Skip to main content

Nota de Devolução (Empresa enquadrada no Simples Nacional para Empresa não enquadrada)

Utilizando o Sistema de Compras

.

O Fornecedor da mercadoria não deve estar enquadrado no regime do Simples Nacional.

.

.

.

Deve-se prestar atenção na incidência fiscal cadastrada para o CFOP da notificação de Recebimento.

Obs: A incidência fiscal do CFOP da nota de devolução deverá ser idêntica a incidência fiscal do CFOP da Notificação de Recebimento.

.

.

.

.

A notificação de Recebimento será cadastrada no Sistema de Compras com o cálculo de impostos.

No exemplo, cadastramos dois produtos para a Notificação de Recebimento, o primeiro com incidência de IPI e ICMS e o segundo com incidência apenas de ICMS.

.

.

.

Na aba itens deverá ser definido o produto, quantidade, valor e tributação

.

.

.

.

.

Cadastro da Nota Fiscal de Devolução da Mercadoria – Sistema de Vendas

A empresa que realizará a devolução deverá estar enquadrada no regime Simples Nacional.

.

.

.

O CFOP utilizado deverá ser do Tipo Devolução, a incidência fiscal do CFOP deverá ser idêntica a incidência fiscal da Notificação de Recebimento.

.

.

.

.

A nota fiscal deverá ser cadastrada para o Fornecedor que emitiu a nota fiscal de origem e o CFOP deverá ser Tipo Devolução.

.

.

.

Ao acessar a aba itens o Sistema apresentará a tela Itens da Devolução, clicando no botão Pesquisa Notas Fiscais/Produtos serão apresentadas todas as notas fiscais cadastradas no Sistema de Compras e que poderão ser devolvidas, selecione a nota e o item da devolução que será devolvido com o CFOP cadastrado na aba Identificação da Nota.

Obs: Caso a incidência fiscal do CFOP utilizado na nota fiscal de devolução seja diferente da incidência fiscal da Notificação de Recebimento o Sistema dará um alerta pois a incidência necessariamente precisa ser idêntica.

.

.

.

Se for devolvido um novo item cujo CFOP de devolução seja diferente do utilizado anteriormente deverá ser criada uma nova linha para essa devolução e digitado o novo CFOP (de devolução) que será utilizado.

.

.

.

Novamente o Sistema apresentará a tela para definição dos Itens da devolução, selecione a nota e o item que será devolvido (não esqueça que a incidência fiscal do CFOP utilizado na devolução deverá ser idêntica a incidência fiscal utilizada na Notificação de Recebimento).

.

.

.

Verificando a aba Fechamento/Produtos é possível visualizar que a Nota Fiscal de Devolução da mercadoria estará com os impostos corretamente cadastrados.

.

.

.

OBS: É importante salientar que a Incidência Fiscal, Código de Tributação e Situação Tributária do IPI da aba itens devem estar corretamente cadastradas, caso contrário haverá inconsistência no momento da geração do XML.

(por exemplo, se na entrada da mercadoria o produto foi tributado quanto ao IPI, a Situação Tributária do IPI deverá ser de Saída Tributada).

.

.

Sem Utilização do Sistema de Compras

.

Para cadastro de Nota Fiscal de Devolução de Mercadoria utilizando apenas o Sistema de Vendas, deverá ser acessado o menu Movimentação/Nota Fiscal Eletrônica/Cadastra, definir que o destinatário é um Fornecedor e cadastrar um CFOP Tipo Devolução.

.

.

.

Em seguida deverá ser acessada a aba Itens, definir o produto e a alíquota de IPI/ICMS (se a mesma constar da Nota Fiscal de entrada da mercadoria na empresa).

.

.

.

OBS: É importante salientar que a Incidência Fiscal, Código de Tributação e Situação Tributária do IPI da aba itens devem estar corretamente cadastradas, caso contrário haverá inconsistência no momento da geração do XML.

(por exemplo, se na entrada da mercadoria o produto foi tributado quanto ao IPI, a Situação Tributária do IPI deverá ser de Saída Tributada)

.