Skip to main content

Parametrizando a Empresa - Informações Nota Fiscal

5) Informações Nota Fiscal:


 

Despesas Acessórias: Permitirá a digitação de valores de despesas acessórias (Valor do Frete, Aliq. de ICMS sobre Frete, Valor de ICMS sobre Frete, Valor do Seguro e Outras Despesas) nos documentos fiscais.

Somar as Despesas Acessórias ao Total da NF significa que o Valor do Frete, do Seguro e Outras Despesas serão considerados na determinação do Valor Total dos documentos fiscais.

Somar as Despesas Acessórias à Base do ICMS significa que estes valores influenciarão na determinação da Base de Cálculo do ICMS.

Somar as Despesas Acessórias à Base do IPI significa que estes valores influenciarão na determinação da Base de Cálculo do IPI.

Considera desconto por item na determinação da base de cálculo do IPI: O sistema considerará o desconto por item na determinação do cálculo do IPI, do contrário irá considerar o valor bruto de cada item.

Utiliza Desconto Composto na NF: Assinalando esta opção, e informando o número de descontos utilizados, o sistema permitirá a digitação de várias porcentagens de desconto durante o cadastro dos documentos.

Dados Complementares:

Utiliza Classificação Fiscal completa nos itens da NF: Define se será impresso o NBM/SH dos produtos nos itens da nota, do contrário imprimirá apenas o código da classificação fiscal cadastrada em Manutenção/Produtos/Tabelas/Classificação Fiscal.

Controla número de volumes: Assinalando essa opção, o sistema gerará a numeração para os volumes a cada documento fiscal.

Aceita Produtos Iguais na Mesma Nota Fiscal: Define se o sistema deverá permitir que sejam inseridos produtos com o mesmo conjunto de características em uma nota fiscal. Produtos com mesmo código, mas tamanhos diferentes, por exemplo, serão aceitos independentemente desta configuração.

Realiza Vendas para Entregas Futuras: Você terá a opção de emitir um documento fiscal de venda para entrega futura (ou seja, a nota fiscal de venda não será acompanhada das mercadorias, elas serão enviadas acompanhadas por uma ou mais notas fiscais de remessa). Posteriormente, você deverá efetuar a emissão de um documento fiscal de remessa referenciando a nota fiscal de venda.

Imprime os Documentos Automaticamente: Caso esta opção esteja assinalada, o sistema permitirá a impressão de um documento imediatamente após a sua gravação. Independentemente desta configuração, documentos podem ser impressos através de Relatórios/Emissão de Documentos.

A maioria dos documentos terá vários códigos fiscais: O sistema permite a emissão de documentos contendo diversos códigos fiscais. Caso este recurso não seja utilizado, poderá ser efetuado um cadastro mais simples dos documentos, omitindo o código fiscal e desdobramento em cada item, permitindo que eles sejam informados apenas uma vez, no cabeçalho do documento. Esse comportamento pode ser alterado em cada documento, e esta configuração define o padrão desse comportamento.

Presta Serviço de Construção Civil: Caso esta opção esteja assinalada, serão disponibilizados campos referentes ao Valor de Materiais, Valor de SubEmpreitada, Valor de Locação de Equipamentos, Valor de Caução e Porcentagem para obtenção da Base do INSS durante o cadastro de Notas Fiscais de Serviço.

Bloqueia a utilização de produtos não cadastrados?: Você poderá bloquear a utilização de produtos sem código nos orçamentos, pedidos e notas fiscais.

Será informada nos ítens dos Documentos: Você poderá escolher por informar a Taxa de Conversão ou a Quantidade de Estoque no momento do cadastro dos ítens dos documentos. Caso informe a Quantidade de estoque o sistema fará a conversão para achar a Taxa de Conversão automaticamente.

Desdobra as Notas Fiscais por Centro de Custo e ou Receitas:

Para que as Notas Fiscais possam ser desdobradas por Tipos de Receitas e/ou Centros de Custo, você deve assinalar as opções correspondentes nestes itens dos parâmetros e cadastrar as Receitas e os Centros de Custo (ver item Cadastrando Receitas e Centros de Custo).
As receitas e os centros de custo não afetarão diretamente nos cálculos ao fazer integração com o SSFinanc, SSFiscal e SSEstoq. Essas "divisões" serão utilizadas para efeito de facilitar a emissão de relatórios e controles da empresa. Por exemplo, sua empresa possui uma receita total mensal de R$ 50.000,00. Você quer saber quanto é gasto com venda (receita 1), revenda (receita 2). Esse valor total de despesa será rateado entre as receitas 1 e 2, de acordo com o valor recebido com cada uma delas. Já a integração com o SSContab será afetada caso a contabilidade seja realizada por centro de custo. Desta forma o sistema gerará um lançamento para cada um dos centros de custo utilizados em uma nota fiscal.
Você informará ainda a quantidade de níveis utilizados e quantos dígitos haverá em cada nível. Essas informações NÃO poderão ser alteradas a partir do momento que você cadastrar um registro na tabela de Centros de Custo ou Receitas. Essas informações serão padrões em todos os outros sistemas SuperSoft.