Parametrizando o Sistema - Identificação
Essas informações são referentes somente à empresa que você está inicializando agora. Preste muita atenção porque são elas que determinarão a forma que o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive, disponibilizando, ou não, alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível é porque, de acordo com suas informações, a empresa não precisará dela. A tela para você fornecer essas informações é subdividida em abas.
Para realizar a parametrização da Empresa, acesse o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa
1) Aba MÊS E ANO DE EFETIVAÇÃO DOS PARÂMETROS
O cadastro de um novo parâmetro deve levar em consideração a alteração de enquadramento da empresa ou outra informação que seja relevante para que o sistema passe a considerar a parametrização a partir de uma determinada data. Esses parâmetros serão utilizados em todas as telas do sistema, levando em conta o período que você está escriturando, o relatório a ser emitido ou exportações para arquivos magnéticos. Isso faz com que você não precise ficar alterando os parâmetros da empresa para exportar algum arquivo de anos anteriores e cuja parametrização da época era outra (como a questão de enquadramento de micro empresa por exemplo), o sistema através do período informado para exportação irá selecionar os dados dos parâmetros da época, sendo que deverá estar cadastrado para o ano e mês que passou a fazer efeito para a escrita fiscal.
2) IDENTIFICAÇÃO
Ramo de Atividade
Indique o ramo de atividade da empresa:
- comércio/serviços,
- comércio com registradora ou comércio e
- indústria.
De acordo com o ramo de atividade definido o sistema já se apresentará com as características próprias para escrituração da empresa.
Se, por exemplo, o ramo de atividade de sua empresa for comércio e serviços, nos lançamentos de suas notas fiscais de entrada e saída os campos referentes aos valores fiscais do IPI não estarão disponíveis porque a empresa não fará a apuração desse imposto. Mas, tratando-se de empresa com ramo industrial, o sistema disponibilizará esses campos para que você forneça as informações.
Início das Atividades
Informe a data de inicio das atividades da sua empresa.
IncriçInscrição Municipal - Informe a Inscrição Municipal da Empresa (A Inscrição Municipal é a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal.
CNAE Principal - Informe o CNAE da Empresa (A Classificação Nacional de Atividades Econômicas é utilizada para determinar quais atividades são exercidas por uma empresa
RegistroIndique Indique o órgão responsável pelo registro da empresa, o número de registro da empresa neste órgão e a data em que o registro foi efetuado.
- No Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas
- No Registro de Empresas (NIRE)
Tributação- Informe qual a tributação da Empresa
- Lucro
Real/Real - quando defino será habilitado o campo Período de Apuração (LucroPresumido/Real-Trimestral ou Anual e se Considera lançamentos de ajuste acumuladamente para IRPJ e CSLL - Lucro Presumido
- Simples
Nacional/Nacional - Imune e Isenta.
Veja também:
- Parametrização para Micro Empresa
- Parametrização para Empresas Prestadoras de Serviço (Lucro Presumido obrigadas a entrega da EFD Contribuições
- Parametrização para Empresas Imunes ou Isentas
- Parametrização para Empresa Indústria
Regime de Caixa - Defina Regime de Caixa se a sua empresa está autorizada a calcular e recolher o seu tributo com base no que efetivamente recebeu pelas vendas efetuadas ou serviços prestados, invés de considerar o valor dos documentos fiscais emitidos.
Escritura DIPI - Defina se sua empresa irá realizar a Escrituração da DIPI - Declaração de Informações do Imposto sobre Produtos Industrializados. Essa opção só estará disponível se o ramo de atividade da empresa estiver definido como Comércio e Indústria e, quando você fizer a escrituração de suas notas fiscais, o sistema perguntará se deseja escriturar a DIPI para o documento. Clicando em sim, automaticamente o sistema disponibiliza a tela para que forneça os dados para o lançamento (Ver item Escriturando a DIPI). Porém, se você preferir não escriturar a DIPI em seguida, lembre-se de entrar no menu Movimentação/Escrituração da DIPI e fazer o lançamento para esse documento. Aí, forneça os dados completos sobre o lançamento (Ver item Escriturando a DIPI).
Emite NFs, para a Zona Franca de Manaus - Essa definição será feita para as Empresas que emitam Nota Fiscal com Destinatário da Zona Franca de Manaus. Se a empresa emite notas fiscais para a Zona Franca de Manaus, no lançamento de suas notas fiscais de saída, deverá informar o CNPJ, estado e Razão Social de seus clientes e o município de destino das mercadorias. Para que esses campos estejam disponíveis para suas informações, você deve clicar nessa opção.
Checagem de mês e ano nos lançamentos contábeis -
Se desejar que o sistema faça a checagem das datas dos lançamentos clique nessa opção.
O sistema disponibilizará, então, o campo para você informar o Período Corrente. No momento em que você fizer seus lançamentos, ou seja, a escrituração dos livros fiscais, e informar a data o sistema checará e, se a data não estiver no período informado nos parâmetros, o avisará. Na mudança do Período Corrente Corrente aparecerá uma mensagem indicando que as tabelas de Entradas, Saídas, Serviços e etc. não foram encontradas e se deseja criá-las, responda que sim.
IMPORTANTE: A definição de um Período Corrente incorreto, acarretará em criação de tabelas indevidas no sistema, por isso, tome cuidado no momento da mudança do Período Corrente.
Bloqueia acesso aos outros meses
Além de emitir o aviso, como descrito acima, o sistema pode, ainda, bloquear o acesso aos outros meses. Então, informando uma data diferente do período definido nos parâmetros, o sistema o avisa e, se for no lançamento de uma nota fiscal, não permite que você continue o seu lançamento,amento, retornando sempre ao campo da data para que seja corrigida. Mesmo se você tentar editar um lançamento para alterá-lo o sistema avisará que o lançamento não se refere ao período corrente.
EscrituraControla aFechamento DIPIde PeríodoInforme se- fará a escrituração da DIPI. EssaEsta opção sódeverá estaráser disponível se o ramo de atividade da empresa estiver definido como Comércio e Indústria e, quando você fizer a escrituração de suas notas fiscais, o sistema perguntará se deseja escriturar a DIPI para o documento. Clicando em sim, automaticamente o sistema disponibiliza a tela para que forneça os dados para o lançamento (Ver item Escriturando a DIPI). Porém,selecionada se você preferirdesejar que o Sistema bloqueie cadastro e edições de movimentações em períodos fechados, ou que por algum motivo não escriturardevem amais DIPIreceber em seguida, lembre-sedados de entrar no menu Movimentação/Escrituração da DIPI e fazer o lançamento para esse documento. Aí, forneça os dados completos sobre o lançamento (Ver item Escriturando a DIPI).escriturações.
Emite nfs. para a Zona FrancaEmpresa de ManausConstrução Civil-Se aSelecione empresaessa emiteopção notasse fiscaissua paraEmpresa a Zona Francafor de Manaus,Construção noCivil lançamentoe devocê suas notas fiscais de saída, deverá informarfaça o CNPJ, estadocontrole e Razão Social de seus clientes e o município de destinocadastro das mercadorias. Para que esses campos estejam disponíveis para suas informações, você deve clicar nessa opção.obras
Empresa do Ramo Têxtil- Selecione essa opção se sus Empresa for do Ramo Têxtil que tenha ICMS Outorgado