Skip to main content

Estoque Envolvendo Terceiros

Estoque Envolvendo Terceiros

O estoque de terceiros é um controle necessário quando um terceiro tem parte do seu processo produtivo. O processo de industrialização por terceiros também pode ser chamado de industrialização por encomenda, industrialização por conta e ordem ou triangulação.

1. Para o controle de estoque envolvendo terceiros pelo Estoque acesse o menu: Manutenção > Empresas > Parâmetros Adicionais da Empresa, aba “Dados Principais” e defina que “Utiliza Controle de estoque envolvendo terceiros” se a movimentação inicia-se na entrada da mercadoria, na saída da mercadoria ou ambos, deverá definir também se o estoque de terceiro fará parte do estoque interno da empresa.

 

image.png


Inicia-se na Entrada ou Estoque de Terceiros em Meu Poder: Nessa situação você é o industrializador, onde está em posse de estoque de clientes, que após o final do processo de industrialização você deverá devolver o produto.

Inicia-se na Saída ou Estoque Próprio em Poder de Terceiros: Nesta outra situação, você é o cliente, onde você envia para o seu fornecedor a matéria prima a ser industrializada, que após o final do processo de industrialização deverá devolver para você o produto.

2. No menu Manutenção > Tabelas > Tipos de Documentos, cadastre:

Se operação tiver Origem na Entrada:

ETOE = Tipo de Documento para Entrada de Terceiro com Origem na entrada (recebido de cliente).

image.png


STOE = Tipo de Documento para Saída de Terceiro com Origem na entrada (devolvido para cliente).

image.png


Se operação tiver Origem na Saída:

STOS = Tipo de Documento para Saída de Terceiro com Origem na Saída (enviado para fornecedor).

image.png


ETOS = Tipo de Documento para Entrada de Terceiro com Origem na Saída (recebido de fornecedor).

image.png

3. Exemplo de movimentação que inicia-se na entrada sendo a primeira movimentação desse produto, em relação a empresa, na entrada do mesmo:
Acesse: Movimentação Simples > Cadastra. Quando a empresa receber um produto de terceiro, de um cliente por exemplo (para ser consertado, remanufaturado, etc) será cadastrada uma Movimentação Simples com o Tipo de Documento ETOE e o CNPJ do cliente envolvido na operação.

4. Quando a empresa consertar, remanufaturar o produto e for enviá-lo de volta ao cliente, ela efetuará uma Movimentação Simples de STOE.


5. No menu: Movimentação > Estoque Envolvendo Terceiros é possível verificar o saldo do produto do terceiro que ainda encontra-se na empresa (OE – Origem na Entrada e OS – Origem na Saída).


6. No menu: Relatórios > Estoque Envolvendo Terceiros, definindo corretamente a Origem (Entrada ou Saída) é possível verificar as movimentações feitas.

Observações:

  • É importante se atentar sempre a origem (Entrada e Saída), pois se cadastrar uma mercadoria com documento origem na ENTRADA, e na hora de dar a saída desse produto, cometer o erro de cadastrar o tipo de documento com origem na SAÍDA, o sistema não conseguirá fazer o vínculo entre a entrada e saída do produto, não conseguindo desta forma controlar o estoque de terceiro.
  • Caso se utilize da integração do Compras e do Vendas com o Estoque, os tipos de documentos (ETOE, STOE, STOS, ETOE) deverão ser gravados dentro do CFOP utilizado no cadastro da Notificação de Recebimento e da Nota Fiscal de Venda. Desta forma quando cadastrada a notificação de recebimento ou a nota fiscal de venda, o sistema gerará automaticamente os tipos de documentos no Estoque. Abaixo temos os links dos passo a passo: