Skip to main content

Cadastrando as Contas Correntes e seus saldos

CADASTRANDO AS CONTAS CORRENTES E SEUS SALDOS

Acessando o menu Manutenção/Contas Correntes você poderá cadastrar as contas correntes que serão utilizadas na movimentação bancária. Para tanto, você deverá, antes, cadastrar os bancos que sua empresa utilizará acessando o menu Manutenção/Bancos.
Lembrando que você poderá cadastrá-los acessando o botão logo após o campo Cod. Banco (os três pontinhos) que exibirão a tela para pesquisa de Bancos. Nela existe o botão "Novo", que abrirá a tela para cadastro de um novo banco.

Você informará o Banco, a Agência, o Número da Conta Corrente, o Saldo Inicial, o Nome do Correntista. Se desejar, você pode informar uma senha para esta conta. Assim, somente as pessoas que possuírem tal senha poderão movimentar esta conta. Para atribuir uma senha à conta corrente pressione o botão Senha. O Saldo Inicial deve ser referente ao saldo que a conta possuia antes de que seu controle fosse feito pelo SSFinanc.

Observação : Você não deverá informar na conta corrente o dígito verificador, isto para que numa futura exportação para Bancos, você possa informar este dígito no campo apropriado que está na tela dos Parâmetros para Bancos. Veja mais informações em Exportando Informações para Bancos.

Através do menu Manutenção/Contas Correntes/Saldos, você poderá ter acesso aos saldos mensais das contas correntes. Os saldos são utilizados no Relatório de Fluxo de Caixa e de Movimentações Bancárias.

As informações de entrada e saída referem-se somente aos lançamentos ocorridos no mês, enquanto o saldo refere-se ao saldo acumulado, computando os valores de entrada e saída do mês.

As rotinas que interferem nos valores dos saldos, como por exemplo, a manutenção de movimentação bancária, a baixa de cheque e todas as outras, atualizam, automaticamente, os dados dos saldos. Mas, se por algum motivo, você tiver dúvida em relação a fidelidade dos valores, você pode executar, através do menu Movimentação/Lançamentos Bancários/Reprocessa Movimentações de Contas Correntes, o reprocessamento dos saldos, informando a conta corrente e a faixa de meses desejados.

 

Observação:
O sistema não oferece um tratamento específico para Caixa Interno (disponibilidade financeira em poder da empresa), por isso é necessário que o mesmo seja controlado como uma Conta Corrente Bancária. Portanto, as instruções deste tópico também se aplicam ao Caixa Interno.