Skip to main content

O elemento ' indEscala' é inesperado

Ao validar Schema do XML: O elemento ' indEscala' é inesperado, de acordo com o modelo de conteúdo do elemento pai ' prod'.

O significado de CEST é “Código Especificador da Substituição Tributária”. Essa sigla vem somar aos inúmeros códigos que temos em nosso sistema tributário nacional.

§ 2º O CEST é composto por 7 (sete) dígitos, sendo que:

I - o primeiro e o segundo correspondem ao segmento da mercadoria ou bem;

II - o terceiro ao quinto correspondem ao item de um segmento de mercadoria ou bem;

III - o sexto e o sétimo correspondem à especificação do item.

§ 3º Para fins deste convênio, considera-se:

I - Segmento: o agrupamento de itens de mercadorias e bens com características assemelhadas de conteúdo ou de destinação, conforme previsto no Anexo I deste convênio;

II - Item de Segmento: a identificação da mercadoria, do bem ou do agrupamento de mercadorias ou bens dentro do respectivo segmento;

III - Especificação do Item: o desdobramento do item, quando a mercadoria ou bem possuir características diferenciadas que sejam relevantes para determinar o tratamento tributário para fins dos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto.

Se você emite NF-e ou NFC-e e algum dos seus produtos comercializados estiver descrito na tabela do convênio ICMS 92/15 então você precisa usar o CEST para este produto – mesmo que a operação não seja de venda ou até mesmo se o seu estado não participa da substituição tributária.

Deve-se informar o CEST nas operações quando o item estiver listado no convênio 146 ou quando houver ICMS ST calculado. Não haverá CEST para produtos que não estejam enquadrados na substituição tributária. A validação do CEST é conforme o CST/CSOSN preenchido.

image-1654779993892.png

Essa rejeição irá ocorrer quando alguma informação genérica do XML não foi preenchida corretamente. Existe um conjunto de regras básicas para o preenchimento dos campos da NF-e que devem ser compreendidos, portanto conhecer a estrutura básica da NF-e e os campos existentes vai ajudar a identificar essas falhas e sanar os erros de preenchimento das tags. Estudar o leiaute da NF-e é um requisito essencial!

Ação Sugerida:

Informar o CEST do Produto

Correção:

AcessarAcesse o menu ManutençãoCadastros>Produtos>Manutenção,Produtos, pesquisarpesquise pelo produto constante na NF-e que apresentou a rejeição, e clicar na seta Avança, edite o cadastro do produto e acesseentre ana aba Informações FiscaisFiscais, eem seguida informe o CEST do produto,produto em seguidae salve novamente o Cadastro.cadastro do mesmo.

image-1655313839193.pngimage-1659977033134.png

AcesseEm seguida acesse o menu MovimentaçãoVendas>Nota Fiscal Eletrônica>Manutenção,nica, pesquise pela NF-e e clique na seta Avança, edite a Nota Fiscal e entre na aba Itens, procure pelo produto (para que o sistema atualize as informações quesejam você cadastrou anteriormente)atualizadas), em seguida salve a nota fiscal,fiscal.

Agora, selecione a NFe que apresentou a rejeição sistema irá questionar se você deseja gerar um novo XML para Transmissão,e clique emno SIM.botão Transmitir Nota Fiscal.

image-1655313969011.pngimage-1659978841108.png

Serão apresentadas as informações do XML gerado, clique em OK

image-1655314005492.png 

Se todas as informações estiverem corretamente cadastradas a NF-e será assinada e validada com sucesso.

image-1655314044716.png