Skip to main content

Exportando dados para a Contabilidade através de Transferência

Para que a integração ocorra é necessário que esteja assinalado na tela de Parâmetros da Empresa que irá ocorrer integração com o Sistema de Contabilidade (ver item Parametrizando a Empresa).

image.png

No caso de transferência, a empresa deve estar inicializada no Sistema de Contabilidade, tendo realizado o cadastro de contas contábeis para os Tipos de Documentos e para Atividades (de acordo com o que a empresa deseja que seja exportado para a contabilidade)

image.png

Por exemplo, você poderá definir que determinado tipo de movimento irá gerar um lançamento contábil, defina o tipo de documento, a conta de débito e crédito e o histórico para o lançamento, quando esse tipo de movimento for utilizado, o Sistema irá gerar o lançamento contábil que será exportado para a contabilidade.

Um exemplo prático é para quando a contabilidade for feita com o estoque contabilizado por localização, se no sistema de controle de estoque você transferir o produto de um local para o outro o sistema irá gerar a contabilização dessa mudança de local.

image.png

Outro Exemplo é quanto a Atividade, defina a atividade que irá gerar lançamento contábil, a conta de débito, conta de crédito e o histórico para o lançamento, quando essa atividade for utilizada e houver um valor para a mesma, o sistema irá gerar um Lançamento contábil.

image.png

Para realizar a Transferência dos lançamentos contábeis para a Contabilidade, acesse o menu Utilitários>Exportação de Dados>Contabilidade>Transferência

image.png

Defina o Período que será transferido, o tipo (detalhado ou totalizado), a totalização ficará disponível apenas se o tipo for totalizado e você deverá definir se a totalização será diária ou mensal




Serão exportados os lançamentos contábeis referentes aos documentos cujas datas de emissão estiverem dentro do período definido para a exportação.

image.png

image.png

O sistema irá gerar lançamento contábil para o valor principal e seus respectivos impostos (IPI, ICMS, ICMS retido na fonte ou substituição tributária, INSS retido na fonte, COFINS e PIS para os códigos fiscais que não se referirem a serviços e ISS, IRRF e INSS retido na fonte, COFINS, PIS COFINS RF, PIS RF, CSL RF para os códigos fiscais de serviço).

A exportação pode ser feita detalhada ou totalizada (diária ou mensalmente), ou seja, o sistema irá agrupar da forma solicitada todos os lançamentos contábeis com mesma data, histórico e contas contábeis. Também poderá ser informado um lote para ser enviado para o Sistema de Contabilidade.

No caso de sua empresa utilizar desdobramentos por Centros de Custo, os valores totais e dos impostos serão rateados de acordo com os códigos fiscais de cada documento.

A transferência para a Contabilidade também pode ser efetuada por arquivo. Deste modo, será gerado um arquivo texto contendo os lançamentos contábeis, que pode ser importado posteriormente utilizando o próprio Sistema de Contabilidade.

image.png

image.png

DICA: a informação de um lote específico para os lançamentos gerados pelo Sistema de Vendas, para cada mês, facilita na conferência dos lançamentos gerados no Sistema de Contabilidade.