Gerando a Guia de Recolhimento - COFINS
O mecanismo do sistema para o cálculo do COFINS é o mesmo que para o PIS não cumulativo, ou seja:
- Somará todas as Notas Fiscais escrituradas no Livro de Saídas e no Livro de Prestação de Serviços cujos CFOPs estejam configurados com incidência para o COFINS. Nessa somatória, serão desconsideradas as notas fiscais que tiverem Códigos de Observação informando que é uma operação Isenta de COFINS ou com COFINS Retido na Fonte.
- Somará todas as Notas Fiscais escrituradas no Livro de Entradas cujos CFOPs estejam configurados com incidência para o COFINS.
- Será gerada, então, a Base de Cálculo para o COFINS, da seguinte forma: (item 1) + Outras Receitas - (item 2) - Deduções, onde Outras Receitas e Deduções foram cadastrados no menu Movimentação/Valores Adicionais .
4. Calculará, então, o valor do imposto, aplicando a alíquota definida em Manutenção/Tabelas/Impostos Federais (a legislação atual determina alíquota de 3,0%).
Para imprimir a Guia de Recolhimento (DARF-COFINS) você entrará no menu Relatórios/Guias de Recolhimento/Demais Impostos Federais
E no item Tipo de Imposto da tela que será aberta, escolha COFINS . Veja mais informações em Gerando Guias de Recolhimento.