Escriturando os itens das notas fiscais (entrada e saídas)
Veja também os Itens:
- Escriturando os Itens das Notas Fiscais (entrada e saída)
- Relatório de Conferência dos Itens das Entradas
- Relatório de Conferência dos Itens das Saídas
Nos Parâmetros Adicionais da Empresa selecionar que a empresa fará a escrituração dos itens de entradas e saídas onde os mesmos serão escriturados automaticamente durante a importação das notas. Caso não faça a importação das notas poderá fazer a escrituração manual dessas informações.
Aba Livros>Entradas/Saídas
Defina:
- Escritura Livro de Entradas
- Escritura Livro de Saídas
- Escritura Itens das Notas Fiscais de entradas e saídas
Se você realiza escrituração de empresas industriais deverá parametrizá-las para escriturar a DIPI e preencher a Classificação de Contribuintes do IPI, na aba Identificação dos Parâmetros Adicionais da Empresa.
Estará disponível no menu Movimentação/Escrituração dos Livros Fiscais/Escrituração dos Itens das Notas Fiscais.
A escrituração apenas da DIPI, onde permite que você informe os dados dos itens das notas fiscais e as informações do IPI (essa opção somente ficará habilitada caso a empresa for do ramo de atividade INDÚSTRIA).
A escrituração dos itens das notas fiscais, possibilita além das informações do IPI que você também registre as informações adicionais dos itens dos produtos para geração do registro 54 e 75 para exportação para o SINTEGRA e também, se sua empresa for do setor de combustíveis, a geração do arquivo para importação no Programa Gerador de Registro Fiscal - Combustível GRF.
Antes de escriturar a DIPI ou os Itens das Notas Fiscais você deverá entrar no menu Manutenção/Produtos/Tabelas/Classificação Fiscal
E cadastrar todos os produtos que constam de suas notas fiscais das suas empresas, e que devem, portanto, ser informados na DIPI, atribuindo a cada um deles um código, informando o Código NBMSH e sua Descrição. No caso de produtos do setor de combustíveis, além do NBMSH você deverá informar o código de correspondência no SEFAZ.
Além desse cadastro na tabela de Classificação Fiscal, você poderá incluir seus produtos no Cadastro de Produtos que foi disponibilizado para facilitar a escrituração dos itens das notas fiscais. Para cadastrar os produtos você acessará o menu Manutenção/Produtos.
Se você parametrizou sua empresa apenas para escriturar a DIPI, esta tela será apresentada:
a) Busque pelo número do documento
b) informe os dados do produto que está sendo escriturado
Se a empresa for do ramo de comércio os itens serão escriturados no mesmo menu
Se você realizar importação de XML, o sistema irá cadastrar todas as informações contidas nos Xmls referente aos produtos como:
- Código dos produtos,
- NCM,
- CSTs dos impostos,
- quantidade,
- unidade de medida,
- valor unitário, entre outros.
Portanto todo o detalhamento dos produtos ficará escriturado no Livro de Itens de Entradas/ Saídas.