Trabalhando com Controle de Série dos Produtos
Veja também os Itens:
- Parametrizando os Produtos
- Cadastrando os Produtos
- Relacionamento entre Produtos e Fornecedores
- Cadastrando a Engenharia de Produtos
- Consultando Saldo dos Produtos por Localização
- Relatório de Acompanhamento dos Produtos Manufaturados
- Relatório de Engenharia de Produtos
- Trabalhando com Controle de Série dos Produtos
- Cadastro de Taxa de Conversão para as Unidades de Medidas dos Produtos
- Classificação de Materiais dos Produtos
- Classificação Fiscal dos Produtos
- Trabalhando com Grupo de Produtos
- Trabalhando com Linha de Produtos
- Pesquisando Engenharia de Produtos
- Trabalhando com Lotes dos Produtos (Comprados e Manufaturados)
- Trabalhando com Grade de Produtos - Característica 1
- Trabalhando com Grade de Produtos - Característica 2
- Trabalhando com Quebra Opcional de Produtos
- Pesquisando Produtos
- Engenharia de Produtos - Componentes
- Engenharia de Produtos - Roteiro
- Engenharia de Produtos - Árvore
- Documento de Entrada do Produto Acabado no Sistema Controle de Estoque
Trabalhando com Controle de Série dos Produtos
Se você deseja efetuar o controle de série dos produtos manufaturados na empresa, deverá ter em mente que este controle apenas funciona com um rigoroso controle físico do seu estoque, já que para o sistema a série é apenas um número armazenado no banco de dados e para seu estoque ela identifica toda a movimentação do produto, para quem foi vendido, se retornou a empresa e por qual motivo, se foi remanufaturado, etc.
Em toda a movimentação feita com este produto envolvendo o controle de estoque, isto é, existindo integração com o estoque nas operações, será exigida as séries que estão sendo movimentadas para que se tenha informações para rastreabilidade e controle de qualidade do produto.
Fluxo das séries dentro dos sistemas
Quando as séries são geradas no sistema
Sistema PPCP
Encerramento da Ordem de Produção: A cada encerramento do produto controlado por série o sistema irá gerar as séries (se o controle for sequencial), ou será exigido que você informe as séries que estão sendo atribuídas a este novo produto se o controle for manual.
Sistema Controle de ESTOQUE
Movimentos Simples ou Ajuste de Entrada de inventário: Ao fazer manualmente uma movimentação simples no Sistema Controle de Estoque com operação de entrada, o sistema irá também gerar as séries ou exigir que você as digite.
Em ambos os casos, nunca o sistema permitirá que você informe uma série que já tenha sido atribuída a outro produto.
Se uma das operações descritas acima forem excluídas do sistema, as séries geradas por estas operações também serão excluídas. Uma particularidade quanto ao Encerramento da ordem de produção é que, se ele não for o último apontamento gravado o sistema irá apenas invalidar as séries geradas por ele e não excluir.
Rastreabilidade: Até aqui temos a informação de qual Ordem de Produção ou Movimento no Estoque gerou as séries para o produto.
Tanto no apontamento da ordem de produção quanto na movimentação simples, o sistema irá apresentar a tela abaixo referente ao produto que está sendo movimentado e gerando entrada de saldo no estoque:
Em Geração de séries você poderá informar uma nova série inicial e o sistema irá gerar a sequencia a partir da série informada, porém ele já abrirá a tela com os números de séries obtidos do banco de dados.
Se a forma de controle da série for manual, o sistema abrirá esta tela porém irá aguardar que você informe os números manualmente.
Quando as séries saem da empresa (recebem um proprietário):
Sistema de VENDAS
Lista de Embarque: Se sua empresa utilizar este recurso do sistema para fazer a Reserva de Venda, as séries serão informadas neste momento e a lista é quem dará um proprietário para as séries.
Nota Fiscal de Venda: Na emissão da nota fiscal de venda, você deverá selecionar as séries que estarão sendo remetidas para o cliente. Com isso o sistema irá armazenar a informação do destinatário da mercadoria.
Importante: Se a nota fiscal importar dados da lista de embarque, não será pedido as séries para os produtos neste momento pois, elas já foram informadas na lista de embarque.
Sistema Controle de Estoque
Movimento Simples ou Ajuste de Saída de Inventário: Ao fazer manualmente uma movimentação simples no Sistema Controle de Estoque com operação de saída, o sistema irá também exigir as informações de série do produto movimentado.
Rastreabilidade: Neste momento temos as informações de qual ordem de produção ou movimento do estoque gerou as séries e para qual cliente elas foram remetidas.
Em Séries Disponíveis o sistema irá apresentar as séries que ainda não possuem um proprietário, isto é, ainda não saíram da empresa por uma das operações descritas neste tópico.
Você deverá clicar nas séries que estão saindo para o cliente e se desejar poderá digitá-las diretamente na grade de "Séries Selecionadas". Clicando em "Selecionar as demais séries automaticamente" o sistema irá selecionar automaticamente as séries a partir da primeira que você indicar, assim não será necessário você selecionar cada uma delas individualmente.
Quando as séries podem retornar a empresa:
Sistema Controle de Compras
Notificações de Recebimento de Devolução de Venda: nesse momento por se tratar de uma devolução significa que as séries estarão retornando a empresa, com isso será gerado um novo registro desta série no controle de série do produto para que você decida o que deve ser feito com ela : ou uma nova venda, ou a baixa manual no estoque para finalizar a movimentação desta série.
Notificações de Recebimento de Terceiros (Remanufatura): na entrada do produto com operação de Entrada de Terceiro, o sistema estará entendendo que ele será matéria-prima a ser remanufatura e que ele tem séries retornando para este fim. Veja mais informações em Processo de Remanufatura mais adiante.
Observações
- Nas notificações de recebimento de compra cuja operação seja entrada de mercadoria no estoque, nunca será permitido a informação de um produto que controle série.
- No Sistema Controle de Compras, o tipo de controle de série será sempre manual.
Rastreabilidade: Neste momento temos as informações de qual ordem de produção ou movimento do estoque gerou as séries, para qual cliente elas foram remetidas, quando elas retornaram a empresa seja pela devolução de venda ou para fins de remanufatura.
Para as séries que retornam a empresa o sistema apresentará a tela abaixo porém ele irá esperar que você informe as séries que estão entrando na empresa:
Tela apresentada na operação de devolução
Tela apresentada na operação de entrada de terceiros (Remanufatura)
Veja que para esta operação o sistema espera as séries da própria empresa e também a série de outro fabricante, isto é, de um produto que não foi fabricado por sua empresa. Veja mais informações em Trabalhando com Beneficiamento Interno / Remanufatura.
Como parametrizar o Sistema para utilizar o controle de série
Para habilitar este controle será necessário assinalar nos parâmetros dos produtoprodutoss que haverá Controle de Série. Este controle estará disponível apenas se sua empresa controlar lotes.
Você deverá informar também o número de dígitos que terá a sua série e se o controle será sequencial (gerado pelo sistema) ou manual (informado pelo usuário)
- Se o controle for Sequencial gerado pelo Sistema você poderá informar o número inicial das séries e o sistema irá gerar séries a partir do número informado
- Se o controle for Manual informado pelo usuário você poderá informar quantidade de caracteres iniciais das séries e sempre que você gerar as séries elas conterão esses caracteres iniciais informados nos parâmetros dos produtos.
Nos produtos manufaturados ou remanufaturados, informar que serão controlados por série. Esta opção poderá ser assinalada se o controle da unidade de medida para o Sistema Controle de Estoque for inteira.
Fluxo das séries no processo de Remanufatura
Exemplo de Geração de Série no Sistema
1) Sistema Controle de Estoque
No Encerramento da Ordem de Produção
Será necessário cadastrar uma Ordem de Produção para o produto manufaturado e que possua unidade de medida inteira e tenha controle de série
2) Em seguida deverá ser cadastradas movimentações (remessa de matéria prima, outros custos ou apontamento de mão de obra) para a Ordem de Produção, só desta forma será possível fazer o encerramento da mesma.
3) Depois das movimentações corretamente cadastradas faça o encerramento da ordem de produção
Em nosso exemplo estamos realizando o encerramento de 5 unidades do produto
4) No encerramento da Ordem de Produção, o Sistema irá:
- Pedir o número de série para cada produto manufaturado se nos parâmetros da série foi definido que o controle é manual definido pelo usuário
- Gerar automaticamente os números das séries se foi definido nos parâmetros da série que o número será sequencial gerado automaticamente pelo Sistema.
Se nos Parâmetros dos Produtos foi informado que haverá caracteres iniciais, o sistema pedirá que você informe esses caracteres
5) No cadastro manual de uma Movimentos Simples ou Ajuste de Entrada de inventário
Se nos parâmetros dos produtos foi informado que o controle de série é manual, será aberta a tela para que o usuário informe o número da série, se ainda nos parâmetros do produto foi informado que haverá caracteres iniciais para a série, o Sistema pedirá esses caracteres
Em seguida clique no botão "Gera números de série" e o Sistema irá gerar os números sequenciais, no campo Séries Selecionadas, na quantidade de produtos que foi informado na Movimentação Simples de entrada de produto manufaturado.
Você poderá excluir as séries geradas e gerar novas séries
2) Sistema de Vendas
Ao emitir um documento de saída de um produto manufaturado, com unidade de medida inteira e que possua controle de série
O Sistema abrirá a tela para que você informe quais são as séries que estão saindo da empresa
3) Sistema Controle de Estoque
Se você acessar o menu Manutenção>Produtos>Séries, conseguirá visualizar o controle das séries geradas e também das séries que já saíram da empresa
PRODUTOS REMANUFATURADOS
A geração de série para produtos remanufaturados só será possível com a utilização do Sistema PPCP