Escrituração da Redução Z (Cupom Fiscal)
Veja também os Itens:
- Escrituração da Redução Z (Cupom Fiscal)
- Cadastro de Equipamentos ECF (Escrituração de Cupom Fiscal) e SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos)
- Mapa Resumo ECF (Escrituração do Cupom Fiscal)
- Importação de Dados - Arquivos Padrão Emissor CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico)
- Relatório Mapa Resumo ECF (Escrituração Cupom Fiscal)
- Escrituração de Cupom Fiscal
- Escrituração de Cupom Fiscal
Para realizar a escrituração de dados de cupons fiscais, primeiramente deve-se parametrizar a empresa em Manutenção> Empresas> Parâmetros Adicionais da Empresa.
Aba ‘Livro de Saídas’ que escritura Cupom Fiscal e se utiliza ou não Mapa Resumo ECF.
O Sistema irá disponibilizar o Menu Movimentação>Escrituração dos Livros Fiscais>Detalhamento da Redução Z (Cupom Fiscal).
Caso o modelo informado na nota fiscal for correspondente a Cupom Fiscal ECF ou PDV (modelo 28, 59, 2C, 2D).
Ao escriturar a nota o Sistema irá perguntar se deseja escriturar o Detalhamento da Redução Z para o documento. Clicar em sim e fazer a escrituração dos itens do cupom.
Os lançamentos são originados pela Leitura Z do emissor de Cupom Fiscal.
Dentro do Livro de Saídas estará disponível a aba Mapa Fiscal para atender as necessidades fiscais de quem utiliza este equipamento.
No entanto, o Livro de Saídas deverá ser escriturado normalmente, com as operações relativas a ele. Portanto não existe um item no menu de movimentações exclusivo para o Mapa Resumo de ECF, entendido como parte complementar do Livro de Saídas.
Quando informado um modelo de documento referente a cupom fiscal, o campo para informar o número da máquina (ECF) estará disponível. Ao fazer os lançamentos para o livro de saídas referentes aos valores fiscais na aba ICMS/IPI Valores fiscais, automaticamente esses valores serão transportados para a aba Mapa Fiscal, com as respectivas situações tributárias que são comuns aos dois livros. Apenas as situações tributárias que são específicas do Cupom Fiscal (Cancelamentos, Desconto, Substituição Tributária, ISS e Não Tributadas), é que deverão ser escrituradas diretamente na aba de Mapa Fiscal.
Observação: As operações comuns aos dois livros, Saídas e Mapa Resumo, sempre serão transportadas automaticamente para o Mapa Resumo. Porém as operações Cupom Fiscal classificadas como Não Tributadas e Substituição Tributária para o livro de Saídas é compreendida como Outras de ICMS, sendo assim, não seria possível a partir dos valores fiscais de Saídas gerar este lançamento desmembrado. É necessário que você cadastre estas informações manualmente no Mapa Resumo. Para impressão do Mapa você deverá acessar o Menu Relatórios> Mapa Resumo ECF. Se nos parâmetros adicionais na empresa na aba Livros Entradas e Saídas foi informado que “Empresa está obrigada a imprimir o Mapa Resumo ECF”, ao imprimir o Mapa Resumo automaticamente o sistema irá preencher o campo “Número Mapa Resumo” para ser impresso no Livro de Saídas invés do número inicial e final do cupom fiscal.
Observação: caso seja feita a importação dos cupons, o Sistema preencherá automaticamente o Livro de Saídas e o Detalhamento da Redução Z.