Skip to main content

Escriturando Livro de Entradas

Para que vocêvocê consiga realizar a escrituraçãescrituração do Livro de Entradas seráserá necessánecessário que vocêvocê tenha definido nos ParâParâmetros Adicionais da Empresa que iráirá Escriturar o Livro de Entradas

image.png

ESCRITURANDO NOTA FISCAL DE ENTRADA

Para realizar escrituraçãescrituração do seu Livro de Entradas entre no menu MovimentaçãMovimentação/EscrituraçãEscrituração dos Livros Fiscais/EscrituraçãEscrituração do Livro de Entradas.

image.png

image-1684524739664.png

Lembre-se de que a opçãopção somente estaráestará disponídisponível se, nos parâparâmetros adicionais da empresa, vocêvocê informou que vai escriturar o livro de Entradas

Fazendo um novo lançlançamento

1) Aba InformaçõInformações Nota Fiscal

Documento fiscal
Informe:

  • o modelo da nota fiscal, os modelos disponídisponíveis para consulta estãestão de acordo com o manual do Sintegra.
  • Se vocêvocê estiver fazendo a escrituraçãescrituração por lote, informe o do lote ao qual pertence o documento que estáestá lançlançando.
  • Os demais dados preencha de acordo com a nota fiscal.

image.png

Dados do emitente
O emitente da nota deverádeverá ser cadastrado no sistema, seja ele cliente ou fornecedor .  Caso o emitente o esteja cadastrado, vocêvocê poderápoderá cadastrácadastrá-lo no momento do lançlançamento da Nota Fiscal.

image.png

InformaçõInformações Fiscais
Informe o digo fiscal da operaçãoperação e, tratando-se de digo para operaçõoperações fora do estado, informe tambétambém se o seu fornecedor éé ou o contribuinte do ICMS.

Se vocêvocê utiliza contabilizaçãcontabilização por centro de custo, esses campos estarãestarão habilitados:
Se a nota fiscal éé complementar e a que nota fiscal se refere este complemento. Isso para que o sistema agregue os valores da nota complementar àà nota fiscal complementada. Mantendo, assim, o mesmo desdobramento de centro de custo. No momento da exportaçãexportação para a contabilidade, os valores definidos na nota fiscal complementar serãserão somados aos valores da nota a que se refere o complemento. Sendo assim vocêvocê veráverá apenas um documento registrado na contabilidade. Se vocêvocê o utiliza contabilizaçãcontabilização por centro de custo, esses campos o serãserão habilitados, e vocêvocê deverádeverá cadastrar a nota fiscal complementar como uma nota comum.

image.png

Transfere para o Livro de SaíSaídas
Se, nos parâparâmetros adicionais da empresa, vocêvocê informou que éé Empresa de ConstruçãConstrução Civil e informou o digo fiscal de remessa para a nota fiscal de saísaídas, esse campo estaráestará disponídisponível. Se vocêvocê assinalar esta opçãopção, o sistema gerarágerará um lançlançamento no livro de saísaídas com os mesmos dados do registro de entradas que vocêvocê estáestá efetuando, exceto o Estado e o digo Fiscal de OperaçãOperação. Essa situaçãsituação facilita a escrituraçãescrituração dos livros para as empresas que tem a necessidade de escriturar no livro de saísaídas as notas fiscais relativas àà aquisiçãaquisição de material para utilização utilização na prestaçãprestação de serviçserviços de construçãconstrução civil, tendo em vista que esse material foi enviado, pelo fornecedor, diretamente para o canteiro de obras.

image.png

ICMS/IPI Valores Fiscais
Preencha com os valores constantes na sua Nota Fiscal. E, para facilitar o seu lançlançamento vocêvocê pode utilizar o lculo AutomáAutomático que funciona da seguinte forma:

No menu ManutençãManutenção/Tabelas/lculos AutomáAutomáticos  o sistema traz diversas formas de lculos identificados por um digo. Se vocêvocê tiver uma situaçãsituação diferente das cadastradas éé entrar no menu e cadastrácadastrá-la.
No momento do lançlançamento, se vocêvocê clicar no botãbotão "lculo AutomáAutomático"  se abriráabrirá uma tela onde vocêvocê indicaráindicará o(s) digo(s) da tabela para lculo automáautomático e os valores correspondentes a cada um deles. Feito isso, éé clicar no "OK" e o sistema completarácompletará o seu lançlançamento de acordo com as informaçõinformações fornecidas na tabela de lculos automáautomáticos.

image-1684524820382.png

O sistema possui uma tabela de AlíAlíquotas por Estado onde éé feito o cadastramento das alíalíquotas de ICMS que poderãpoderão aparecer nas operaçõoperações com determinado estado. Dessa forma o sistema poderápoderá alertáalertá-lo quando for realizado um lançlançamento com uma alíalíquota indevida.

Por exemplo: uma empresa do estado de o Paulo realizando uma compra de um emitente de Minas Gerais, se na tabela de AlíAlíquotas por Estado estiver definido que a operaçãoperação deve ter alíalíquota de 12% e vocêvocê, por engano, escolher uma alíalíquota diferente, o sistema emitiráemitirá uma mensagem para que tal erro seja corrigido.

A cada item da nota fiscal, vocêvocê indicaráindicará se observaçõobservações para constarem no lançlançamento do documento. Essas observaçõobservações vocêvocê cadastra no menu menu ManutençãManutenção/Tabelas/ObservaçõObservações/Entradas Entradas ou entãentão no momento do lançlançamento. Ao clicar para pesquisar as observaçõobservações o sistema apresenta na mesma tela o botãbotão "Cadastra Nova Obs.Entrada".

image-1684524831729.png

Nesta aba, se a empresa for um Estabelecimento Industrial ou Equiparado, estaráestará habilitado o campo IPI Consta na NF. Este campo deverádeverá ser preenchido com "N" caso a operaçãoperação se enquadre no art. 165 do Decreto 4.544/2002 do regulamento do IPI, que trata o crécrédito do IPI relativo ààs aquisiçõaquisições de matématéria -prima, produtos intermediáintermediários e de material de embalagem de comerciante atacadista o contribuinte do IPI.

PIS o-Cumulativo
Se, nos parâparâmetros adicionais da empresa, vocêvocê informou que a empresa se enquadra no recolhimento do PIS na forma o-cumulativa, e que o digo fiscal possui incidêincidência de CréCrédito do PIS o-Cumulativo, os campos referentes ao pis estarãestarão disponídisponíveis no rodapérodapé da tela, para vocêvocê informar a base de lculo, a alíalíquota e o valor de isentas, se houver. Estes valores serãserão utilizados na apuraçãapuração do imposto.

COFINS o-Cumulativa
Se, nos parâparâmetros adicionais da empresa, vocêvocê informou que a empresa se enquadra no recolhimento da COFINS na forma o-cumulativa, e que o digo fiscal possui incidêincidência de CréCrédito da COFINS o-Cumulativa, os campos referentes àà Cofins estarãCofins estarão disponídisponíveis no rodapérodapé da tela, para vocêvocê informar a base de lculo, a alíalíquota e o valor de isentas, se houver. Estes valores serãserão utilizados na apuraçãapuração do imposto.

image-1684524840909.png

PIS, COFINS E CONTRIBUIÇÃCONTRIBUIÇÃO SOCIAL RETIDOS NA FONTE

Para Para recolhimento unificado dos impostos retido deverádeverá ser informado "Sim" no campo campo Recolh. Unificado Ret. Fonte, o campo campo PIS/Cofins/CSLL Ret. Fonte será será habilitado onde deverádeverá ser informado o valor total dos impostos.
A úúnica restriçãrestrição para a informaçãinformação destes valores éé a de que sua soma o deve ultrapassar o valor contácontábil da nota.

image.png

2) Aba InformaçõInformações Adicionais

Informe, tambétambém, a modalidade do frete, se nota fiscal de transporte, e se a emissãemissão éé próprópria ou de terceiros. Essas informaçõinformações o necessánecessárias para exportaçãexportação para o Sintegra.

image.png

No caso do seu emitente ser cadastrado como produtor Rural e vocêvocê tenha informado isso ao sistema quando o cadastrou, o sistema disponibilizarádisponibilizará os campos para que vocêvocê preencha com o digo do municímunicípio para DIPAM e tambétambém o digo da DIPAM, se houver, para que essas informaçõinformações constem na exportaçãexportação para a GIA.

image.png

Nesta aba tambétambém estãestão disponídisponíveis os campos para as informaçõinformações do Sinco - Sistema Integrado de Coleta, que o Tipo de Faturamento  e DescriçãDescrição do Item de maior valor.

image.png

3) Aba IntegraçõIntegrações

Diferencial de AlíAlíquota

Tendo informado nos parâparâmetros que vocêvocê utiliza diferencial de alíalíquota e a operaçãoperação for interestadual, o sistema disponibilizarádisponibilizará esta aba na escrituraçãescrituração do livro de entradas. Nela, vocêvocê informaráinformará a base de lculo e a alíalíquota de ICMS interna (alíalíquota da operaçãoperação se esta fosse dentro do estado). Na apuraçãapuração do ICMS o sistema iráirá considerar esses valores para acréacréscimo no valor do ICMS ou deduçãdedução, dependendo das alíalíquotas informadas.

image-1684524850470.png

LançLançamentos para o Livro Caixa
Se, nos parâparâmetros adicionais da empresa, vocêvocê informou que haveráhaverá integraçãintegração com o livro caixa, esta aba estaráestará disponídisponível, para que vocêvocê informe as datas e os valores que deverãdeverão ser gerados no livro Caixa.

image.png

Centros de Custo
Se, nos nos parâparâmetros adicionais da empresa, vocêvocê informou que haveráhaverá integraçãintegração com a contabilidade, e  e que esta seráserá feita por centro de custo e que, no cadastramento da contas contácontábeis para o digo fiscal, ele seráserá integrado àà contabilidade, o sistema mostrarámostrará, tambétambém, a aba "Centros de Custo" para que vocêvocê aproprie os valores correspondentes a cada um deles. Se seu centro de custo ainda o estiver cadastrado, vocêvocê tambétambém poderápoderá cadastrácadastrá-lo lo no menu  ManutençãManutenção/Tabelas/Centro de Custo.

image.png

4) Aba Validadores

SPED

Nessa aba vocêvocê deverádeverá colocar as informaçõinformações referentes ao Cupom fiscal, caso tenha existido a necessidade de emissãemissão de Nota Fiscal. DeveráDeverá tambétambém informar o mero da Nota Fiscal de Venda para Entrega Futura. As informaçõinformações referentes a Energia EléElétrica / s somente serãserão disponibilizadas se o Modelo da nota fiscal for 06.

image.png

SPED CONTINUAÇÃCONTINUAÇÃO

Caso a opçãopção dos dos parâparâmetros  "Escriturar InformaçõInformações Adicionais para o EFD" esteja selecionada, seráserá exibida uma nova aba na tela de escrituraçãescrituração de Notas Fiscais de Entradas. Esta tela possui duas visualizaçõvisualizações diferentes para empresas optantes pelo PIS e COFINS Cumulativo, e o-Cumulativo.


E para empresa optante pelo PIS/COFINS Cumulativo a tela exibida seráserá a seguinte:

image-1684524894736.png

A úúnica diferençdiferença éé o campo "digo de Ajuste PIS/COFINS" que deverádeverá ser informado sempre que o digo fiscal integrar as vendas. O digo deste campo seráserá utilizado nos registros M220 e M620 do EFD ContribuiçõContribuições.

A tabela de digos de Ajuste do ICMS deve ser preenchida quando houver ajustes nos documentos fiscais, informaçõinformações sobre diferencial de alíalíquota, antecipaçãantecipação de imposto e outras situaçõsituações, em decorrêdecorrência da legislaçãlegislação estadual. Para maiores informaçõinformações, consultar o manual do EFD ou a legislaçãlegislação estadual vigente.  

Finalmente, clique no botãbotão "Grava" ou pressione F5 para gravar seu lançlançamento.

Neste momento, caso vocêvocê tenha parametrizado que deseja escriturar os itens das notas fiscais e o digo fiscal utilizado se referir a operaçõoperações com combustícombustíveis (*.65* ou *.66* ou *.118 ou *.923 ou *.929) a tela abaixo seráserá disponibilizada para escrituraçãescrituração das informaçõinformações adicionais de combustícombustíveis:

image-1684524906192.png

A princíprincípio o campo Dados do Local de SaíSaída seráserá preenchido com os dados do Emitente da nota fiscal de entrada, e os Dados do local de Entrega do CombustíCombustível seráserá o da próprópria empresa definida. Se necessánecessário vocêvocê poderápoderá alterar estas informaçõinformações. ÉÉ necessánecessário lembrar que a empresa deverádeverá estar cadastrada no cadastro de clientes para que, no momento da exportaçãexportação para o Programa de CombustíCombustíveis o sistema encontre as informaçõinformações necessánecessárias.
Os demais campos deverãdeverão ser preenchidos de acordo com as informaçõinformações da nota fiscal de entrada.

A seguir, se sua empresa for indúindústria e vocêvocê informou, nos parâparâmetros adicionais da empresa, que faráfará escrituraçãescrituração da DIPI, o sistema lhe perguntaráperguntará se deseja escrituráescriturá-la.
Ou se vocêvocê informou que deseja escriturar os itens das notas fiscais, o sistema iráirá perguntar se deseja escriturar os itens.

Se vocêvocê informou que vai escriturar o Livro caixa e o optou por fazer a integraçãintegração na aba de exportaçãexportação nos parâparâmetros adicionais da empresa, o sistema perguntaráperguntará se deseja escrituráescriturá-lo.

Se vocêvocê informou nos parâmetros parâmetros da empresa que vai escriturar  as informaçõinformações adicionais para o EFD ICMS/IPI, o sistema perguntaráperguntará se deseja escrituráescriturá-las.

ATENÇÃATENÇÃO: Se vocêvocê o fizer a escrituraçãescrituração da DIPI e do Livro Caixa na sequêsequência do lançlançamento da Nota Fiscal, deverádeverá entrar no menu MovimentaçãMovimentação/ Escrituraçã Escrituração dos Livros Fiscais/ EscrituraçãEscrituração da DIPI e MovimentaçãMovimentação/EscrituraçãEscrituração dos Livros Fiscais/ EscrituraçãEscrituração do Livro Caixa e fazer os lançlançamentos. Caso contrácontrário, os valores correspondentes ààquela nota fiscal o constarãconstarão da DIPI nem do Livro Caixa.

Uma outra forma de inserir dados no Livro de Entradas éé a importaçãimportação de dados, acessando o menu menu UtilitáUtilitários/ImportaçãImportação de Dados/Arquivo Texto. Desta forma o sistema importa um arquivo texto com as informaçõinformações num formato especificado para o Livro de Entradas, minimizando o trabalho de digitaçãdigitação.

Quando vocêvocê acessar o menu menu MovimentaçãMovimentação/EscrituraçãEscrituração dos Livros Fiscais/ Livro de Entradas/  ManutençãManutenção verá verá, aléalém dos botõbotões comuns de todas as telas como Novo, Edita, Visualiza, Elimina, o botãbotão FunçãFunção Extra 1- ExclusãExclusão dos LançLançamentos de entradasimage-1684524982953.png  . A funçãfunção desse botãbotão éé eliminar todos os dados referentes a um períperíodo ou lote especificado, facilitando, assim, a exclusãexclusão de lançlançamentos indevidos.

Ao tentar eliminar um documento quando existem cadastrados no sistema rios documentos iguais, apenas com digos fiscais diferentes, seráserá questionado se todas as notas fiscais referentes a este documento devem tambétambém ser excluíexcluídas. Essa opçãopção permite que, quando for necessánecessária a exclusãexclusão de apenas um dos lançlançamento de apenas um dos digos fiscais, o haja a exclusãexclusão em cascata de todos os documentos, evitando que vocêvocê tenha que lançlançar todos novamente.

SINTEGRA/DIFAL/SPED

Caso vocêvocê tenha parametrizado que deseja escriturar os itens das notas fiscais, a aba aba Validadores> Sintegra/DIFAL/ SPED  estará estará disponídisponível para que vocêvocê informe os seguintes valores necessánecessários ao Registro 54 conforme manual do convêconvênio :

Registro do Frete
Registro do Seguro
PIS/COFINS
Complemento de valor de Nota Fiscal e/ou ICMS
ServiçServiços o tributados
Registro de Outras despesas acessóacessórias.

image.png

5) Aba NF ExportaçExportaçãão
Quando éé informado CFOP com a seguinte configuraçãconfiguração *.5**, como por exemplo 1.501, seráserá habilitada a aba NF ExportaçãExportação para que seja cadastrada informaçõinformações para entrada de mercadoria destinada a exportaçãexportação ("Trading Companies"), referente ao registro 85 da versãversão 5.2.0 do Sintegra.

image.png

6) Aba ObservaçõObservações

Informe nesta aba as ObservaçõObservações da Nota Fiscal de Entrada que estáestá sendo escriturada

image.png

7) Para imprimir o Livro de Registro de Notas de Entrada acesse o menu RelatóRelatórios>Livros Fiscais>Livro de Entrada

image.png

FaçFaça a configuraçãconfiguração das informaçõinformações que devem ser impressas no Registro de Entradas

image.png

image.png

ESCRITURANDO LIVRO DE SERVIÇSERVIÇOS TOMADOS

Veja mais informaçõinformações sobre Livro de ServiçServiços Tomados no item

- Escriturando Livro de ServiçServiços Tomados

A EscrituraçãEscrituração do Livro de ServiçServiços Tomados estaráestará disponídisponível se nos ParâParâmetros Adicionais da Empresa, aba LIVROS>ServiçServiços Prestados-Tomados foi definido que Escritura Livro de ServiçServiços Tomados.

image.png

No Livro de ServiçServiços Tomados vocêvocê registraráregistrará todas as notas fiscais de serviçserviços tomados. Sua escrituraçãescrituração éé muito parecida ao do Livro de Entradas, com algumas informaçõinformações a mais, que o:

  • o digo do ServiçServiço para recolhimento
  • o Modelo da Nota Fiscal para a DES - DeclaraçãDeclaração EletrôEletrônica de ServiçServiços.  A DES éé exclusiva do MunicíMunicípio de o Paulo.

image-1684524999985.png

Somente os municímunicípios de o Paulo e Campinas possuem tratamentos especíespecíficos de acordo com as legislaçõlegislações de cada municímunicípio, e apenas esses municípios poderãmunicípios poderão imprimir o livro.

Para imprimir o livro, basta acessar o menu:

  • RelatóRelatórios/Livros Fiscais/Livro de ServiçServiços/Modelo56,se o municímunicípio for o Paulo
  • RelatóRelatórios/Livros Fiscais/Livro de ServiçServiços/Modelo3, se o municímunicípio for Campinas.

image.png

image.png

image.png

Para os demais municímunicípios para a visualizaçãvisualização dos ServiçServiços Tomados vocêvocê deverádeverá acessar:

  • RelatóRelatórios/RelatóRelatórios Auxiliares Mensais/ConferêConferência/ServiçServiços Tomados.

image.png

image.png

image.png

Veja tambétambém os Itens: