Rejeição 215: Erro ao validar Schema do XML
Descrição: Erro ao validar Schema do XML
Essa rejeição ocorre quando é enviado um arquivo XML que não esteja em conformidade com o layout de schema válido pela Sefaz. Trata-se de uma rejeição genérica, ou seja, pode ser retornada em diversas situações, para todos os modelos de Documentos Fiscais eletrônicos e Eventos.
Em nosso exemplo o erro ocorre por falta da UF e Cidade no cadastro do Veículo
Por se tratar de uma rejeição muito ampla, primeiro devemos descobrir o motivo do arquivo XML ter sido rejeitado pelo motivo 215. Para isso, será necessário fazer a validação do XML.
A validação pode ser feita no Validador de Mensagens da Sefaz RS. Caso tenha dúvidas de como proceder, acesse estes artigos:
Outro método para realizar essa validação, é utilizar os Schemas XML disponibilizados pela Sefaz em seu Portal Nacional.
No exemplo citado acima, após fazer a validação no Validador da Sefaz RS, foi retornado a seguinte mensagem:
Indicando que o campo xJust está inválido, ou seja, não esta de acordo com o schema XML. Neste caso, para corrigir, foi necessário retirar a quebra de linha do arquivo.
Abaixo exemplo de XML com a correção:
|
Ação Sugerida:
Conferência das Informações Cadastradas.
Correção:
AcesseEspaços em brancos, no começooumenufinal da tag;QuebrasManutenção>Tabelas>Informações delinhas;Transporte>Veículos>Manutenção
Caracteresespeciais;TagsocomcadastroerrosdodeVeículodigitaçvinculado ao MDFe que apresentou a Rejeiçãoouequefaçanãa correçãoexistam;dos Entrecamposoutros.Cidade
Edite
Depois de encontrar a informação que foi cadastrada com erro, faça a correção e salve, envie novamente o arquivo digital para a Sefaz.