Apuração do Custo e Formação de Preço
Processos realizados no Sistema de Custos e Formação de Preços
Necessário a utilização do Sistema FP, CE, FN
1) PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA DE FOLHA DE PAGAMENTO
O Sistema Folha de Pagamento deverá estar definido para utilização de centro de custo com a mesma estrutura dos demais sistemas.
Os centros de custos devem ser cadastrados para todas as estruturas.
Temos 04 centros de custos que estão sendo utilizados nesta base de dados e utilizaremos 3 deles na geração da folha de pagamento
Para que o Sistema entenda que as informações da Folha de Pagamento devem fazer parte do custo, basta que o Sistema de Folha esteja instalado na mesma base que o Sistema de Custos e que o Sistema de Custos esteja inicializado na empresa a ser utilizada.
Os funcionários devem ser cadastrados colocando-se o centro de custo ao qual o mesmo pertence.
Funcionário Código 165 - Centro de Custo Administrativo - 131
Funcionário Código 280 - Centro de Custo Direto de Produção para Rateio1Rateio 1 - 232
Funcionário Código 385 - Centro de Custo Indireto de Produção - 33
Funcionário Código 91 - Centro de Custo Direto de Produção para Rateio 2 - 334
Funcionário Código 4 - Centro de Custo INDIRETO de Produção para Rateio2 - 4
Os parâmetros para os cálculos devem ser cadastrados no menu Movimentação/Taxas de leis Sociais e Riscos de Trabalhos (esse menu só será habilitado se o Sistema de Custos estiver inicializado)
O usuário deverá definir o mês de referência (será sempre o mês anterior ao que será realizada a composição do custo) e preencher as informações de acordo com o Centro de Custo, Código do Cargo ou Funcionário.
De acordo com as informações cadastradas nos campos valores de referência para fórmulas o sistema automaticamente criará a fórmula para o custo da Folha de Pagamento.
Obs: os campos dias mês, dias férias, dsr-feriado, dias afastados, dias licença, dias faltas são baseados no mês de referência (*)
1) Funcionário 165 (cadastre corretamente o campo Centro de Custo e Código do Cargo do funcionário)
2) Funcionário 280 (cadastre corretamente o campo Centro de Custo e Código do Cargo do funcionário)
3) Funcionário 385 (cadastre corretamente o campo Centro de Custo e Código do Cargo do funcionário)
4) Funcionário 491 (cadastre corretamente o campo Centro de Custo e Código do Cargo do Funcionário)
Para apuração do custo será levado em consideração sempre o mês anterior ao mês apurado, por exemplo, se estamos apurando o custo de AGOSTO/junho/2024 o sistema levará em consideração o custo da folha de pagamento do mês de JULHO/maio/2024
Em seguida deverá ser gerado os holerites de pagamento dos funcionários
Em seguida, deverá ser acessado o menu Movimentação/Rotinas Mensais/Taxas de Leis Sociais e Riscos do Trabalho/Cálculo do custo-Mão de obra/Manutenção
Clique na seta avança e em seguida no botão “Geração”
Informe corretamente o mês e ano em que a geração do custo será realizada
Lembrando que deverá ser o mês e ano anterior a apuração que será realizada no Sistema de Custos e Formação de Preços
Clique em OK
Funcionário 165
Centro de Custo 131
Funcionário 280
Centro de Custo 232
Funcionário 385
Centro de Custo 333
Funcionário 491
Centro de Custo 434
Para verificar como o sistema chegou nos 19,23%37,22% de Leis Sociais acesse o menu Relatórios/Taxas de leis Sociais e Riscos do Trabalho
Para visualização poderá ser utilizado o menu Relatórios/Relação Cálculo do Custo-custo-Hora da Mão de Obra
Funcionário 65
Centro de Custo 31
O cálculo será realizado para todos os funcionário e o relatório demonstrará um a um dos funcionários
2) PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA CONTROLE DE COMPRAS
Não será obrigatória a utilização do Sistema de Compras, pois poderá ser utilizada as movimentações que foram geradas no Sistema Controle de Estoque
Nos Parâmetros da Empresa deve estar cadastrado que utiliza centro de custo.
Assim que for definido a estrutura de Centro de Custo em um dos Sistema, quando informar em outro sistema que também utilizará Centro de Custo, automaticamente a estrutura ficará definida.
Observação 1: O cadastro do centro de custo já foi demonstrado acima, no sistema de folha de Pagamento
Observação 2: Integração com estoque
Deverá ser cadastrado produtos comprados para produção (matéria prima ou componente do produto manufaturado)
Observação 1:
No cadastro desses produtos, na primeira aba, deverá ser informado a que grupo o mesmo pertence, e nesse grupo deverá estar assinalado qual a forma de valorização de produtos (Custo Médio, Custo de Reposição a Valor Presente ou Últimas Compras).
É extremamente importante a definição da forma de valorização dentro do grupo de produto; só assim o sistema entenderá como deve ser apurado o custo para aquele produto.
O Sistema possui 3 formas de apuração de custos:
Custo Médio – Onde o sistema irá buscar o custo médio do produto no sistema Sistema Controle de EstoqueSEstoque no mês imediatamente anterior ao definido no sistema de Custos.
Para isto é necessário que a empresa tenha o Sistema Controle de Estoque.
O Custeio de Produtos deve ser realizado para que o sistema de custos tenha este valor atualizado.
Reposição a valor presente – estes produtos sempre deverão ter seus custos verificados no mercado, isto é, através de uma consulta ao seu fornecedor é que estes produtos terão um novo custo; sem esta cotação o sistema apenas irá repetir de um mês para outro a última atualização feita.
Lembrando que o sistema irá levar para os meses seguintes a data em que foi feita esta consulta, até que uma nova informação ou atualização do custo seja inserida no sistema.
Observação:
Esta opção de valorização tem uma particularidade; informando o Custo do Produto no Mercado você poderá definir também quais créditos de impostos que serão recuperados para que o sistema já calcule o valor a ser praticado no mês
Últimas Compras – Essa valorização consiste em verificar as últimas compras efetuadas para o produto e considerar a maior delas ou a média entre elas para o novo custo do produto.
Será informado nos parâmetros adicionais da empresa do Sistema de Custos e Formação de Preços, a quantidade de últimas compras e a forma de eleger a última compra que está registrada no Sistema Controle de Compras.
Cadastro do Produto
Ao cadastrar a notificação de recebimento (entrada de um produto comprado), o sistema através da integração com o CFOP alimentará o saldo do produto no estoque.
3) PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA CONTROLE DE ESTOQUE
Nos Parâmetros Adicionais da Empresa do Sistema de Estoque deve estar cadastrado que controla Ordens de Produção.
Assim que assinalar que utiliza centro de custo, sistema acatará a mesma estrutura dos demais sistemas.
Deverão ser cadastrados os Produtos Manufaturados.
Observação 1:
O Cadastro do Grupo do Produto e o tipo de valorização já foi demonstrado no Sistema de Compras, a descrição do grupo não influencia nos cálculos
Observação 2:
No cadastro desses produtos, na primeira aba, deverá ser informado a que grupo o mesmo pertence, e nesse grupo deverá estar assinalado qual a forma de valorização de produtos.
Observação 3: a forma de valorização geralmente será valorização por custo médio, pois não haverá compra para o mesmo e também não haverá valorização por valor presente.
Deverá ser Cadastrada a Engenharia do Produto.
Além do produto principal e dos componentes, poderá ser informado o roteiro de fabricação; basta informar uma atividade e o tempo necessário de execução da mesma.
Quando foi cadastrada a Notificação de Recebimento no Sistema Controle de Compras, devido a integração com Sistema Controle de Estoque (através do tipo de documento cadastrado no CFOP utilizado), automaticamente foi realizado a entrada do produto comprado (matéria prima ou componente) no estoque.
Deverá ser cadastrada uma OP para o produto manufaturado.
Observação: Na apuração do custo serão consideradas as Ordens de Produção com remessas de matéria prima cadastradas no mês anterior à apuração do custo. Neste exemplo, como iremos apurar o custo de junho, a Ordem de Produção e a remessa de matéria-prima serão do mês de maio.
Deverá ser feita a remessa da matéria Prima para a ordem de produção (documento tem de ser de saída); serão levadas em consideração as remessas feitas no mês anterior ao da apuração do custo.
É importante que essa remessa de matéria prima seja informada nos Parâmetros Adicionais da Empresa do Sistema Custos e Formação de Preços.
Para o cadastro da Remessa de Matéria Prima, acesse no Sistema Controle de Estoque o menu Movimentação>Movimentação Simples
Como iremos apurar o custo do mês de junho/2024, a remessa de matéria-prima será no mês de maio/2024.
A Remessa será feita do produto (comprado) cadastrado na Notificação de Recebimento e que foi realizado entrada automaticamente no estoque.
Será obrigatório o preenchimento do campo Centro de Custo, que deverá ser Direto de Produção.
IMPORTANTE
Se a empresa precisar remeter para a ordem de produção material de consumo (materiais que não fazem parte da engenharia do produto), como por exemplo, ferramentas de usinagem utilizadas nas máquinas) este produto deverá estar cadastrado na tabela de produtos, e também com um grupo de produtos vinculado.
Será necessário dar a entrada desses produtos no Sistema Controle de Estoque
Em seguida faça a remessa deste item, utilizando um Tipo de documento de Saída para Produção.
Como iremos apurar o custo do mês de AGOSTO/junho/2024, serão consideradas as remessas de material de consumo do mês de JULHO/maio/2024. Deverá ser informado um centro de custo direto.
Também poderá ser feito o apontamento de mão de obra da ordem de produção, definindo qual o técnico que trabalhou na OP e o horário trabalhado; como no cadastro deste técnico temos a informação do valor da hora do mesmo, o sistema conseguirá apurar o valor da mão de obra utilizada na OP.
Para cadastro do Operador acesse no Sistema Controle de Estoque, o menu Manutenção>Tabela>Ordens de Produção>Técnicos Operadores
Defina corretamente o Centro de Custo ao qual o Operador está vinculado e o valor da Hora do mesmo
Quando o folha de pagamento estiver habilitado na base, as informações referentes ao cadastro do técnico/funcionários deverão ser importadas do folha.
Observação:
Como já temos a apuração do custo da folha de pagamento e leis sociais, quando fizermos o apontamento de mão de obra para a OP , o valor da hora não ficará dobrado
Se você utiliza o Sistema de Planejamento e Controle de Produção terá de mudar o Status da OP para em Produção para conseguir cadastrar o Apontamento de Mão de Obra
Para realizar o Apontamento de Mão de Obra, acesse o menu Movimentação>Apontamento de Mão de Obra
Informe:
- Data (deverá ser o mês imediatamente anterior a apuração do Custo
- Código do Técnico
- Departamento
Refazer, usando PPCP não consegui fazer o cadastro por causa da atividade de fronteira
- Tipo de Ordem de Produção
- Número da Ordem de Produção
- Código da Atividade desenvolvida pelo operador para aquela OP, na hora definida
- Hora Inicial
- Hora Final
- Quantidade Produzida
Para o cadastro da Atividade você deverá informar se o Tipo é Produtiva ou Improdutiva e informar também o Valor do Custo daquela Atividade
Após estes processos, a ordem de produção poderá ser encerrada; neste exemplo, o encerramento será no mês de maio/2024, pois iremos apurar o custo do mês de junho/2024.
ainda não encerrei por causa do apontamento de mão de obra
informe:
- Tipo de OP
- Número da OP
- Enceramento (parcial ou total)
- Data e hora do encerramento
- Quantidades Produzidas perfeita
- Centro de Custo
Além dos custos diretos, provavelmente existirão produtos que geram custos indiretos na produção, como por exemplo, lubrificante, ou óleo para os equipamentos.
O produto deverá ser cadastrado da mesma forma que nos exemplos anteriores e antes do encerramento da OP esses produtos também deverão ser remetidos para a Ordem de Produção.
Poderá também ser cadastrado um centro de custo do tipo indireto de produção. Neste caso, poderá ser utilizado um centro de custo indireto, que não possui rateio com centro de custos diretos.
Em seguida poderá ser cadastrada a aquisição dos produtos indiretos de produção, pode ser diretamente no Sistema Controle de Estoque ou no Sistema Controle de Compras.
Não esquecer de cadastrar o centro de custo do produto.
4) PARAMETRIZAÇAO DO SISTEMA FINANCEIRO
Assim que assinalar que utiliza centro de custo, sistema acatará a mesma estrutura dos demais sistemas.
No Cadastro das despesas serádeverá considerada a opção definida no Sistema de Custos e Formação de Preços, se forser definido que as despesas não irão compor o cálculo dos custos da estrutura da organização, o Sistema não irá permitir que seja informada no cadastro da despesas que Compõe.
Em seguira você deverá definir quais as despesas que integrarão a Composição do Custo da Estrutura da Organização.
Quando for cadastrado um contas a pagar, deverá na aba desdobramento de receitas/despesas ser definida a qual despesa e qual centro de custo aquele contas a pagar será atribuído, se o Contas a Pagar foi cadastrado através da integração do Sistema Controle de Compras com o Sistema Financeiro essa informação já foi cadastrada na Notificação de Recebimento.
Lembrando que os documentos considerados NÃO verificarão as movimentações do mesmo (levará em conta a data de vencimento, independente de haver ou não baixa para o mesmo)
Como iremos apurar o custo de junho/2024, serão levados em considerações o contas a pagar com vencimento em maio/2024.
Lembramos mais uma vez que o cálculo do custo do Sistema Financeiro será baseado na data de vencimento do contas a pagar, independente da conta ter ou não sido paga.
5) PARAMETRIZAÇAO DO SISTEMA DE CUSTOS
O sistema Sistema de Custos e Formação de Preços exige a instalação do Sistema Folha de Pagamento, Sistema Controle de Estoque SSPPCP e poderá ser utilizado o Sistema de Planejamento e Controle da Produção e Sistema Financeiro e será opcional a utilização do Sistema Controle de Compras e Sistema de Vendas e Sistema Livros Fiscais para o seu funcionamento devido as informações de custos dos produtos que estes sistemas controlam. Os elementos para cálculo dos custos vem da definição de:
- Estrutura de Produtos ou Lista de Componentes
- Roteiro de Fabricação ou Sequencia Operacional
O sistema de custos tem dois momentos:
1) Auxiliar na verificação do custo de um produto através da engenharia cadastrada para ele mais impostos, comissão e lucro para chegar ao Custo Padrão do produto que será praticado no setor de Vendas da empresa. Esta verificação é feita através dos orçamentos/formação de preços em conjunto com a análise da variação de custo deste produto no decorrer de um determinado período.
2) Acompanhar mês a mês a variação dos gastos envolvidos na composição do custo de um produto calculando sua variação e comparar com o Custo Padrão definido.
Com estas duas informações, você terá parâmetros para reestruturar a engenharia de um produto, verificar o layout de produção da fábrica ou necessidade da definição de um novo custo padrão para o produto.
Parâmetros Adicionais da Empresa
Informações Gerais
- Orçamento e Formação do Preço de Venda: Aqui você deverá informar as porcentagens que irão compor o custo dos produtos manufaturados a partir do Custo Direto de Produção apurado, levando em conta a Engenharia do Produto.
- Porcentagem de lucro – Você deverá informar a porcentagem de lucro que será praticada pela empresa nos orçamentos.
- Empresa Organizada em: Neste item você poderá selecionar se a empresa é organizada em Unidades de Negócio (mais de um departamento produtivo) ou Células ou Setores (mais de um setor contendo diversas máquinas).
- Número de dígitos utilizados : Informe quantos dígitos serão utilizados de acordo com a parametrização informada acima. Por exemplo:
- se informar que utiliza apenas 1 nivel para departamento, será possível cadastrar até 9 departamentos diferentes;
- se informar que utiliza 2 niveis para celulas/setores, será possível cadastrar até 99 celulas/setores diferentes.
Esta configuração varia de acordo com a estrutura organizacional de cada empresa (a empresa pode ter apenas 1 departamento, 3 células, e diversas máquinas em cada uma destas celulas).
Valorização dos Produtos/Tempo de Preparação
- Número de últimas compras a serem consideradas para a valorização: Informe quantidade de documentos que deverão ser considerados para a verificação do preço de compra que deverá ser eleito na valorização.
- Das últimas compras selecionadas considerar: Informe se dentre os documentos selecionados conforme o item anterior, deverá ser considerado o maior Custo ou a Média entre os Custos selecionados. -
- Documentos que devem ser considerados para seleção das últimas compras: Você poderá definir quais documentos do Sistema Controle de Compras deverão ser considerados – A notificação de Recebimento, a Ordem de Compra ou ambos. No caso de ambos o sistema irá ordená-los por data e considerar o número de documentos indicado.
- Critério para Cálculo do Tempo de Preparação: De acordo com a organização de sua empresa, informe se o Tempo de Preparação do roteiro de fabricação deverá ser considerado. Se sim, informe ainda de que forma ele deverá integrar o cálculo : Dividido pelo lote mínimo do produto principal ou Dividido pela produção horária a cada operação.
Impostos
Nesta aba você deverá informar a carga tributária de responsabilidade da empresa. Estas alíquotas serão utilizadas na aba de Formação do Preço de Venda dos produtos manufaturados.
Se a empresa estiver inicializada no Sistema Livros Fiscais, a primeira vez que você estiver cadastrando os parâmetros do Sistema de Custos e Formação de Preços, o sistema irá buscar as alíquotas dos impostos configuradas no Sistema Livros Fiscais.
Formação de Preços
Nesta aba você poderá informar 3 novos campos cujo valor poderá influenciar antes ou depois da apuração dos impostos. Informando a descrição de cada campo automaticamente será habilitado o campo na tela de orçamento/formação de preços.
Se a alíquota for informada nessa tela automaticamente será considerada no cadastro do orçamento/formação de preços.
Ainda você poderá optar por calcular os valores dos campos adicionais 2 e 3 sobre o campo adicional 1, ou seja, selecionando esta opção o valor do campo adicional 1 será somado ao SubTotal e sobre esse valor será aplicada a alíquota do campo adicional 2.
Integração
Se a sua empresa estiver inicializada no Sistema de Vendas e no Sistema Controle de Estoque, você deverá informar na aba Valorização dos Produtos/Tempo de Preparação os critérios para integração das informações entre o Sistema Custos e Formação de Preços e a tabela de preços do Sistema de Vendas ou o Orçamento.
- Você deverá informar se quando o Custo Padrão do Produto for alterado, se o preço da tabela de Preços do Sistema de Vendas também deverá ser alterado.
- Informe também qual dos valores da Formação de Preços deverá ser exportado e qual Preço no Sistema de Vendas receberá este valor.
Dessa forma a tabela de preços do Sistema de Vendas será recalculada a partir do novo Custo Padrão definido.
Se você utilizar o Sistema Financeiro, poderá definir:
- se o valor das despesas rateado por Centro de Custo informado nos lançamentos de Contas a Pagar deverão ser considerados para compor o cálculo do Custo da Estrutura da Organização.
- Os documentos com vencimento dentro do mês/ano serão alimentados no Sistema de Custos e Formação de Preços como por analogia aos documentos de provisão do Contas a Pagar do mês/ano, ou seja, esses valores que compõe o Sistema Custos e Formação de Preços são baseados sempre no mês/ano anterior.
Na integração com os orçamentos você também poderá definir qual dos valores da formação de Preços (Protótipos) deverá ser assumido no orçamento, lembrando que, apenas as Formações de Preços de Protótipos poderão ser importadas para os Orçamentos no Sistema de Vendas.
Também poderá informar os tipos de documento de saída de material utilizado no Sistema Controle de Estoque e que deverão ser considerados no cálculo da Composição do Custo da Estrutura da Organização.
Deverá estar sempre previamente cadastrado:
- Os parâmetros dos produtos
- Os clientes e interessados
- Os produtos da empresa
- A engenharia dos produtos
Para realizar a Valorização dos produtos automaticamente , deverá ser acessado o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Geração Automática.
A valorização dos produtos consiste em mês a mês o sistema atualizar o custo real dos produtos da empresa para:
- Uma análise gerencial da variação dos custos das matérias primas.
- Atualizar o Custo Real dos produtos manufaturados através da valorização do custo das matérias primas.
A geração automática da valorização dos produtos consiste em atribuir um custo atualizado para o produto respeitando o tipo de valorização que foi informado no Grupo deste produto. Lembrando que, para o Custo Médio e Últimas Compras o sistema irá sempre verificar os períodos anteriores ao definido no sistema de custos.
No Caso do Custo Médio caso o Sistema Controle de Estoque tenha iniciado suas operações no mesmo mês do Sistema Custos e Formação de Preços, os produtos receberão como custo o valor zero, já que não existe movimentações anteriores ao período definido.
Para a Valorização de Reposição ao valor presente o sistema irá repetir a última informação registrada no mês anterior para o produto até que no mês ativo o usuário informe um novo valor.
Os produtos que não tem grupo informado ou que no grupo não tenha sido informado a valorização, serão considerados como Custo de Reposição a Valor Presente.
Sempre que for definido um período ativo será questionado se deseja executar o processo de valorização caso não tenha sido feita antes. Não será possível fazer orçamentos sem que esta rotina tenha sido executada. Para executar esta rotina acesse o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Geração Automática.
Depois das informações cadastradas no Compras, Estoque, Folha de Pagamento e Financeiro podemos gerar o custo da empresa.
Para isso é necessário que:
- Sistema de Estoque seja realizado o Custeio
- Sistema de Custo seja realizada a Valorização de Produtos
Observação: Lembrando que serão levadas em consideração as informações do mês anterior aquele que está sendo valorizado (desta forma como as informações são do mês de julho, faremos a valorização em agosto)
A) Valorização de Produtos Automática
Para o calculo automático do custo acesse Movimentação/Valorização de Produtos/Geração Automática.
Se você não definir o tipo de valorização o Sistema irá apresentar mensagem
Valorização Custo Médio
Observação: temos 1 produtos cadastrados como sendo de valorização por custo médio
Se você acessar o Sistema de Controle de Estoque irá verificar que o Sistema de Custos e Formação de Preços, trouxe corretamente o valor do Custo Unitário do Produto Matéria Prima utilizada na Ordem de Produção
IMPORTANTE
Sendo que todos os produtos manufaturados serão mostrados em outro menu
Valorização Ultimas Compras
Se acessarmos o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Últimas Compras, conseguiremos visualizar o custo de todos os produtos que cadastramos como sendo de valorização por últimas compras.
cadastrar ultimas compras para outros produtos com grupo ultimas compras para exemplificar o calculo de ultimas compras (duas para o mesmo produto)
Valorização Reposição a Valor Presente
cadastrar um produto com grupo valor presente e fazer cotação para ele, depois exemplificar o calculo
Tenho cadastrado o Componente 1 do protótipo que foi cadastrado com Valorização por Reposição a Valor Presente.
Caso a empresa tenha Notificações de Compras de produtos com Valorização Reposição a Valor Presente, o Sistema calculará normalmente o Custo do mesmo.
Para que o Sistema busque a Cotação cadastrada no momento de gerar a Valorização, depois de ter sido feita a Valorização automática acesse o menu Movimentação/Valorização dos Produtos/Reposição a Valor Presente/Manutenção e clique no botão “copia cotação Sistema Controle de Compras”
Será apresentada a Tela para copiar a Cotação, clique no DLG e procure pela Cotação, em seguida clique em OK
O Sistema trará para a Valorização o valor da Cotação escolhida, no mês em que estou realizando a apuração do custo (mesmo mês do cadastro da Cotação)
Valorização de Produtos > Manufaturados
por enquanto, para o produto manufaturado, o sistema trouxe apenas o valor do custo da matéria prima 100,00 * 5 = 500,00, falta conseguir fazer o apontamento de mão de obra e a folha de pagamento trazer o custo para o manufaturado tambem
Custo Direto - Foram utilizados 5 Matérias Primas no valor unitário de R$ 100,00 = R$ 500,00
% Custo Indireto
Custo de Fabricação - R$ 500,00 pois não tivemos custos indiretos
% Margem de Contribuição
Custo Geral de Fabricação = R$ 500,00
Preço de Venda do Produto = R$ 892,06
Por enquanto o sistema calculou 10% de lucro em cima do custo
B) Composição dos Custos
Para calcular a Composição dos Custos, acesse o menu Movimentação>Composição dos Custos>Manutenção
Clique na seta Avança
Clique no botão para a geração do cálculo da composição do custo
Defina o período e clique em OK
Valorização Manufaturado
Se acessarmos o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Manufaturado
Conseguiremos visualizar o custo de todos os produtos que cadastramos como sendo Manufaturados.
Defina o Código do Produto Manufaturado
Para os Produtos Manufaturados o Sistema de Custos apresentou.
Custo = engenharia (1 componentes por produto fabricado na quantidade de 5 unidades) * R$100,00 = RS 2.500,00
Custo das 5 unidades = 500,00
Custo do Apontamento de Mão de Obra
Custo do Operador = R$ 20,00
Impostos
ISS 3% = (500,00 * 3%) = 15,00
INSS - 11% (500,00 * 11%) = 55,00
Base CSLL - 12% = 60,00 * aliquota do imposto 9% = 5,40 (1,08% do valor principal)
Base IRPJ 8% = 40,00 * alíquota do imposto 15% = 6,00 (1.2% do valor principal)
Pis 1,65% = 8,25
Cofins 7,60 = 38,00
Total do Custo de Impostos = 127,65
total em percentual = 25,53% (500,00 * 25,53% = 127,65
Total do Custo da Comissão 10,00% - 50,00
500,00 + 20,00 + 127,65 + 50,00 = 697,65
lucro 40% = 500,00 * 40% = 200,00
total com lucro 897,65
Para formação do preço
Outros Custos
Despesas Administrativas 3% = 15,00
Outras Despesas = 1% = 5,00
Despesas Operacionais = 2% = 10,00
total de Outros Custos/Despesas - 30,00
diferença 164,41 a maior
78,41% é o percentual aplicado sobre os 500,00 da compra da materia prima pra chegar no preço de venda
40% - lucro
30% - outras despesas
Custo Geral do Manufaturado -
Folha de Pagamento
Funcionário 65 (Administrativo)- 1000,00
Funcionário 80 (Custo Direto de Produção) - 2000,00
Funcionário 85 (Custo Indireto de Produção) - 3000,00
Funcionário 91 (Custo Direto de Produção) 4.000,00
Sistema Controle de Estoque
Custo Direto – R$ 500,00 (compra dos componentes da engenharia de produto)
Sistema Financeiro
duplic 123/00 - 10.000,00
Custo indireto (tenho produto PI e func indireto (não teve apontamento para ele) e não m apareceu no cálculo) dia 03/07 comprei 15 un a 3000,00 – unitário = 200,00 – no calculo de últimas compras (acima) o sistema tambem não fez calculo para o PI
Custo de Fabricação 30,00 – trouxe apenas a compra da matéria-prima porque não calculou o indireto ?
Margem de Contribuiçao – Nao veio nenhum percentual, verificar se nos parâmetros tem local para ser informado
Custo Geral de Fabricaçao – faltou custo indireto e margem de contribuição
Preço de Venda
0,33 – CSLL (12% - 9%)
0,36 – IR (8% - 15%)
0,50 – Pis (1,65%)
2,47 - Cofins (7,60%) - o correto seria 2.28
33,66 – o correto seria 33,47 (desconsiderando o indireto)
0,74 – comissão (2%) (ver o que compoe a base da comissão) coloquei CD,Imp,lucro
3,44 – Lucro (10%) (ver o que compoe a base do lucro) coloquei CD,Imp,comissão
37,84 – diferença para 38,16 = 0,32 deveria ser apenas a dif do cofins 0,19
diferença de 0,19
COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS
Se for verificado o menu Movimentação/composição do custo o sistema apresentará as informações da composição do custo da empresa
sendo:
1372,80 – custo da mão de obra direta (total da FP + leis sociais do mês anterior)
750,00 – total das despesas do mês anterior cadastrada no FN (apenas com custo direto)
40,00 – Material de consumo (remessas feitas no Ce no mês anterior com tipo de doc cad nos param
2162,80
O valor referente a Hora Mão de obra foi calculado na folha de pagamento, levando-se em conta o salário dos funcionários cadastrados com centro de custo direto de produção e as Leis Sociais.
.
O Valor das Despesas será calculado através do sistema financeiro, somando todos as contas a pagar cadastrados com centro de custo direto de produção e que tenham os vencimentos no mês anterior ao da apuração do custo.
O valor de material de Consumo (necessário o custeio no estoque) será composto da somatória das saídas referente às quantidades de Material de Consumo dos produtos no CE, conforme tipo de documentos informado nos Parâmetros Adicionais da Empresa na aba integração do Sistema custos, multiplicado pelo valor do custo calculado na valorização do produto no SSCustos.
O campo Custo Indireto será calculado apenas para os Centros de Custos do tipo Direto de Produção, pois conterá a soma dos valores dos campos Hora, Despesa e Material de Consumo provenientes dos Centro de Custo Indiretos de Produção relacionados ao Centro de Custo do tipo Direto de Produção, rateados por todos os Centros de Custo Diretos que estão relacionados ao Centro de Custo Indireto em questão.
Não calculou
Eu tenho custo indireto relacionado a custo direto de produção e não consegui gerar o valor
(02.02 centro de custo indireto relacionado ao centro de custo 01.01 direto de produção)
A soma dos campos Hora, Despesa, Material de Consumo e Custo Indireto será demonstrada no campo Total.
O último campo a ser calculado será o Custo Hora, lembrando que esse campo também somente será calculado se o Centro de Custo for do tipo Direto de Produção. Nele será somado os valores dos campos Hora, Despesa, Material de Consumo e Custo Indireto.
Verificar porque o valor total é igual custo hora
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Se for verificado o menu Movimentação/Margem de Contribuição
Os valores calculados em Composição dos Custos, referente aos Centros de Custos do tipo Administrativo serão utilizadas para compor a Margem de Contribuição no mês/ano, em Movimentação\Margem de Contribuição, lembrando sempre que, será de extrema importância a empresa estar definida no SSFolha, SSFinanc e SSEstoque, opcionalmente o SSPPCP, todos configurados para utilizar Centro de Custo, para que o sistema SSCustos considere automaticamente os valores referentes ao custo da Estrutura da Organização.
Desta forma é necessário que haja custo Administrativo na empresa, temos o centro de custo 04.04
Temos também holerite gerado para um funcionário cadastrado no centro de custo 04.04
Não calculou os valores
Custo Direto – Não sei, preciso que alguém me ajude a pensar
Custo indireto não relacionado a nenhum centro de custo direto (03.03) – tenho NFC de produto indireto não rateado na quantidade de 15 unidades no valor de 3000,00 – R$ 200,00 a unidade
Para compor a Margem de Contribuição serão somados os valores dos campos Hora, Despesa, Material de Consumo e Custo Indireto (Total do Custo Bruto) calculados para todos os Centros de Custo do Tipo Direto de Produção e também a soma de todos os valores calculados dos Centros de Custo do Tipo Indireto de Produção que não estão relacionados a nenhum Centro de Custo do tipo Direto de Produção divididos pela soma dos campos Hora, Despesa e Material de Consumo de todos os Centros de Custo do tipo Administrativo.
Valores Custos de todos os Centros de Custo Administrativos
Valores Custos de todos os Centros de Custos Diretos de Produção + Centros de Custos Indiretos que não tenham Centros de Custos Diretos relacionados
Lembrando que, esses valores poderão ser inseridos manualmente por mês/ano:
Não foi calculado nenhum valor para a Margem de Contribuição, verificar
depois que o valor for calculado anotar aqui como se chegou ao:
custo administrativo
custo direto
custo indiretos
% margem
CUSTO PARA A ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO
Acessando o menu Movimentação/custos da estrutura da Organização, você deverá informar o custo Hora Homem e o custo Hora Máquina da Estrutura da Organização definida e que irá compor o custo do Roteiro dos produtos dentro do orçamento.
O valor será atribuído sempre para o nível mais analítico da organização, desprezando sempre o nível máquina, caso ele exista.
Lembre-se que este custo deve conter os encargos dos funcionários, o custo dos materiais de consumo necessários ao funcionamento da célula ou departamento produtivo.
Outra opção para utilização desse item, consiste em você parametrizar a empresa no SSCustos ativando o cálculo dos valores que compõe os custos da estrutura da organização, para isso, acesse o item
Paramêtros Adicionais da Empresa, na aba Informações Gerais, assinale a opção Utiliza Cálculo da Composição do Custo, que estará habilitada somente se a empresa utilizar SSFolha, SSFinanc e SSEstoq.
Não achei essa opção no sistema, o que deixei de fazer ou fiz errado?
Serão considerados os valores Hora Custo gerados para os Centros de Custo do tipo DIRETO de Produção, pois é neles que foi definido o Critério para o Cálculo do Custo Hora, que são:
Cálculo do Custo Horas Máquina: A empresa deverá utilizar o SSPPCP para buscar os valores das horas por turno na estrutura da organização referente a cada máquina. Esse valor total de horas das máquinas que compõe a estrutura da organização será dividido pelo Valor Custo Hora e criará um registro no ano / mês de referência, alimentando o campo Custo Máquina.
NÃO ESTOU USANDO PPCP NA MINHA BASE
Cálculo do Custo Horas Homem: A empresa deverá utilizar o SSPPCP ou o SSEstoque assinalando que controla Ordem de Produção, a fim de buscar os valores referentes a horas por turno no cadastro de técnicos, lembrando que este estará relacionado a estrutura da organização que está diretamente relacionada ao Centro de Custo. Esse valor total de horas dos técnicos será dividido pelo Custo Hora e criará um registro no ano / mês de referência, alimentando o campo Custo Homem.
NÃO ESTOU USANDO PPCP NA MINHA BASE
Cálculo do Custo Horas Peças Produzidas: A empresa deverá utilizar o SSPPCP, pois os dados utilizados para os cálculos são provenientes das ordens de produção e dos apontamentos de encerramento das mesmas, referente a produto e a quantidade. Essa quantidade total será dividida pelo Custo Hora e será rateada entre os níveis mais analíticos da estrutura da organização, desconsiderando Máquina caso exista, já que o valor final está relacionado ao departamento. Também será criado um registro no ano / mês de referência, alimentando o campo Custo Homem.
NÃO ESTOU USANDO PPCP NA MINHA BASE
Observação:
Algumas considerações para o Item Cálculo Custo Horas Peças Produzidas:
1.) Considera o departamento e será rateado entre as subdivisões que compõe o mesmo, todas as subdivisões deverão conter o mesmo critério de cálculo definido no Centro de Custos relacionado, nesse caso, o sistema irá alertar o usuário na manutenção da estrutura da organização ao informar o Centro de Custo.
2.) O departamento considerado será o informado no Produto, e toda a relação com Centro de Custo atrelada a esse departamento, e não o informado na Ordem de Produção.
3.) As divisões da estrutura da organização serão consideradas no rateio final dos valores, se tiverem Custo Hora informado no mês / ano.
como chegou em 12,29 ??
CASÉ ME AJUDAR A MONTAR O ROTEIRO PARA QUE APAREÇA AQUI O CÁLCULO, ACHO QUE NÃO VAI DAR POIS TEM DE USAR PPCP
Lembre-se que este custo deve conter os encargos dos funcionários, o custo dos materiais de consumo necessários ao funcionamento da célula ou departamento produtivo
Custo Hora Homem
verificar por que deu 12,29, o custo da hora é 4,55 e foram utilizadas 3 horas na OP = 13,65
No help diz que o departamento será o cadastrado no produto e não da ordem de produção, onde é esse cadastro ??
CUSTO PADRÃO DOS MANUFATURADOS
Cadastrei manualmente para depois fazer a comparação do custo real com o custo padrão
ORCAMENTO / FORMAÇÃO DE PREÇOS
O orçamento prevê duas formas de cálculo do custo dos produtos de acordo com a sua concepção:
1. PROTÓTIPO
que representa um produto que ainda não existe na empresa, isto é, não tem uma engenharia de produtos previamente cadastrada, é apenas um projeto e se deseja definir quanto ele custaria se fosse fabricado ou vendido. Ele também auxilia a verificação de custos da produção sob encomenda quando a empresa atende as necessidades de cada cliente em particular.
Para este caso é possível copiar a engenharia de um produto existente, incluir itens novos ou alterar qualquer informação do Roteiro ou Engenharia do produto dentro do orçamento.
Na engenharia de um protótipo ainda, é possível incluir um componente protótipo informando apenas número do orçamento em que ele foi criado.
O Produto manufaturado (protótipo) NÃO deverá estar cadastrado no sistema
para geração do custo de um protótipo é necessário que os componentes que farão parte da engenharia do produto do protótipo estejam cadastrados no sistema CE.
Para geração o protótipo é necessário utilizar o sistema de vendas e cadastrar um orçamento para esse protótipo
quando inicializamos o sistema de vendas o sistema irá dar a mensagem
Acesse Manutenção/Tabelas/Adicionais Orçamentos-pedidos/situação e cadastre a Situação Interna do sistema.
Em seguida deverá ser cadastrado um Orçamento no sistema de vendas, para o Protótipo
Na aba itens não deve ser colocado código do produto (pois o protótipo ainda não estará cadastrado), e no campo Formação de Preços deverá ser definido “Solicitou”
Observação:
Existem 4 status para o campo Formação de Preços
No sistema de custos acesse Movimentação/Orçamento-Formação de Preços-Protótipo-Cadastra, Na aba Identificação, informe o cliente clique no DLG do campo Orçamento no SSVendas para buscar o orçamento cadastrado anteriormente, ao encontrar o orçamento selecione o item e clique em OK
Obs: Não esqueça de colocar a Data de Validade da Formação de custo
Na aba Engenharia do Produto defina o item e procure pelos componentes para fabricação do protótipo
Não trará automaticamente a engenharia do produto porque o protótipo (manufaturado) ainda não está cadastrado no sistema não tendo portando engenharia de produto para o mesmo
Na aba Roteiro, se houver coloque o roteiro de fabricação para compor o custo
CASÉ QUERO COLOCAR UM ROTEIRO PARA VER COMO FICA
Na aba Formação do Preço de Custo o sistema trará os valores que compõe o custo do protótipo
demonstrar como chegou no calculo:
Componentes da engenharia
Valor do Roteiro
custo de fabricação
aplicação custo indiretos
%margem de contribuição
custo Geral de fabricação
Na aba Formação do Preço de Venda o Sistema trará o preço de venda do protótipo, obedecendo as informações cadastradas nos parâmetros da empresa.
2% de comissão sobre preço de venda 1154,33 – 23,09
15% desp administrativas sobre preço de venda 1154,33 – 173,15
12% CSLL sobre preço de venda 1154,33 = base impostos 138,52 * 9% = 12,47
8% IRPJ sobre preço de venda 1154,33 = base imposto – 92,34 * 15% = 13,85
1,65% PIS sobre preço de venda 1154,33 – 19,05
7,60 COFINS sobre preço de venda 1154,33 – 87,73
RESUMO
Custo Geral de Fabricação 750,00
lucro (10%) 75,00
custo com lucro – 825,00 (750,00 + 75,00)
impostos 329,33
preço de venda – 1154,33 (825,00 + 329,33)
Após realizada a Formação de Preços, se voltar no sistema de vendas e editar o Orçamento cadastrado para o protótipo, mudar o campo Formação de Preços para Aprovado, colocar no campo o número da Formação de Preço e clicar no botão simula Preço de Venda, o sistema trará a tela de simulação, defina o preço a ser considerado no produto e clique em ok, desta forma o orçamento ficará com o preço de venda apurado pelo sistema de custo.
Abrir caso, Se abrir nova linha para colocar outro protótipo o sistema permite que se altere o valor unitário do protótipo já aprovado
2-Produto em linha-sob encomenda
Consiste em avaliar ou reavaliar os custos dos produtos produzidos pela empresa. Nele você não poderá alterar itens do Roteiro ou da Engenharia, apenas no que diz respeito a custo dos componentes ou custo da hora homem/máquina.
Neste caso o orçamento poderá também definir um novo custo padrão para o produto caso seja conveniente para a empresa.
Na aba Identificação cadastrar o novo orçamento/formação de preço deverá ser colocado o cliente e o código do produto, em seguida defina se atualiza custo padrão dos produtos manufaturados, e temos 2 botões, o primeiro para recarregar a engenharia de produto (caso a engenharia desse produto tenha sido alterada após o cadastro deste orçamento) e copia roteiro de outro produto em linha.
A segunda aba Engenharia de Produto conterá a engenharia já cadastrada para o produto selecionado na aba anterior, neste caso o sistema trouxe automaticamente o custo de 15,00 para o produto comprado e o mesmo foi alterado para 25,00
ver se tem rotina para quando alterar o preço de um componente da engenharia que o sistema altere para todas as engenharias cadastradas (pcusto e pvendas)
Particularidades:
1. Os Componentes da engenharia cuja valorização seja Reposição a Valor Presente terão a sua data de atualização na cor Verde, isto para que você verifique se será necessário refazer a consulta a seu fornecedor para atualizar o custo deste componente.
Se isso for necessário, você poderá clicar no campo de valor deste produto e o sistema automaticamente irá chamar um atalho para a tela de Reposição a Valor Presente para que você efetue a atualização do custo deste componente.
2. Os componentes da engenharia que são manufaturados estarão representados pela cor Azul. Neste momento você não conseguirá visualizar a estrutura deste produto, apenas o seu custo padrão que foi definido na tabela de Custo Padrão dos Manufaturados. O custo utilizado é o mais atual com data inferior ou igual ao orçamento que está sendo feito.
Caso seja necessário rever o custo deste produto você poderá dar duplo clique sobre ele e o sistema irá apresentar uma tela com os últimos custos deste produto sendo:
Custo Real Variação mensal - Apresenta as últimas valorizações deste produto.
Orçamentos - O sistema irá apresentar os últimos orçamentos deste produto sendo que você poderá visualizar qualquer um deles na integra ou mesmo neste momento já cadastrar um novo orçamento para este componente no intuito de atualizar o seu custo padrão que será utilizado dentro do orçamento.
A aba Roteiro contém a seqüência operacional para a fabricação do produto principal. E em cada atividade você tem o tempo necessário para o preparo da máquina e o tempo que a máquina levará para realizar essa atividade, o tempo necessário do funcionário para preparar o equipamento e o tempo que o funcionário levará para realizar essa atividade e o número de operadores necessários.
Com essas informações o sistema irá somar os tempos necessários para execuçaõ de cada atividade sendo que, primeiro irá verificar o tempo máquina e multiplicar pelo custo hora máquina, depois o tempo homem multiplicando pelo número de funcionários e multiplicar pelo custo homem. CUIDADO se você esquecer de definir o número de operadores na atividade, o valor do custo homem ficará igual a zero, mesmo com horas e valores cadastrados.
O custo hora homem e hora máquina para se chegar no custo final desta atividade o sistema irá obter da tabela de Custos da Estrutura da Organização que já deverá ter sido cadastrada anteriormente.
Caso a empresa utilize o sistema SSPPCP e seu roteiro for até o nível de máquina, esta informação estará disponível no Roteiro do Orçamento, porém o custo correspondente a esta máquina estará no nível anterior definido na Estrutura da Organização, como por exemplo na célula a qual pertence esta máquina, pois o sistema de Custos não terá informações para o nível de máquina
CASÉ GOSTARIA MUITO DE CADASTRAR UM ROTEIRO, VER SE COMO O PRODUTO JÁ ESTÁ CADASTRADO O ROTEIRO VIRÁ AUTOMATICAMENTE
Na aba Formação de Preço de Custo representa a formação do preço de custo do produto, onde após as informações de Custo da Engenharia de Custo de Roteiro para se obter o Custo Direto do produto, o sistema terá duas formas distintas de cálculo:
1.) O sistema irá considerar os percentuais informados nos Parâmetros Adicionais da Empresa para compor as seguintes custos:
Custo de Fabricação: O sistema irá aplicar no Custo Direto a porcentagem de Custo Indireto definida, e assim, somando-a ao Custo Direto vamos obter o Custo de Fabricação. Este custo representa o quanto a empresa gasta para fabricar o produto. Quando um produto manufaturado compõe a engenharia de um outro produto, este valor é que deverá ser considerado para composição do custo deste produto.
Custo Geral de Fabricação: Aplicando o percentual de Margem de Contribuição definida no Custo de Fabricação e somando-a ao Custo de Fabricação, obtemos o Custo Geral de Fabricação que representa o quanto o produto deve custar para suprir os gastos administrativos da Empresa em relação a ele.
2.) Se assinalado a opção Utiliza Cálculo da Composição do Custo, em Parâmetros Adicionais da Empresa o sistema irá considerar os valores gerados na Composição do Custo da Estrutura da Organização para compor o Custo de Fabricação, já trazendo do valor do custo Indireto embutido no Custo da fabricação, e também irá buscar o % da Margem de Contribuição no período na Manutenção de Margem de Contribuição, nesse caso, não serão considerados os percentuais dos Paramêtros Adicionais da Empresa.
Verificar porque o Sistema não trouxe o percentual da Margem de contribuição
Na aba Formação do Preço de Venda será demonstrado:
Custo com Lucro: Aqui você poderá informar a porcentagem de lucro que será considerada neste orçamento. Este custo significa a aplicação da Porcentagem de Lucro sobre o Custo Geral de Fabricação.
Comissão: Informe a porcentagem de comissão que será considerada na venda deste produto para que ela também seja recuperada no momento da Venda.
Campos Adicionais: Informe a alíquota referente a cada campo adicional que de acordo com o que foi assinalado nos Parâmetros Adicionais da Empresa será considerado na base de cálculo dos impostos.
SubTotal : Custo com Lucro / (1 - (TotaldasAlíquotas/100)). Para cálcular o TotaldasAlíquotas some as alíquotas referente aos Valores Adicionais que são considerados na base de cálculo dos impostos, as alíquotas dos impostos.
Atenção: Para os impostos IRPJ e CSLL deve-se fazer ( Alíquota Base * Alíquota) / 100, o resultado deverá ser somado em TotaldasAlíquotas. O resultado da fórmula (1 - (TotaldasAlíquotas/100)) deverá ser considerado com suas casas decimais, não devendo ser arredondado.
Impostos: As alíquotas dos impostos disponíveis aqui respeitarão as informações dos Parâmetros Adicionais da Empresa. Esta alíquotas representam os impostos que você deseja recuperar no momento da venda deste produto. O cálculo dos impostos é feito "por dentro", sendo assim, já estarão embutidos no preço de venda do produto.
O sistema traz os percentuais cadastrados nos parâmetros adicionais da empresa, mas se for necessário esse percentuais podem ser alterados
Fazer demonstrativo de como o sistema calculou cada valor
Outros Serviços
Não faço idéia de quando usar
VARIAÇÃO DE PREÇOS DOS MANUFATURADOS
Nesta será demostrado o valor do Custo Padrão e a data na qual foi cadastrado em Movimentação/Custo Padrão do Manufaturados para o produto informado. Também informará quais foram os orçamentos cadastrados e as valorizações ocorridas.
Fazer demonstrativo dos valores apurados pelo sistema
Relatórios/Emissão de Orçamento/Formação de Preço
fazer demonstrativo da apuração dos valores
Relatório/Ultimas Compras
Relatórios/Orçamentos SSVendas
Casé porque não trouxe o preço unitario calculado no custos ?
Relatório/Extrato de Custos
1372,80 – custo da mão de obra direta (total da FP + leis sociais do mês anterior)
750,00 – total das despesas do mês anterior cadastrada no FN (apenas com custo direto)
40,00 – Material de consumo (remessas feitas no Ce no mês anterior com tipo de doc cad nos param
2162,80