do contrácontrário, vocêvocê deverádeverá executar a geraçãgeração dos dados para o livro caixa, de um determinado períperíodo. Veja mais informaçõinformações em em Integrando o Livro Caixa

    Financeiro

    A opçãopção de IntegraçãIntegração com o Financeiro estaráestará disponídisponível apenas se utilizar o Sistema Financeiro. Assinalando esta opçãopção no menu ManutençãManutenção/IntegraçõIntegrações/Contas ContáContábeis/Financeiro será será permitido configurar os digos dos impostos  para que, ao gerar as guias, sejam cadastrados no Sistema Financeiro uma duplicata como conta a pagar.

    Centro de Custo

    Se faráfará a contabilizaçãcontabilização por centro de custo, logo abaixo estaráestará disponídisponível os campos para vocêvocê informar os veis do Centro de Custo que deseja utilizar, se apenas um, ou como num plano de contas, vocêvocê poderápoderá estabelecer atéaté 3 veis de detalhe. Lembre-se de cadastrar os seus "centros de custo" no menu menu ManutençãManutenção/Tabelas/Centros de Custo  (ver item item Cadastrando Centros de Custo).

    image.png

    IMPORTAÇÃIMPORTAÇÃO DE NFE E XML

    ConfiguraçõConfigurações padrãpadrão da importaçãimportação de XML no padrãpadrão do emissor NF-e, onde éé possípossível determinar onde estarãestarão os arquivos a importar, para onde serãserão movidos os arquivos importados e se a tela de importaçãimportação de arquivos XML seráserá aberta sempre que a empresa for definida.

    image.png

    PGDAS

    Essa aba seráserá utilizada apenas por empresas com tributaçãtributação Simples Nacional, onde atravéatravés do  Código de acesso ou Certificado digital da empresa, o sistema conseguiráconseguirá fazer uma integraçãintegração com o PGDAS.

    Utilizando uma das duas opçõopções o sistema seráserá direcionado àà gina do PGDAS/Ecac   a fim de se fazer a comparaçãcomparação com a apuraçãapuração demonstrada no Sistema.

    Ao finalizar os sistema gerarágerará alguns PDFs do s (Recibo/Guia/Extrato/DeclaraçãDeclaração)

    image.png

    6) aba RESPONSÁRESPONSÁVEL

    EMPRESA

    Preencha com os dados do ResponsáResponsável pela empresa.

    image.png

    ESCRITURAÇÃESCRITURAÇÃO

    O responsáresponsável pela escrituraçãescrituração fiscal éé a pessoa que atesta as informaçõinformações fiscais contidas no sistema.

    Os dados do responsáresponsável poderãpoderão ser informados nesta aba, quando houver um responsáresponsável diferente em uma ou mais empresas cadastradas no sistema, ou poderãpoderão ser informados na configuraçãconfiguraçãodo sistema, quando uma úúnica pessoa for responsáresponsável por todas as empresas cadastradas no sistema.

    image.png

    Veja tambétambém os Itens: