Skip to main content

Parametrizando a Empresa

Essas informações são referentes somente à empresa que você está trabalhando ou inicializando agora. São estas configurações que determinarão a forma que o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive disponibilizando ou não alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível pode ser porque, de acordo com suas informações, a empresa não precisará dela. Para melhor funcionamento do sistema, não é recomendado alterar estas opções depois do início do uso, a não ser que esteja especificado o contrário na descrição do recurso.

O sistema Sistema de Custos e Formação de Preços exige a instalação do Sistema Folha de Pagamento, Sistema Controle de Estoque SSPPCP e Sistema Financeiro e será opcional a utilização do Sistema Controle de Compras e Sistema de Vendas e Sistema Livros Fiscais para o seu funcionamento devido as informações de custos dos produtos que estes sistemas controlam. Os elementos para cálculo dos custos vem da definição de: 

  • Estrutura de Produtos ou Lista de Componentes
  • Roteiro de Fabricação ou Sequencia Operacional

O sistema de custos tem dois momentos: 
1) Auxiliar na verificação do custo de um produto através da engenharia cadastrada para ele mais impostos, comissão e lucro para chegar ao Custo Padrão do produto que será praticado no setor de Vendas da empresa. Esta verificação é feita através dos orçamentos/formação de preços em conjunto com a análise da variação de custo deste produto no decorrer de um determinado período.


2) Acompanhar mês a mês a variação dos gastos envolvidos na composição do custo de um produto calculando sua variação e comparar com o Custo Padrão definido. 

Dados
Com Principais
estas duas informações, você terá parâmetros para reestruturar a engenharia de um produto, verificar o layout de produção da fábrica ou necessidade da definição de um novo custo padrão para o produto.


Parâmetros Adicionais da Empresa
Informações Gerais

  • Orçamento
    e
    Formação

    do

    Preço
    de

    Venda: Aqui você deverá informar as porcentagens que irão compor o custo dos produtos manufaturados a partir do Custo Direto de Produção apurado, levando em conta a Engenharia do Produto.

  • Porcentagem de lucro – Você deverá informar a porcentagem de lucro que será praticada pela empresa nos orçamentos.
  • Empresa Organizada em: Neste item você poderá informar os níveis de organização da sua empresa.

    Unidades de Negócio: Assinale este itemselecionar se suaa empresa estáé organizada em Unidades de Negócio.

    cio

    Células(mais de um departamento produtivo) ou Setores: Assinale este item se sua empresa está organizada em Células ou Setores.

    Setores

    (mais de um setor contendo diversas máquinas).

  • Número de dígitos utilizados : Informe quantos dígitos serão utilizados para os códigos de unidadesacordo decom negócios,a departamentos,parametrização célulasinformada ou setores e máquinas.acima. Por exemplo,exemplo:

- se suainformar empresaque utilizarutiliza apenas 1 dígitonível  para unidadesdepartamento, deserá negócios,possível cadastrar até 9 departamentos diferentes; 
- se informar que utiliza 2 dígitos para departamentos, 1 dígitoníveis para célulaslulas/setores, ouserá possível cadastrar até 99 células/setores diferentes. 
Esta configuração varia de acordo com a estrutura organizacional de cada empresa (a empresa pode ter apenas 1 departamento, 3 células, e 3diversas dígitosmáquinas em cada uma destas células).

image.png

Valorização dos Produtos/Tempo de Preparação

  • Número de últimas compras a serem consideradas para máquinas,a ovalorização: códigoInforme quantidade de unidadesdocumentos deque negóciosdeverão seriaser daconsiderados formapara 9,a verificação do preço de departamentoscompra 9.99,que deverá ser eleito na valorização.
  • Das últimas compras selecionadas considerar: Informe se dentre os documentos selecionados conforme o deitem célulasanterior, oudeverá setoresser seria 9.99.9 econsiderado o demaior máquinas seria 9.99.9.999.

    Roteiro por: Você poderá escolher se no roteiro da engenharia de produtos você irá informar o departamento, a célulaCusto ou a máquina.

    Média

    Localentre os Custos selecionados. -

  • Documentos que devem ser considerados para seleção das últimas compras: Você poderá definir quais documentos do Sistema Controle de EntradaCompras deverão ser considerados – A notificação de Recebimento, a Ordem de Compra ou ambos. No caso de ambos o sistema irá ordená-los por data e considerar o número de documentos indicado.
  • Critério para Cálculo do Tempo de Preparação: De acordo com a organização de sua empresa, informe se o Tempo de Preparação do roteiro de fabricação deverá ser considerado. Se sim, informe ainda de que forma ele deverá integrar o cálculo : Dividido pelo lote mínimo do produto acabado:principal Esseou parâmetroDividido define em que local será dada a entradad do produto acabado, no encerramento da Ordem de Produção: Local de Produção: A entrada será feita no local depela produção dohorária departamentoa associadocada ao produto. Principal Local de Armazenamento: A entrada será feita no principal local de armazenamento do produto, informado em seu cadastro. Outro: A entrada será feita no local informado na caixa de texto ao lado dessa opçoperação.

 image.png

OrdemImpostos
Nesta de Produção:

Início de Utilização no SSPPCP: Aquiaba você deverá informar oa mêscarga etributária ode ano em que o SSPPCP irá iniciar sua operação. Antesresponsabilidade da dataempresa. informadaEstas nãoalíquotas serão permitidosutilizadas na aba de Formação do Preço de Venda dos produtos manufaturados.

Se a empresa estiver inicializada no Sistema Livros Fiscais, a primeira vez que sevocê cadastreestiver Ordenscadastrando os parâmetros do Sistema de ProduçCustos e Formação de Preços, o sistema irá buscar as alíquotas dos impostos configuradas no Sistema Livros Fiscais. 

Informe:

  • Se a empresa é Optante do Simples Nacional
  • Alíquota dos Impostos de Serviço (ISS e INSS)
  • Alíquota da Contribuição Social (Alíquota Base e Alíquota do Imposto)
  • Alíquota do IRPJ (Alíquota Base e Alíquota do Imposto)
  • PIS (Regime de Apuração e queAlíquota)
  • realize
  • COFINS o Planejamento(Regime de Vendas, a Programação da ProduçApuração e GerencieAlíquota)
  • Ordens de Produção. A partir
  • Percentual da dataComissão
  • informada
não será mais possível cadastrar Ordens de Produção pelo SSEstoq. Isso será útil se você já possuir o SSEstoq com ordens de produção que ainda estão em aberto.

image.png

BaixaFormação de ComponentesPreços:
Nesta Vocêaba você poderá escolherinformar 3 novos campos cujo valor poderá influenciar antes ou depois da apuração dos impostos. Informando a descrição de cada campo automaticamente será habilitado o campo na tela de orçamento/formação de preços.

Se a alíquota for informada nessa tela automaticamente será considerada no cadastro do orçamento/formação de preços.

Ainda você poderá optar por calcular os valores dos campos adicionais 2 e 3 sobre o campo adicional 1, ou seja, selecionando esta opção o valor do campo adicional 1 será somado ao Sub Total e sobre esse valor será aplicada a alíquota do campo adicional 2. 

image.png

Integração
Se a sua empresa estiver inicializada no Sistema de Vendas e no Sistema Controle de Estoque, você deverá informar na aba Valorização dos Produtos/Tempo de Preparação os critérios para integração das informações entre o Sistema Custos e Formação de Preços e a tabela de preços do Sistema de Vendas ou o Orçamento.

  • Você deverá informar se quando o Custo Padrão do Produto for alterado, se o sistemapreço fazda tabela de Preços do Sistema de Vendas também deverá ser alterado.
  • Informe também qual dos valores da Formação de Preços deverá ser exportado e qual Preço no Sistema de Vendas receberá este valor.

Dessa forma a baixatabela de componentespreços manualmentedo Sistema de Vendas será recalculada a partir do novo Custo Padrão definido.

image.png

Se você utilizar o Sistema Financeiro, poderá definir:

  • se o valor das despesas rateado por Centro de Custo informado nos lançamentos de Contas a Pagar deverão ser considerados para compor o cálculo do Custo da Estrutura da Organização.
  • Os documentos com vencimento dentro do mês/ano serão alimentados no Sistema de Custos e Formação de Preços como por analogia aos documentos de provisão do Contas a Pagar do mês/ano, ou naseja, entradaesses dovalores produtoque acabado,compõe automaticamente.o SeSistema aCustos opçe Formação nade entradaPreços dosão produto acabado for selecionada,baseados sempre queno mês/ano anterior.
    Na integração com os orçamentos você fizertambém umpoderá apontamentodefinir qual dos valores da formação de produçãoPreços o sistema gerará automaticamente a baixa das matérias-primas. Caso contrário, você(Protótipos) deverá fazerser aassumido baixano manualmenteorçamento, acessandolembrando oque, menuapenas Movimentação/Remessaas Formações de Matéria-Prima.Preços de Protótipos poderão ser importadas para os Orçamentos no Sistema de Vendas.

image.png

GeraTambém numeraçãopoderá automaticamente:informar Oos sistema atribuirá um número sequencial para cada Ordemtipos de Produçãodocumento cadastradade saída de material utilizado no sistema.

Sistema

ConsideraControle refugosde comoEstoque partee integranteque da OP: Assinale essa opçãdeverão seser a quantidade em refugo for consideradaconsiderados no cálculo da quantidade encerrada da OP. Por exemplo se você tiver uma OP de 100 peças, encerrou 50 peças perfeitas e 10 peças com defeito, se esta opção estiver assinalada então a quantidade encerrada é de 60 peças, senão é de 50 peças.

Permite a efetivação de OPs sem saldo para todos os componentes: Assinale essa opção se você deseja permitir efetivar uma ordem de produção sem que todos os componentes do produto principal tenha saldo. Dessa forma, ao efetivar a ordem de produção será gerada automaticamente uma requisição de material para os componentes sem saldo. Se esta opção não estiver assinalada, não será permitida a efetivação de OPs sem que que todos os componentes do produto principal tenha saldo suficiente em estoque.

Utiliza Controle de Operações: assinale essa opção caso sua empresa deseja controlar as atividades "fronteiras", isto é, o sistema irá verificar se para conclusão de uma ordem as atividades assinaladas como fronteira estão concluídas. Assim você poderá obrigar que determinadas operações dentro do sistema sempre sejam apontadas. Veja mais Informações em Cadastrando Atividades.

Tempo de Atividades Engenharia: o usuário poderá escolher se o tempo de Atividades da Engenharia irá ser informado em décimos de horas ou em horas. Por exemplo, se o tempo a ser informado for de uma hora e meia, se estiver parâmetrizado que utiliza o tempo em décimos de horas irá ser inserido 1,5. Caso contrário, se o tempo de Atividade da Engenharia estiver parâmetrizado em horas(Segundos), uma hora e meia será informado 01:30:00. Uma vez cadastrada uma engenharia e seus tempos de Atividade, essa opção será desabilitada impedindo o usuário de alterá-la.

Definição dos Lotes das Matérias Primas:

Esta parametrização definirá em que momento você informará os lotes das matérias-primas que serão utilizadas na produção. Ele poderá ocorrer em dois momentos diferentes:

Na primeira alteração de status da Ordem de Produção: indicando que ao efetivar uma ordem de produção, ou na primeira mudança de status que ocorrer com a ordem, o sistema irá solicitar os lotes de todas as matérias primas que estarão envolvidas na manufatura deste produto.

Na Transferência das Matérias Primas pelo almoxarife quando a ordem de produção está com status "Em Produção" : Dessa forma, até que o status da ordem de produção esteja "Em Produção", o sistema não irá solicitar nenhum lote para as matérias-primas envolvidas na manufatura do produto. Os lotes serão informados no SSEstoque pelo almoxarife na tela de Lista de Materiais quando esta matéria-prima for fisicamente transferida para a produção, onde poderá ser informado parte dos lotes dos produtos ou todos os lotes conforme a necessidade de sua empresa.

Importante: Mesmo que a parametrização seja para informar os lotes das matérias-primas quando a ordem já estiver em produção, o saldo dos componentes na efetivação da ordem ou na primeira alteração de status que ocorrer, será verificado considerando o que já está reservado (mesmo sem lotes) e o que ainda tem em estoque.

Informações Adicionais

 

Tipo de Ordem de Produção Padrão: Você poderá informar o Tipo de OP que será utilizado como padrão no cadastro das Ordens de Produção. A informação de conteúdo nesse campo é opcional. Ele somente auxiliará no cadastro das Ordens de Produção. Para mais informações sobre o cadastro de um novo Tipo de OP, veja o ítem Cadastrando Tipos de Ordem de Produção.

MRP - Tipo de OP para efetivação de OPs Planejadas: você deverá informar qual o tipo de OP que será utilizado quando uma ordem planejada for efetivada.

Demanda de Produção: Tipo de OP usado para cadastrar Ordens de Produção para produtos com tipo de fabricação "Sob Demanda de Produção". Para mais detalhes veja o tópico Cadastrando Produtos.

Controla Revisão dos Documentos de Produção: Assinale essa opção para habilitar o cadastro de revisão dos documentos de produção. Para mais detalhes veja Cadastrando Revisões para os Documentos de Produção.

Produção sob Encomenda:

Utiliza Produção sob Encomenda: Essa opção somente estará disponível caso sua empresa também utilize o SSVendas. Se estiver assinalada, ao cadastrar ou aprovar um pedido (caso sua empresa controle aprovação de pedidos) no SSVendas automaticamente será gerada no SSPPCP uma ordem de produção aprovada para o produto e seus componentes semi-acabados.

Considera saldo dos acabados na geração das Ordens de Produção: Se esta opção estiver assinalada, o processo de geração de Ordens de Produção sob encomenda irá verificar se existe saldo em estoque para os manufaturados, e gerar as OPs apenas com a quantidade faltante. Caso contrário, serão geradas OPs com a quantidade total, desconsiderando o saldo em estoque, incluindo saldos negativos. 

Considera saldo dos semi-acabados na geração das Ordens de Produção: Se esta opção estiver assinalada, o processo de geração de Ordens de Produção sob encomenda irá verificar se existe saldo em estoque ou OPs em andamento para os componentes semi-acabados, e gerar as OPs apenas com a quantidade faltante. Caso contrário, serão geradas OPs com a quantidade total, desconsiderando o saldo em estoque e Ordens de Produção em andamento.

Tipo de OP para produção sob encomenda: você deverá informar qual o tipo de OP que será utilizado para as OP's produção sob encomenda. E utilizando Beneficiamento Interno, você deverá informar qual o tipo de OP que será utilizado para as OP's produção sob encomenda de Beneficiamento Interno

Produção sob encomenda de Beneficiamento Externo: Tipo de OP usado na geração Ordens de Beneficiamento Externo sob encomenda.

Beneficiamento:

Utiliza Beneficiamento externo: Esta opção deve ser assinalada se você desejar controlar o envio de produtos para serem industrializados por outra empresa, gerando ordens de produção específicas para este tipo de manufatura. Esta opção estará habilitada somente se você utilizar o SSCompras, o SSVendas e nos Parâmetros Adicionais da Empresa no SSEstoq deverá estar assinalado que utiliza controle de estoque envolvendo terceiros com a operação com terceiros iniciando-se na saída ou em ambos.
Importante: Esta opçComposição do sistemaCusto estaráda desabilitadaEstrutura seda você já possuir alguma engenharia cadastrada no sistema que contenha um componente que seu grupo indique que ele se trata de um serviçOrganização. Essa validação se faz necessária pois o beneficiamento externo está ligado a necessidade de se incluir na engenharia do produto, que passará por este processo, um componente que seja um "Serviço de Terceiros". Mas se você já possuir alguma engenharia desse tipo antes de parametrizar o sistema para utilizar Beneficiamento Externo, o sistema não fez para esta engenharia as validações necessárias a este recurso. Você terá que eliminar esta engenharia, parametrizar o sistema e cadastrá-la novamente.

 

Tipo de OP para efetivação das OPs de Beneficiamento externo planejadas: se você utilizar beneficiamento externo, você deverá informar qual o tipo de OP que será utilizado quando uma ordem de beneficiamento planejada for efetivada.image.png

Tipo de Documento para entrada de matéria-prima para industrialização (Beneficiamento): este campo estará disponível para que você cadastre o tipo de documento que será utilizado quando sua matéria-prima enviada para beneficiamento externo retornar , simbolicamente ou efetivamente, a empresa.

Utiliza Beneficiamento Interno (Industrialização sob encomenda) / Remanufatura : Assinale esta opção se sua empresa, ao contrário do Beneficiamento Externo, recebe matéria-prima de terceiros para industrialização ou remanufatura.
Importante : para utilizar este recurso você deverá ter cadastrado também um Local para os produtos que seja do Tipo "Virtual de Terceiros", para a finalização das operações com a matéria-prima vinda de terceiros. Veja mais informações em Trabalhando com Beneficiamento Interno/Remanufatura.

Grupo de Empresas

Controla agrupadamente empresas coligadas ou Matriz/Filial: se você possuir mais de uma empresa com estabelecimento único ou possuir uma matriz e filiais e deseja que, por exemplo, o estoque mínimo, pedidos do SSVendas, etc; seja controlado agrupadamente, então assinale essa opção.

Nome do Grupo das Coligadas: se você assinalou que controla agrupadamente empresas coligadas e o tipo de estabelecimento de suas empresas for único, então você deverá informar o nome do grupo das coligadas. Para maiores informações sobre o cadastro de Grupo de Empresas, veja o ítem Realizando Operações por Grupoupo de Empresas.