Cálculo de Imposto Retido - Serviços Tomados
Para que o Sistema Fiscal calcule corretamente o valor dos Impostos Retidos, primeiramente deverá ser acessado o menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa
Aba Impostos>Impostos Retidos
Realizar a identificação do código de imposto correspondente ao Imposto Retido que deseja que seja calculado.
Observação: Se optar por recolher em guia única o PIS/COFINS/CSLL RF, não clicar nos impostos separadamente. E vice-versa.
Na aba Integrações>Livros/Sistemas/Validadores do mesmo menu deverá ser indicado “Integra o Livro Caixa” e “Utiliza Vínculo”
Deverá ser cadastrado um código de histórico de caixa nas seguintes condições:
– Tipo do Movimento: Pagamento
– Operação: Compra/Serviços/Juros e Capital próprio/Perdas e Despesas Financeira com Imposto Retido
Em seguida acesse o menu Manutenção/Integrações Contas Contábeis/Códigos Fiscais e Vínculos com o Livro Caixa
Faça o vínculo entre o CFOP utilizado na escrituração e o código de histórico de caixa cadastrado anteriormente, no campo integração deixe selecionado Livro Caixa.
Ao realizar a escrituração da Nota Fiscal de Serviço Tomado, no menu Movimentação>Escrituração dos Livros Fiscais>Escrituração do Livro de Serviços Tomados
Você deverá informar os valores retidos e informar também se irá ter o recolhimento unificado (em guia única: SIM/NÃO).
Devido a parametrização feita, automaticamente após a escrituração, a informação do pagamento já irá para o Livro Caixa.
Observação: O sistema considerada a data de entrada da NF, caso o pagamento tenha sido feito em outra data, a mesma deverá ser alterada.
Em seguida, poderá ser emitida as guias de recolhimento dos impostos retidos (Serviços Tomados) através do menu Relatórios/Guias de Recolhimento/Demais Impostos Federais.