Cadastrando Pedidos
CADASTRANDO PEDIDOS
Para cadastrar um pedido você deverá acessar o menu Movimentação/Pedidos, que só estará disponível caso você tenha informado que utiliza pedidos nos Parâmetros da Empresa. O cadastro dos Pedidos se divide em duas abas:
Caso você tenha optado pela geração automática do pedido nos Parâmetros Adicionais da Empresa, (aba Contratos/Orçamentos/Pedidos), o sistema irá gerar um Número seqüencial para o pedido, que você poderá alterar no momento da inclusão conforme sua necessidade. Você poderá informar o número do Pedido do Cliente e do Pedido Interno, se utilizar esses controles.
O botão permitirá a importação dos itens de um orçamento previamente cadastrado, permitindo alterações posteriores. Caso já tenha informado um cliente, serão exibidos apenas orçamentos relativos à esse cliente. Você poderá importar dados de mais de um orçamento, desde que sejam do mesmo cliente. Caso você deseje importar apenas um orçamento e todos os ítens dele, basta digitar o número do orçamento no campo ao lado do botão. Após realizada a importação, o sistema irá exibir ao lado do botão, uma lista com os orçamentos importados para este pedido. Ao importar um orçamento de um cliente não cadastrado, você deverá efetuar o cadastro desse cliente no sistema antes do continuar com a emissão do pedido.
Ao selecionar um cliente, o Contato será preenchido automaticamente com o nome informado no cadastro deste cliente, podendo ser alterado, selecionando na lista outros contatos também cadastrados.
Você poderá utilizar Ctrl-Enter para pesquisar pela descrição do Cliente, Vendedor e Condição de Pagamento. A condição de pagamento gerará duplicatas se nos Parâmetros Adicionais da Empresa foi assinalada a opção Gera Desdobramento para Pedidos. Caso esta opção esteja assinalada mas não tenha sido informada uma condição de pagamento, poderá ser gerada uma duplicata posteriormente através de Movimentação/Geração de Duplicatas/Geração/Pedidos.
O sistema atribuirá inicialmente a data atual para para a Data de Emissão e Data de Entrega, que poderão ser alteradas para a data desejada. A data de emissão deve obedecer ao Período Ativo definido. A data de entrega poderá ser informada individualmente em cada item, caso algum deles seja entregue em uma data diferente da especificada no cabeçalho. A alteração da data de entrega do cabeçalho causará a alteração da data de entrega de todos os itens para a nova data.
Poderá ser informado um código fiscal padrão para os itens. Caso o pedido venha ter itens com diversos CFOPs, deverá ser assinalada esta opção para que sejam disponibilizados os campos de Código Fiscal e Desdobramento para cada item. A alteração do código fiscal do cabeçalho causará a alteração de todos os itens que possuem o código que estava informado anteriormente.
Para instruções específicas ao lançamento de itens, veja Lançando Itens nos Documentos.
O sistema irá controlar o saldo dos itens de pedidos. Assim, quando for cadastrada uma nota fiscal referente a esse pedido, o saldo de seus itens será reduzido na quantidade faturada no documento fiscal. Quando o saldo de todos os itens de um pedido chegar a zero, ele será considerado encerrado. Pedidos encerrados não serão exibidos na tela de seleção de itens de pedidos a serem importados para uma nota fiscal e serão exclusivamente considerados nos relatórios escolhendo a opção listar apenas pedidos Encerrados ou Todos os pedidos.
Nesta aba você poderá conceder um desconto no valor total do pedido, independente dos descontos concedidos aos itens individuais. Este desconto só estará disponível caso nos códigos fiscais utilizados não exista incidência de IPI, nem exista um item com ICMS Substituição Tributária. Se for preciso informar um desconto, poderá ser facilmente aplicado a todos os itens. Mais detalhes em Lançando Itens nos Documentos. Você também poderá preencher valores de Despesas Acessórias caso tenha sido parametrizado que elas serão utilizadas.
Nesse momento o sistema terá calculado o valor dos impostos e do total do pedido. Veja a forma de cálculo dos impostos em Definindo critérios para cálculo de ICMS e IPI. Os valores calculados apenas deverão ser alterados caso seja necessário algum ajuste dos valores, considerando-se que, qualquer alteração subseqüente do pedido, causará a retotalização e perda das alterações.
Caso o pedido possua mais de um código fiscal, todos os valores serão totalizados separadamente, de acordo com o que foi informado nos itens. Você poderá efetuar a conferência destes valores alterando a referência de Total para Código Fiscal. Dessa forma, os valores exibidos nesta aba passarão a se referir ao código fiscal selecionado na grade à esquerda dos valores totais. Você poderá alterar esses valores considerando as mesmas recomendações dadas às alterações dos valores totais. Lembre-se: qualquer alteração subseqüente dos itens causará a redistribuição desses valores.
Importante: A soma dos valores dos totais dos códigos fiscais deverá corresponder aos valores totais apresentados no total geral do pedido. Assim, caso o total geral do pedido tenha sido alterado e exista mais de um código fiscal, a distribuição deverá ser alterada para que a soma fique correta.Nessa aba também poderão ser informadas observações a serem impressas no pedido.
O botão Transportadora disponibilizará a seguinte tela:
Nesta tela é possível informar se o frete é por conta do Emitente ou Destinatário e a Transportadora utilizada.
Caso queira transferir os dados do pedido para o SSEstoq ou para o SSFinanc basta assinalar as opções na caixa de transferência no rodapé da tela. Estas opções estarão habilitadas de acordo com as configurações nos Parâmetros da Empresa.
Após a gravação, caso tenha assinalado nos parâmetros da empresa que deseja imprimir dos documentos automaticamente, o sistema irá perguntar se deseja imprimir o pedido. A Emissão de Pedidos também pode ser feita através do menu Relatórios/Emissão de Documentos/Pedidos.