Exportando dados para DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais)
Veja também os Itens:
A DCTF, sigla para Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, é uma obrigação fiscal acessória imposta às empresas brasileiras. O objetivo dessa declaração é informar à Receita Federal sobre os valores devidos e pagos de impostos, contribuições e taxas federais.
Para que a exportação para DCTF funcione corretamente, você deverá efetuar os seguintes procedimentos
Você deverá informar o código da Receita com 6 dígitos. Os dois últimos dígitos se referem ao dígito verificador que deverá ir para o arquivo da DCTF. Também informe a identificação do Imposto. Todos os impostos a serem exportados para DCTF devem ser cadastrados nessa tabela. Mesmo aqueles que não são calculados pelo sistema Fiscal como por exemplo CPMF, IOF e outros.
b) Ao gerar as guias de recolhimento (DARFs), através do menu Relatórios/Guia de Recolhimento
O sistema irá gravar os dados referentes a cada imposto gerado na Tabela de Impostos Apurados. Acessando o menu Movimentação/Impostos Apurados
Editando a informação você verá a seguinte tela :
Você verá que algumas informações o sistema gerou, automaticamente, de acordo com o pedido de impressão da guia de recolhimento. Outras, como Valor de Multas e Juros, Valor a Recolher, Data do Recolhimento, e Referência, dependem da informação do usuário, porque se referem às informações do DARF recolhido.
O campo devido identifica se o imposto deveria ser pago no mês, ou se é um valor que deverá ficar para o mês seguinte (Valor Acumulado). O sistema assinala esse campo de acordo com o limite para recolhimento dos DARFs informado na configuração do sistema. Os que não forem devidos, não vão para a DCTF, uma vez que serão somados à próxima apuração do imposto. Se essas informações refletirem exatamente os DARFs recolhidos, você não terá trabalho no momento de gerar a DCTF.
c) Antes de efetuar a exportação, acesse o Menu Utilitários/Exportação de Dados/DCTF/Parâmetros para cadastrar algumas informações adicionais
As informações referentes à Periodicidade de Apuração dos impostos devem ser coerentes com a Qualificação da Pessoa Jurídica e da Forma da Tributação do Lucro para que, no momento da exportação, o Validador da DCTF não rejeite seus dados.
Nesta tela é definido o modo de geração da DCTF, se será Mensal ou Trimestral, conforme seleção será definido o validador utilizado..
d) Depois, você deverá acessar o menu Utilitários/Exportação de Dados/DCTF/Geração
Para efetuar a geração do arquivo para DCTF, informe:
- data inicial e final e definindo o semestre, caso esteja selecionado em Parâmetros para DCTF o período de geração como Mensal
-
Nessa tela você também informará se houve alteração de endereço da empresa no trimestre ou período,
-
o diretório para geração do arquivo.
-
Se você utiliza o sistema da Folha, terá opção de importar os dados dos Impostos gerados por este sistema.
-
Se a forma de tributação da empresa for Real/Estimativa, informado nos parâmetros da DCTF, estará disponível a informação se "Levantou Balanço/Balancete de Suspensão no trimestre". Depois você terá apenas que validar esse arquivo.
Lembre-se de que parte das informações dependem de você. Se estas estiverem incorretas acarretará em erro na importação pelo sistema da DCTF. Sendo assim, mantenha o arquivo de impostos apurados sempre atualizado, para minimizar o seu trabalho no final de cada trimestre.
Após a definição das informações clique em OK e o Sistema apresentará mensagem informando que o Processo foi Concluído
Acesse o Validador da DCTF e faça a importação do Arquivo