Skip to main content

Cadastrando Notificação de Recebimento Futuro

CADASTRANDO NOTAS FISCAIS DE RECEBIMENTO FUTURO

Será disponibilizada na aba de Informações Gerais uma opção para informar se a nota fiscal é de Compra para Recebimento Futuro, se nos Parâmetros Adicionais da Empresa você assinalou que utiliza esta opção. Ela indica que as mercadorias adquiridas por esta nota fiscal não serão entregues no momento da compra, mas através de outra nota fiscal de remessa que será recebida futuramente e na qual será informado o número da nota fiscal de compra. Por exemplo:

Compra:

Cadastro uma notificação de Recebimento referente a nota fiscal nº 58 do fornecedor Empresa Model 2 - Indústria, dia 11/08, informo que a nota fiscal é para recebimento futuro. A aba Identificação da notificação de recebimento foi preenchida da seguinte maneira:

image.png

Observações:

1) Esta notificação de recebimento deve conter as informações de duplicatas a pagar e o Código Fiscal utilizado deverá Integrar as Compras para que os relatórios de últimas compras tenham seu custo líquido atualizado corretamente.

2) Se você utilizar Integração com o SSEstoque este código fiscal deverá conter as informações da integração, porque caso você tenha parametrizado que a exportação acontecerá pela nota fiscal de compra, os dados serão enviados para o estoque neste momento. Se a parametrização feita foi para que a atualização do estoque ocorra pela nota fiscal de remessa, o sistema não irá enviar os dados neste momento e sim quando for registrada a nota fiscal de remessa. porém o sistema irá acatar as informações de integração informadas no código fiscal da nota fiscal de compra, pois ele é quem terá também as informações de incidências de impostos.
Isto não descarta a necessidade do código fiscal de remessa também integrar o estoque.

3) Se você importa dados das ordens de compra e informou nos parâmetros adicionas da empresa que a baixa do saldo da ordem deverá ocorrer pela nota fiscal de compra, neste momento os saldos seriam atualizados. Do contrário, apenas no cadastro da nota fiscal de remessa é que o sistema iria atualizar os saldos das ordens de compra. Importante: você deverá também importar os dados da ordem de compra para a notificação de recebimento referente a nota fiscal de remessa para que o sistema consiga integrar os itens para a baixa de saldos.

Recebimento:

Quinze dias depois, recebo as mercadorias. Cadastro uma nova notificação de recebimento referente a nota fiscal de remessa nº 71, do mesmo fornecedor . Informo um código fiscal de operação remessa. É disponibilizado um campo onde posso informar o número da nota fiscal de recebimento futuro à qual esta remessa se refere. Informo o nº 58. A aba Identificação ficou da seguinte forma:

image.png

 

Observações:

1) Esta notificação de recebimento não conterá as informações de duplicatas a pagar, pois já foi cadastrado pela nota fiscal de compra e o Código Fiscal utilizado não deve Integrar as Compras para não existir duplicação de informações.

2) Se você utilizar Integração com o SSEstoque, este código fiscal deverá integrar o estoque se a informação nos parâmetros da empresa foi para que a atualização do estoque ocorra pela nota fiscal de remessa. Com isso neste momento o sistema irá atualizar os saldos do estoque. Quanto aos custos, o sistema irá verificar a incidência de impostos que ocorreu pelo cadastro da nota fiscal de compra, já que a nota fiscal de remessa não possui estas informações.

3) Se você importa dados das ordens de compra e informou nos parâmetros adicionais da empresa que a baixa do saldo da ordem deverá ocorrer pela nota fiscal de remessa, neste momento os saldos seriam atualizados. Porém é muito importante que você importe os dados da ordem de compra também para esta notificação de recebimento, para que o sistema faça a atualização de saldo corretamente.
Se você não importar a ordem de compra, os saldos não serão baixados.