Skip to main content

Escrituração do Livro de Entradas no Sistema Livros Fiscais

Veja também os Itens:

 

Para realizar a escrituração do Livro de Entradas acesse o menu Movimentação/Escrituração do Livro de Entradas/Cadastra.

image.png

Essa opção só estará disponível se, nos parâmetros da empresa, foi informado que irá escriturar o Livro de Entradas.

Para iniciar o lançamento, deverá informar em ‘Documento Fiscal‘ o modelo da nota fiscal, que segue os modelos aceitos pelo Sintegra, o número do documento de entrada, a espécie, série da nota, subsérie, se houver, a data de entrada da nota, a data de emissão, e se trabalhar com lotes, deverá informar a qual lote essa nota pertence. Informe também a situação do documento. Em ‘Dados do Emitente‘, o emitente da nota deverá estar previamente cadastrado no sistema, do contrário, poderá cadastrá-lo no momento do lançamento. No campo de ‘Informações Fiscais‘ informe o código fiscal da nota, caso seja um código para movimentações fora do estado, deverá também informar se é contribuinte do ICMS. Informe ainda, se é uma nota fiscal complementar e o n° da nf de origem, se o emitente é próprio ou terceiros, e a modalidade do frete. Na aba referente aos valores de ICMS/IPI e demais valores fiscais, preencher com os valores que constam na nota fiscal. Há também a opção de utilizar os códigos automáticos, que facilitam o lançamento, esses códigos podem ser cadastrados no menu Manutenção/Tabelas/Cálculos Automáticos/Cadastra, onde poderá criar códigos ou utilizar aqueles previamente cadastrados, esses códigos se referem a forma de tributação do ICMS (outras, isentas etc) e no momento do lançamento da nota de entrada, ao clicar no quadro ‘Cálculo Automático‘ poderá informar um desses códigos e lançar apenas o valor principal da nota, o restante das informações de ICMS serão preenchidas automaticamente pelo sistema. De acordo com o lançamento que estiver realizando, principalmente, em relação ao modelo ou CFOP, o sistema irá abrir novas abas:

image.png

Informações Adicionais / Centros de Custo / Diferencial de Alíquota / Lançamentos para o Livro Caixa / Informações Adicionais Registro 54 do Sintegra / Informações Adicionais SPED.

Em Informações Adicionais, deverá lançar os dados referentes a DIPAM e ao SINCO.

image.png

Centro de Custo, caso a empresa utilize desdobramentos por centro de custo, deverá informá-los nessa aba.

Diferencial de Alíquota, deverão ser informados os valores.

Lançamentos para o Livro Caixa trazem os lançamentos que serão levados para o livro caixa, se estão divididos em parcelas e os valores respectivos.

image.png

Informações Adicionais Registro 54 do Sintegra, levam as informações de frete registro do frete, registro do seguro, PIS/COFINS, complemento de valor de Nota Fiscal e/ou ICMS, serviços não tributados, registro de outras despesas acessórias.

image.png

Informações Adicionais para SPED – Nessa aba você deverá colocar as informações referentes ao cupom fiscal, caso tenha existido a necessidade de emissão de Nota Fiscal. Deverá também informar o número da Nota Fiscal de Venda para Entrega Futura. As informações referentes a Energia Elétrica / Gás somente serão disponibilizadas se o Modelo da nota fiscal for 06. Entre outras informações necessárias para a correta validação dos dados na receita.

image.png

image.png

Finalmente, clique no botão “Grava” ou pressione F5 para gravar seu lançamento.

Neste momento, caso você tenha parametrizado que deseja escriturar os itens das notas fiscais e o código fiscal utilizado se referir a operações com combustíveis (*.65* ou *.66* ou *.118 ou *.923 ou *.929) a tela será disponibilizada para escrituração das informações adicionais de combustíveis:

A princípio o campo Dados do Local de Saída será preenchido com os dados do Emitente da nota fiscal de entrada, e os Dados do local de Entrega do Combustível será o da própria empresa definida.

Se necessário você poderá alterar estas informações. É necessário lembrar que a empresa deverá estar cadastrada no cadastro de clientes para que, no momento da exportação para o Programa de Combustíveis o sistema encontre as informações necessárias.

Os demais campos deverão ser preenchidos de acordo com as informações da nota fiscal de entrada. A seguir, se sua empresa for indústria e você informou, nos parâmetros adicionais da empresa, que fará escrituração da DIPI, o sistema lhe perguntará se deseja escriturá-la. Ou se você informou que deseja escriturar os itens das notas fiscais, o sistema irá perguntar se deseja escriturar os itens.

Se você informou que vai escriturar o Livro caixa e não optou por fazer a integração na aba de exportação nos parâmetros adicionais da empresa, o sistema perguntará se deseja escriturá-lo.

ATENÇÃO: Se você não fizer a escrituração da DIPI e do Livro Caixa na sequência do lançamento da Nota Fiscal, deverá entrar no menu Movimentação/Escrituração da DIPI e Movimentação/Escrituração do Livro Caixa e fazer os lançamentos. Caso contrário, os valores correspondentes àquela nota fiscal não constarão da DIPI nem do Livro Caixa.

Uma outra forma de inserir dados no Livro de Entradas é a importação de dados, acessando o menu Utilitários/Importação de Dados/Arquivo Texto.

image.png

Desta forma o sistema importa um arquivo texto com as informações num formato especificado para o Livro de Entradas, minimizando o trabalho de digitação.

Quando você acessar o menu Movimentação/Livro de Entradas/Manutenção verá, além dos botões comuns de todas as telas como Novo, Edita, Visualiza, Elimina, o botão Elimina por Faixa.

A função desse botão é eliminar todos os dados referentes a um período ou lote especificado, facilitando, assim, a exclusão de lançamentos indevidos. Ao tentar eliminar um documento quando existem cadastrados no sistema vários documentos iguais, apenas com códigos fiscais diferentes, será questionado se todas as notas fiscais referentes a este documento devem também ser excluídas. Essa opção permite que, quando for necessária a exclusão de apenas um dos lançamento de apenas um dos códigos fiscais, não haja a exclusão em cascata de todos os documentos, evitando que você tenha que lançar todos novamente.

Há também a opção de importação de dados através de xml da Nota Fiscal Eletrônica. Os passos para essa importação constam de outro tópico do AutoAtendimento.