Utilizando o Arquivo Morto
Com o passar do tempo os arquivos de movimentação do sistema tornam-se sobrecarregados de informações, o que poderá ocasionar lentidão no sistema.
Para evitar este tipo de problema, os dados de anos anteriores podem ser enviados para o Arquivo Morto, liberando o arquivo principal destas informações que não são frequentemente acessadas.
Para isso, acesse o menu Utilitários/Arquivo Morto/Transferência
E escolha o mês ou ano que deverá ser enviado para o arquivo morto e clique OK.
IMPORTANTE:
Lembre-se de que as informações enviadas para o arquivo morto somente podem ser acessadas para consulta. Então, somente envie períodos antigos, ou seja, para os quais não irão ocorrer mudanças ou não haja a necessidade de impressão de relatórios.
Caso seja enviada alguma informação para o arquivo morto e haja necessidade de emitir relatórios do período enviado, você poderá Recuperar estes dados, ou seja, retornar os dados do arquivo morto para o arquivo principal. Para isso, acesse o menu Utilitários/Arquivo Morto/Restauração
Informe o período que deseja recuperar.
Existe também a possibilidade de exclusão definitiva de todos os movimentos que estão no arquivo morto.
Para isso, acesse o menu Utilitários/Arquivo Morto/Elimina
Mas, ATENÇÃO:
Você somente deve excluir os dados que tem certeza que não precisará mais acessar nem tirar relatórios. Esta exclusão é definitiva, sem possibilidade de recuperação.
Recomendamos que os dados somente sejam definitivamente excluídos depois que você executar uma cópia de segurança extra destes dados (ver item Mantendo a Segurança do Sistema).
Você poderá ainda realizar consultar e visualizar as informações que foram enviadas para o Arquivo Morto, para isso acesse o menu Utilitários>Arquivo Morto
- Desdobramento
- Nota Fiscal
- Nota Fiscal (Formulário 2)
- Nota Fiscal Eletrônica
- Nota de Serviço
- Nota de Serviço Eletrônica (Ginfes)
- Conhecimento de Transporte
- Recibos
- Lista de Embarque
- Pedidos
- Orçamento
- PDV