Beneficiamento Externo - Custos Adicionais para o Estoque (sem utilização de Ordem de Beneficiamento)
Beneficiamento Externo – Custos Adicionais para o Estoque
(sem utilização de Ordem de Beneficiamento)
.
Caso sua empresa envie matéria-prima para um fornecedor realizar o beneficiamento externo de um novo produto, você deverá utilizar primeiramente um CFOP de Operação com Terceiros para o envio EFETIVO desta matéria-prima pra o Fornecedor.
.
.
.
Esse CFOP deverá fazer a integração com o Sistema Estoque
.
.
.
O Tipo de Documento cadastrado no CFOP para Vínculo com o Estoque deverá ser de Saída, Operação com Terceiros, Valorizável
.
.
.
.
Ao realizar o cadastro de uma Nota Fiscal de Saída para o Fornecedor que irá realizar o Beneficiamento Externo deverá ser utilizado o CFOP cadastrado anteriormente.
.
.
.
Na aba itens deverão ser cadastradas todas as matérias-primas enviadas para o Beneficiamento Externo.
.
.
.
No retorno da matéria-prima enviada ao Fornecedor, deverá ser utilizado um CFOP de Retorno de Industrialização
.
.
.
Para que o Sistema de entrada “SIMBÓLICA” do retorno da matéria-prima, quando da devolução do produto acabado, você deverá cadastrar no Estoque um Tipo de Documento de Entrada, Operação com Terceiro, Valorizável.
.
.
.
Para que o Sistema de saída “SIMBÓLICA” da matéria-prima (pois esta já foi consumida durante o processo de beneficiamento externo e não se encontra na empresa) você deverá cadastrar no Estoque um Tipo de Documento de Saída, Demais Documentos Internos, Valorizável.
.
.
.
Na aba Integração deverá ser utilizado um Tipo de Documento do Estoque para a realização da integração com o Sistema.
No campo “DOCUMENTO PARA OPERAÇÕES DE TRIANGULAÇÃO” deverá ser cadastrado o Tipo de Documento que será utilizado pelo Sistema de Estoque no momento de dar a saída SIMBÓLICA da matéria-prima (documento cadastrado anteriormente)
.
.
.
.
Ao Cadastrar a Notificação de Recebimento com o Retorno da matéria-prima que foi enviada anteriormente ao Fornecedor.
.
.
.
Quando for utilizado o CFOP de Retorno de Industrialização o Sistema apresentará a Tela para que seja Importada a Nota Fiscal de envio da matéria-prima para o Fornecedor, defina a Nota e clique em Ok.
.
.
.
Neste momento, na aba itens, poderão ser visualizadas todas as matérias-primas que foram enviadas anteriormente para o Fornecedor
.
.
.
Após o cadastro da nota fiscal de retorno da matéria prima serão gerados no Sistema de Estoque 3 (três) Movimentações para cada matéria-prima retornada.
1 – Saída da matéria-prima para a realização do Beneficiamento Externo
2 – Retorno Simbólico da matéria-prima do Beneficiamento Externo
3 – Saída Simbólica da Matéria Prima
.
.
.
Ao Cadastrar a Nota Fiscal da Entrada do Produto Acabado (Beneficiado) deverá ser utilizado um CFOP de Demais Operações.
.
.
.
Na aba Integração deverá estar integrado ao Sistema de Estoque com um Tipo de Documento de Entrada, Compra, Custo Médio.
.
.
.
.
Ao cadastrar a Notificação de Recebimento no Sistema de Compras, utilizando o CFOP cadastrado anteriormente.
.
.
.
Na aba itens será informado o Produto que foi Beneficiado (Manufaturado) em seu Fornecedor.
.
.
.
Ao Salvar a NR o sistema apresentará a tela dos Custos Adicionais para o Estoque.
Nesta tela deverá ser cadastrada o número e série da nota fiscal da Remessa da matéria-prima para o Fornecedor, em seguida deverá ser clicado no primeiro produto manufaturado e em seguida no Botão “Adicionar ao produto, itens relacionados a nota de remessa emitida”
.
.
.
Serão apresentadas todas as matérias-primas remetidas anteriormente para que seja realizado o rateio para o primeiro produto industrializado.
Para isso clique no Primeiro Produto Beneficiado e em seguida digite a Quantidade de matéria-prima retornada para o mesmo.
.
.
.
O mesmo procedimento deverá ser realizado para o segundo e terceiro produto industrializado.
.
.
.
.
Neste momento se acessarmos o Estoque verificaremos que o Custo foi Adicionado para o Produto Manufaturado.
.
.