Skip to main content

Cadastrando Tipos de Movimentos

Veja também os Itens:

    Acessando o menu Manutenção/Tabelas/Tipos de Movimento

    image.png

    Você poderá cadastrar os tipos de movimentos que serão utilizados nos movimentos de Contas a Pagar e a Receber. Eles identificam os tipos de acréscimos ou descontos aplicados às Contas a Pagar ou Receber.

    image.png

    Tipo de Movimento: Informe a sigla (ABREVIADO) pela qual o movimento será referenciado no sistema. Todo movimento que se iniciar por "BXV" será considerado dentro das movimentações como movimento de Baixa do Valor Principal da conta e necessariamente sua natureza será de Baixa. Estes tipos de movimentos, exceto o "BXVD" que é utilizado também para as Contas a Receber, serão utilizado apenas para as movimentações do Contas a Pagar quando houver integração com a contabilidade, isto para que se possa registrar históricos diferenciados para contabilização. Veja mais informações em Integrando com a Contabilidade.

    image.png


    Natureza do Documento: Você deverá informar se a natureza desse documento é de Acréscimo ou Baixa. Por exemplo: para um tipo de documento JUR (Juros) a natureza será de acréscimo porque ele adiciona um valor ao valor original do documento; já para um tipo de documento DESC (Desconto) a natureza será de baixa porque ele subtrai um valor, do valor original do documento. Veja mais informações em Movimentando/Baixando as Contas.

    image.png

    Alguns tipos de movimentos são considerados internos do sistema por apresentar considerações especiais nas rotinas do sistema. Esses tipos de movimentos não podem ser excluídos e alguns de seus campos não podem ser editados.

    image.png

    Fórmula: Você poderá incluir uma fórmula para o Tipo de Movimento, que será calculada, automaticamente, pelo sistema na Movimentação das Contas. Para isso, você pode utilizar outros Tipos de Movimentos ou as variáveis disponíveis. Também estão disponíveis os operadores válidos que irão fazer parte da fórmula. Clicando no botão pesquisa você verá esta tela:

    image.png

    Exemplo de fórmula para cálculo de juros compostos :

    onde :
            var002 - Saldo devedor
            var006 - Taxa de Juros
            var005 - Dias de atraso desde o último vencimento  
    Lembrando que as letras devem ser minúsculas e não ter espaços entre os caracteres ou símbolos utilizados nas fórmulas.

    image.png

    O sistema executará o cálculo da fórmula quando no lançamento deste tipo de movimento, na movimentação das contas, você deixar o valor igual a zero. Com isso o sistema entende que, se o tipo de movimento possuir uma fórmula, é neste momento que ele deverá disparar o cálculo. Do contrário ele assumirá o valor digitado por você.