ECD - Escrituração Contábil Digital
Para exportação para o ECD, não é necessário nenhuma mudança quanto à forma de escrituração e o usuário utilizará o sistema da mesma forma como vinha utilizando até o momento. Basta ser feita uma pequena parametrização: MANUTENÇÃO > EMPRESAS > PARÂMETROS ADICIONAIS DA EMPRESA: Foi criada uma “Aba” chamada “Informações ECD”, onde:
– Deverão ser preenchidos os campos com os dados da Empresa (CCM, NIRE, SUFRAMA);
– Os campos de “Período de Relacionamento com Participante” devem ser preenchidos no caso de matriz no exterior ou quando são empresas coligadas.
Também é necessária uma parametrização no Plano de Contas, onde é feito um vínculo entre a Conta Contábil utilizada no Sistema e a Conta do Plano de Contas Referencial.
No programa do ECD, em Ajuda, tem os Planos de Contas Referenciais. MANUTENÇÃO > PLANO DE CONTAS > REFERENCIAL:
– No campo “Cód Instituição Resp pelo Pl Ctas Referencial” deve ser preenchido o código do responsável pelo Plano de Contas;
– No campo “Conta Contábil”, inserir a Conta Contábil atual;
– No campo “Código Cta de acordo com Pl Ctas Referencial”, inserir a conta contábil referencial, de acordo com o Plano de Contas Referencial.
Após feitas essas parametrizações, basta exportar para ECD. UTILITÁRIOS > EXPORTAÇÃO DADOS > ECD.
Na aba “Principal”, deverão ser preenchidas as informações ref. à Empresa. Na aba “Inf. Adicionais” são preenchidos os campos: “Número da Ordem” (número de ordem do Livro), “Natureza do Livro” (até onde vimos, seria o nome do Livro EX: Diário, Razão, etc) Na aba “Inf. Adicionais 2”, terão que ser vinculados os responsáveis (será buscado dos parâmetros).