Skip to main content

Parametrizando a Empresa -Impostos

7)8) Integração/Exportação:Impostos


FinanceiroAlíquota de INSS:: NessePermite itema você deve informar se fará integraçdigitação comdo Valor de INSS em documentos fiscais contendo serviços, e subtrai este valor do total das duplicatas geradas para esse documento. O sistema calculará automaticamente o Sistema Financeiro. Esta integração poderá ser realizadaValor de três formas:

Por Transferência: Os dadosINSS de um período informado serão transferidosdocumento de umaacordo únicacom vezAliquota de INSS para retenção informada. O mesmo funcionamento é valido para o SSFinanc, através da opçãoPIS, Utilitários/ExportaçãoCOFINS, deCSL Dados/Financeiro/Transferênciae IRPJ Retidos na Fonte.

PorDeduz arquivo:IRRF do Total do Documento Fiscal: O sistemaimposto iráde gerarrenda retido na fonte, normalmente, é deduzido apenas do total das duplicatas geradas para um arquivodocumento, textoassim contendocomo asos informaçõesoutros deimpostos. umAssinalando período definido. Estaesta opção é útil para os casos em que não é utilizada uma rede eo, o SSFinanc encontra-se instalado em uma máquina diferente. Esta opção é acessada atravésvalor do menuIRRF Utilitários/Exportaçãoserá dededuzido Dados/Financeiro/Arquivo.diretamente do valor total documento fiscal.

ComSimples: Vínculo:Você Essadeverá opção deve ser assinalada seinformar a integração for ocorrer online, ou seja, no momento em que um documento fiscal for cadastrado, as duplicatas já são transferidas para o SSFinanc. Utilizando vínculo, qualquer alteração que o documento sofra no SSVendas irá refletir imediatamente no SSFinanc. Nesse caso as duas opções anteriores não serão utilizadas.

Em qualquer forma de integração você poderá indicar se Transfere Dados dos Pedidos. Caso transfira, você terá a opção em cada pedido de determinar se as suas duplicatas serão transferidas para o SSFinanc. Você poderá também definir se A MinoriaA Maioria ou Todos os dados serão transferidos. Definindo que A Maioria, a opçsituação de exportaçsua empresa em relação seráà sempreOptante assinaladado comoSimples padrãoEstadual noe cadastroMicroempresa de pedidos. CasoEstadual,opçãoCategoria e a todosPorcentagem estejado definida,imposto. obrigatoriamenteEssas todas as duplicatas dos pedidosinformações serão transferidas.
Duplicatas que foram transferidasutilizada para o SSFinanc através de um Pedido não poderão ser geradas novamente através de um documento fiscal.

Gera a provisãimpressão do freteresumo ade pagarEPP nona SSFinanc quando emissão Fretede danotas NF for por conta do Emitente : Nofiscais, caso doele freteesteja ser por conta do emitente é possível parametrizar para que na transferêcia seja gerada uma conta a pagar referente ao Frete no SSFinanc.configurado.

Gera provisão de Venda a partir dos Pedidos :PIS/COFINS: EssaVocê deverá assinalar essa opção estaráse disponívela empresa se foienquadra assinaladono cálculo do PIS não cumulativo. Informe também a Porcentagem do Pis que utilizaserá Pedidos,utilizada gerano desdobramentocadastro dos documentos como a alíquota padrão para cálculo do imposto. O mesmo vale para o COFINS não cumulativo.

Alíquota de duplicatasISS: eCaso queseja transfere dados dos pedidos. Ao cadastrarinformado um pedidovalor automaticamentepar asalíquota duplicatasde serãISS o informadassistema irá carregá-lo no SSFinancmomento comodo provisão.cadastro Ao emitirde uma nota fiscal utilizandoque acontenha importaçãoítens de dados dos pedidos as duplicatas geradas pelo pedido serão substituidas pelas duplicatas da nota fiscal, ou seja, se cadastar uma nota fiscal com dados parcial o valor da nota fiscal sera abatido da duplicata provisionada, ela somente será eliminada do sistema SSFinanc quando todo o pedido for importado para uma nota fiscal.serviço.

Controle de Estoque: Nesse item você deve informar se fará integração com o Sistema de Controle de Estoque. Esta integração poderá ser realizada de duas formas:

Por Transferência: Os dados de um período informado serão transferidos de uma única vez para o SSEstoq, através da opção Utilitários/Exportação de Dados/Controle de Estoque.

Com vínculo: Esta opção deve ser assinalada se a integração for online, ou seja, no momento em que um documento fiscal for cadastrado os movimentos do estoque serão automaticamente gerados no SSEstoq, realizando a saída (ou entrada) dos produtos. É importante lembrar que esta transferência somente ocorrerá se o código fiscal estiver definido para integrar o SSEstoq (ver item Cadastrando o Plano Fiscal). Utilizando esta opção deverá ser observado que qualquer alteração que o documento sofra, no SSVendas, irá refletir imediatamente no SSEstoq. Nesse caso a opção anterior não será utilizada.

Verifica saldo do estoque nos pedidos: Caso efetue exportação dos dados do pedido para o estoque, esta opção estará disponível para que seja efetuada a verificação dos saldos dos produtos durante a emissão dos pedidos.

Tipo de Documento para baixa no estoque de produtos remanufaturados: Se você utilizar o recurso de Remanufatura no SSPPCP, deverá informar aqui o tipo de documento para baixa do produto remanufaturado que existe virtualmente no sistema para controle deste processo. Veja mais informações em Trabalhando com Beneficiamento Interno / Remanufatura no Help do SSPPC.

Sistema de Atendimento: Nesse item você deve informar se fará integração com o Sistema de Atendimento. Caso esta opção esteja assinalada o sistema irá habilitar na nota fiscal a opção para importação de Ordens de Serviços do Sistema de Atendimento, portanto, é necessário que sejam informado os códigos fiscais para os Materiáis Aplicados e os Serviços. Se você quiser incluir no documento fiscal um item representando a remessa do produto atendido pela Ordem de Serviço, basta preencher o código fiscal correspondente nos campos Cod. Fiscal e Desdob do Retorno do Material..

Demonstrativo de Notas Fiscais: Você deverá assinalar esta opção caso tenha que efetuar a exportação para o DNF, de acordo com o INSRF 359, de 15/09/2003. Mais informações sobre a exportação em Exportando Dados para o Demonstrativo de Notas Fiscais.

Contabilidade: Nesse item você deve informar se fará ou não integração com a Contabilidade. Essa integração será feita via Transferência de dados, acessando o Menu Utilitários/Exportação de Dados/Contabilidade.
Você deverá informar se efetua Contabilização por Centro de Custo. Informe, também, se os Fornecedores serão Analíticos (uma conta para cada fornecedor) ou Sintéticos (todos os fornecedores registrados em uma única conta contábil), e o mesmo para Clientes.
Destino das Exportações deverá ser informado somente para casos de filiais, onde a contabilização poderá ser realizada na própria filial ou centralizada na Matriz. Outra opção disponível é Inclui razão social dos clientes como complemento do histórico, que preencherá o primeiro histórico disponível no lançamento contábil com a razão social do cliente especificado no documento fiscal. Se preferir, pode assinalar "Se preenchido, substitui razão social pelo nome fantasia", para que o nome fantasia de clientes pessoa jurídica seja utilizado como complemento, no lugar da razão social. Lembre-se ainda de que você deverá informar para cada código fiscal que você tenha cadastrado, se integrará a contabilidade (ver item Cadastrando o Plano Fiscal).

Cadastra nova conta no Plano de Contas ao inserir um novo cliente ou fornecedor: Essa opção só habilitará se a empresa definida utilizar o SSContab. Além disso você deve integrar à Contabilidade e definir clientes ou fornecedores como "Analíticos". Com esse parâmetro marcado, ao cadastrar um novo cliente ou fornecedor, automaticamente o sistema criará uma conta no plano de contas do SSContab e a relacionará ao novo cadastrado. A descrição com a qual será criada a conta pode ser definida pelo número ou razão social do cliente ou fornecedor.