Bloco I155
Bloco: I155
O que é o bloco I155:
Detalhes dos Saldos Periódicos
O registro I155, que é filho do registro I150, informa os saldos das contas contábeis, trazendo o total dos débitos e créditos mensais para as contas patrimoniais e de resultado. Os saldos devem ser informados por mês, ou seja, deve haver um registro I150 por mês.
A exceção a esta regra ocorre no caso de situações especiais de cisão, fusão, incorporação ou extinção, ou no caso de início de atividade no decorrer do ano-calendário, quando é possível que o registro I150 tenha fração de mês.
O registro I155 informará, para cada conta analítica/centro de custos no período determinado pelo registro I150:
1) Valor do saldo inicial do período;
2) Indicador da situação do saldo inicial (D = Saldo Devedor ou C = Saldo Credor);
3) Valor total dos débitos no período;
4) Valor total dos créditos no período;
5) Valor do saldo final do período; e
6) Indicador da situação do saldo final (D = Saldo Devedor ou C = Saldo Credor).
O registro I155 só deve ser apresentado para as contas analíticas que tiverem movimentação no período determinado pelo registro I150.
Ação Sugerida: Conferência da Implantação de Saldos realizada.
Correção: Provavelmente não deve ter sido feita a implantação de saldos, ou foi realizada de maneira incompleta (não indicou saldo em algumas contas e/ou esqueceu de indicar saldo no campo de bloco I157 na tela de implantação de saldos)saldos como mostrado no print abaixo).
Pesquise pelas contas que terminaram o exercício anterior com saldos, e verifique se a implantação foi feita de maneira correta e completa, e corrija as informações cadastradas com erro,erro
Em seguida faça a Atualização de Saldos, marcando o campo "Considerar lançamento de zeramento de despesa/receita". Se a apuração for anual, indique "Jan" à "Dez" porém, se for trimestral ou semestral, deve-se fazer o zeramento em cada um dos períodos.
Após a conferência e os ajustes necessários, acesse o menu Utilitários>Exportação de Dados>Escrituração Contábil Digital-ECD e gere um novo arquivo para exportação, acesse o PVA do ECD e importe o novo arquivo, verifique se as informações foram corrigidas.