Skip to main content

Exportando Dados para a Contabilidade

Para que a integraçãintegração ocorra éé necessánecessário que esteja assinalado na tela de ParâParâmetros da Empresa que iráirá ocorrer integraçãintegração com o Sistema de Contabilidade.

image.png

No caso de transferêtransferência, a empresa deve estar inicializada no Sistema de Contabilidade, tendo seu plano de contas criado no ano que seráserá transferido.

AléAlém disso, o digo fiscal esteja integrado ao sistema Sistema de Contabilidade (ver item Cadastrando Plano Fiscal).

Para cada digo fiscal integrado com a contabilidade, deverãdeverão estar cadastradas, tambétambém, as contas contácontábeis para o valor principal e os impostos.

Ao ser acessado o menu UtilitáUtilitários>ExportaçãExportação de Dados>Contabilidade, serãserão apresentadas duas opçõopções

  • por Arquivo - A transferêtransferência para a Contabilidade tambétambém pode ser efetuada por arquivo. Deste modo, seráserá gerado um arquivo texto contendo os lançlançamentos contácontábeis, que pode ser importado posteriormente utilizando o própróprio Sistema de Contabilidade.

  • por TransferêTransferência - iráirá realizar a transferêtransferência dos lançlançamentos contácontábeis para o Sistema de Contabilidade (para isso os dois Sistema devem estar no mesmo Banco de Dados)

image.png

Em seguida seráserá apresentada a tela para definiçãdefinição da exportaçãexportação de dados

SerãSerão exportados os lançlançamentos contácontábeis referentes ààs notificaçõnotificações de recebimento cujas datas de entrada estiverem dentro do períperíodo definido para a exportaçãexportação.

O sistema iráirá gerar lançlançamento contácontábil para o valor principal e seus respectivos impostos (IPI, ICMS, ICMS retido na fonte ou substituiçãsubstituição tributátributária, INSS retido na fonte, COFINS e PIS para os digos fiscais que o se referirem a serviçserviços e ISS retido na fonte, IRRF e INSS retido na fonte, COFINS, PIS COFINS RF, PIS RF, CSL RF para os digos fiscais de serviçserviço).

A exportaçãexportação pode ser feita detalhada ou totalizada (diádiária ou mensalmente), ou seja, o sistema iráirá agrupar da forma solicitada todos os lançlançamentos contácontábeis com mesma data, históhistórico e contas contácontábeis. TambéTambém poderápoderá ser informado um lote para ser enviado para o Sistema de Contabilidade.

O rateio das despesas acessóacessórias seráserá feito por digo fiscal e valor total do produto.

No caso de sua empresa utilizar desdobramentos por Centros de Custo, os valores totais e dos impostos serãserão rateados de acordo com os digos fiscais de cada documento.

DICA: a informaçãinformação de um lote especíespecífico para os lançlançamentos gerados pelo Sistema Controle de Compras, para cada s, facilita a conferêconferência dos lançlançamentos gerados no Sistema de Contabilidade, pois nele vocêvocê conseguir realizar um filtro informando o lote definido no momento da exportaçãexportação e desta forma o Sistema de Contabilidade iráirá apresentar apenas os lançlançamentos gerados atravéatravés da exportaçãexportação com este lote.

Por Exemplo: vocêvocê poderápoderá definir que o lote éé CC09 (controle de compras referente o s 09)

image.png

No Sistema de Contabilidade, ao acessar MovimentaçãMovimentação>LançLançamentos ContáContábeis>ManutençãManutenção, façfaça o filtro digitando o Lote utilizado no momento da ExportaçãExportação para a Contabilidade

image.png

image.png

Veja tambétambém os Itens: