Ordem de Produção de Retrabalho para OP ainda em Produção
ORDEM DE PRODUÇÃO DE RETRABALHO
ORDENS DE PRODUÇÃO RELACIONADA – EM PRODUÇÃO
1-> Este tipo de Ordem de Produção será aplicada em processos de Retrabalhos a serem feitos durante a execução ainda da fabricação das peças produzidas na Ordem de Produção principal, relacionada.
Esta Ordem de Produção de Retrabalho NÃO irá gerar produto acabado contudo os custos oriundos desta OP de retrabalho serão somado aos custos da OP principal (relacionada).
Abaixo exemplo de aplicação deste tipo de Ordem de Produção – RP
2 – Será necessário que se tenha no Sistema de Estoque alguns tipo de documentos cadastrados, e para realizar esse cadastro o usuário deverá acessar o menu Manutenção>Tabelas>Tipos de Documentos>Cadastra
a) Cadastre um Tipo de Documento para a Remessa Automática dos Componentes, esse documento deverá ser de saída, Tipo de Operação Entrada/Saída de Produção/Serviço e Documento Valorizável.
b) Cadastre um Tipo de Documento de Remessa de Matéria Prima, Tipo de Movimento de Saída, Tipo de Operação Entrada/Saída de Produção/Serviço e Documento Valorizável.
c) Cadastre um Tipo de Documento de Transferência entre locais da produção, Tipo de Movimento Transferência, Tipo de operação Entrada/Saídas de Produção/Serviço, Documento Valorizável.
3-> Agora, acesse o Sistema PPCP no menu Manutenção>Ordens de Produção>Tipos de Ordem de Produção>Cadastra.
Defina:
- O Código da Ordem de Produção e descrição
- Tipo da Ordem é de Retrabalho de OP
- Tipos de documentos que serão utilizados nas Remessas e Transferências dos Componentes que serão utilizados no retrabalho (cadastrados anteriormente no Sistema Controle de Estoque).
* NÃO Marcar -> Gera Produto acabado
* Nota:
“ Este tipo de Ordem de Produção de Retrabalho – RP, destina-se em exclusivo a Ordens de Produção que ainda não tenham sido encerradas, cujo Status seja Em Produção.
- > Rotina
3.1-> Cadastro de um Ordem de Produção de Retrabalho – RP
No Sistema PPCP, acesse o menu Movimentação>Ordens de Produção, cadastre uma Ordem de Retrabalho e no campo Retrabalho-Documento relacionado informe o Tipo e número da Ordem de Produção Principal (original), relacionada e este retrabalho.
Observação:
Quando o usuário clicar no DLG (três pontinhos) do campo destinado a informar a OP relacionada será apresentada uma relação de Ordens de Produção com status “Em Produção” para que seja selecionada a qual essa “RP” (Ordem de Retrabalho) irá manter relacionamento.
Na aba Produto, o Sistema trará o produto contido na OP relacionada.
Observação:
O Sistema não permitirá que o usuário faça alteração no campo Quantidade desta Ordem de Retrabalho, pois este se destina a retrabalho de produtos que já se encontram em produção dentro da OP relacionada.
Aba Estrutura
Observe que Não foi carregado nesta “RP” (Ordem de Retrabalho) a estrutura da engenharia do produto fabricado na OP relacionada. Isso por conta de que por entender que um processo de retrabalho venha a requerer produtos (matérias primas) e atividades extraordinárias a engenharia do produto envolvido o sistema permitirá ser aplicado matérias prima conforme necessidade e este oriunda de uma requisição.
Aba Roteiro
Assim como também, as atividades poderão ser apontados conforme preciso, mesmo não tendo essa originalmente composta a engenharia deste produto.
3.2-> Apontamentos
3.2.1-> Matéria Prima
O sistema, módulo PPCP por não ter listadas matérias primas dentro da ordem de produção RP (Ordem de Retrabalho), não irá realizar a remessa automática como por padrão.
Portanto as matérias primas a serem aplicadas neste retrabalho, nesta RP (Ordem de Retrabalho) devem ser solicitadas através de uma requisição de material.
Esta a rotina da empresa deverá ser encerrada através do processo:
= Aprovação
Opção A
* abertura de uma Solicitação de Compra
* cadastro de uma ordem de compra
* cadastro de uma Notificação de recebimento
Opção B
* gerar uma movimentação simples de entrada deste(s) produto(s) no módulo de estoque
* remessa de matéria prima para essa RE
3.2.2->Mão de obra
No Sistema SSPCP, menu Movimentação>Apontamento de Mão de Obra Direta por Ordem de Produção>Cadastra, defina o Tipo de Ordem de Retrabalho e o número da mesma.
Em seguida defina qual é a Operação que será executada na empresa para essa Ordem de Retrabalho.
Por se tratar de uma Ordem de Produção de Retrabalho o sistema permitirá ao usuário realizar apontamentos de Atividades que não estejam contempladas na engenharia deste produto.
3.2.3-> Outros custos
Ainda no Sistema SSPCP>Movimentação>Outros Custos de Ordem de Produção, defina qual é o tipo de Ordem de Produção e o número da mesma.
Em seguida defina quais são os outros custos que você deseja que sejam agregados ao custo total da Ordem de Produção.
3.2.4 -> Encerramento da RE
Agora, no Sistema SSPCP, menu Movimentação>Encerramento de Ordem de Produção, defina o Tipo de Ordem de Retrabalho e o número da mesma.
Não será possível informar quantidade para a Ordem de Retrabalho pois esse tipo de Ordem não gera produto acabado.
3.2.5 -> Relatórios
No Sistema de Controle de Estoque, acesse o menu Relatórios>Ordens de Produção>Extrato
3.2.5.1> Extrato da Ordem de Produção – RP 2
O Sistema não permitirá que seja impresso o Extrato da Ordem de Retrabalho de uma OP que ainda encontra-se em produção.
O sistema entende que por este tipo de OP ser do tipo que não gera acabado não terá um relatório exclusivo a ele. No entanto todos as matérias primas, mão de obra e outros custos serão considerados no extrato da OP principal, relacionada.
3.2.5.1> Extrato da Ordem de Produção Relacionada OD 5.
Esta OP principal (OD1) que foi relacionada com a Ordem de Produção – RE 1 de retrabalho acima descrita, tem seus apontamentos de maneira distinta, desta maneira não mantem relação com os apontamentos feito na Ordem de Produção – RE 1.
Perceba que os campos contornados em cor vermelha apesar do extrato não ser destinados a OP de retrabalho que neste caso é a RP1, são apresentados como nela foi apontado.
Os custos gerados então pela RP1 são considerados na OP principal, relacionada.
Neste caso o valor do custo total de fabricação de um ítem código 1000 solicitado na OD5 foi de R$ 1002,10.
Este custo é levado até o módulo de estoque no encerramento da OP5, quando então é informado a este módulo a entrada deste produto acabado.