Skip to main content

Portal do eSocial - Empresa com alteração no Enquadramento Fiscal

Veja também os Itens:

    No mês em que a Empresa mudar de enquadramento fiscal, será necessário realizar as alterações no sistema conforme desenquadrou para envio pro eSocial:

    1°Passo) Reabertura da(s) Folha(s) de Pagamento a posterior a data de início de validade;

    A folha de pagamento do mês da mudança do enquadramento fiscal deverá estar aberta, se estiver fechada faça a reabertura da mesma através do Gerenciamento de Transmissão do eSocial (S1298). Para geração desta carga, defina o sistema no mês/ano de referência que deseja realizar a reabertura, mês a mês:

    image.png

    Exemplo, se a empresa desenquadrou em 01/2023, todas as folhas a partir desta data precisam estar abertas para envio dos eventos iniciais em inclusão desta nova vigência de informações.

    image.png

    image.png

    2º Passo) Exclusão dos eventos da Folha de Pagamento no eSocial s1200 e s1210:

    Se a empresa á enviou as remunerações (s1200) e Pagamentos Pagamentos  (s1210) dos mêses em período posterior a data que ocorreu a mudança do enquadramento fiscal, poderá excluir diretamente no eSocial.  

    Caso preferir poderá gerar a carga S3000 de exclusão desses eventos através do menu Carga Manual dos Eventos, não esqueça de selecionar no Campo Número do Recibo da Carga. Caso pjrefira, poderá realizar a exclusão diretamente pelo eSocial dos s1210 e s1200.

    image.png

    Obs: A ordem exclusão/retificação é o diferente da transmissão evento inclusão.
    Quando enviamos os eventos originais é s1200 primeiro e s1210 - Pagamento depois.

    Para exclusão e retificação é necessário primeiro S1210 - Pagamento e depois excluir s1200 - Remuneração.
    Quando a empresa paga no 5° dia útil, poderá ser necessário excluir primeiro o s1210 doi mês posterior ao s1200 enviado.  

    3º Passo) Classificação Tributária nos Dados Cadastrais

    Acesse no Sistema Folha de Pagamento, o menu Manutenção > Empresas > Dados Cadastrais>Manutenção – aba Parâmetros Gerais, altere a Classificação Fiscal da Empresa em relação ao novo código e Salve a informação.

    image-1684606574853.png

    Importante: Em caso de dúvidas no preenchimento dos campos como códigos relacionados ao enquadramento da empresa, deverão ser verificados com um consultor legislativo, pois o mesmo tem a função de auxiliar no planejamento e execução das diretrizes da legislação e fiscalização. Caso a dúvida se enquadre nessa questão, temos uma consultoria legislativa, podendo adquiri-la com o departamento comercial para que tenha as respostas de um especialista da área e com precisão, evitando gerar futuros transtornos, por isso existe um departamento específico para cada tipo de dúvida.  

    Ao salvar o novo preenchimento o Sistema apresenta a seguinte pergunta:

    • 1º Alteração: Visa corrigir a inclusão que já consta no portal, como se fossem informações indevidas com códigos indevidos, caso seja esse o objetivo clique em sim e será gerado o s1000 no modo alteração. Caso NÃO, será feita próxima pergunta para gerar o s1000 de inclusão em seguida:

    image.png

    • 2ºInclusão: O Sistema fará um novo questionamento para geração da carga de INCLUSÃO, visando enviar o s1000 informando a data de início de validade da nova vigência no momento do envio através do Gerenciador de Transmissão eSocial, se for o caso informe SIM.

    image.png

    4° Passo) Verificar se ocorreu alterações nas Taxas GPS Evento S1005

    Acesse o menu Manutenção > Tabelas > Impostos Taxas e Contribuições >Taxa GPS > Cadastra  considerando o mês/ano de referência que se deu o inicio da nova a vigência, preenchendo as novas alíquotas a partir da mudança do enquadramento fiscal da empresa (não altere a informações que já consta cadastradas que foram utilizadas até aquele momento).

    image.png

    image.png

    Caso necessário poderá gerar a Carga Manual do evento S1005, acessando o Gerenciamento de Transmissão do eSocial >   Carga Manual dos Eventos > defina S1005 e gere uma carga de de INCLUSÃO  do evento, faça o envio para o eSocial com início da validade no mês da mudança do enquadramento fiscal da empresa.

    image.png

    image.png

    5° Passo)  Lotação Tributária s1020

    Acesse o menu menu Manutenção > Empresas > Parâmetros Adicionais da Empresa – aba GPS, verifique as alterações para as informações cadastradas (Opção da Empresa, Código de Recolhimento, Código de Terceiros), em seguida acesse a aba Simples Nacional e confira as informações, altere as informações de acordo com o novo Enquadramento Fiscal. Salve as informações.

    image-1684606590903.png

    image-1684606608427.png

    Nesse momento o Sistema questionará se será feita uma Alteração ou uma Inclusão do evento.

    Para o primeiro questionamento informe informe NÃO

    image.png

    Em seguida o Sistema fará um novo questionamento para geração da carga de de INCLUSÃO, informe informe SIM.

    image.png

    6° Passo) Envio dos eventos novamente para fechamento das folhas considerando as novas vigências

    Reenvie os eventos de remuneração S1200 e de pagamento S1210 após a mudança do Enquadramento Fiscal da Empresa. Pode ser realizado de duas formas:

    • Force o envio das carga já concluídas com sucesso anteriormente, utilizando a senha do suporte 07789009 ou
    • Gere manualmente uma nova carga de inclusão do S1200 e S1210 para transmissão

    Para Para  Fechamento do período e envie a carga do evento S1299, em seguida faça a conferência das informações no Portal do eSocial/ eCAC.

    image.png

    image.png