Valorização dos Produtos
A geração automática da valorização dos produtos consiste em atribuir um custo atualizado para o produto respeitando o tipo de valorização que foi informado no Grupo deste produto. Lembrando que, para o Custo Médio e Últimas Compras o sistema irá sempre verificar os períodos anteriores ao definido no sistema de custos.
No Caso do Custo Médio caso o SSEstoque tenha iniciado suas operações no mesmo mês do SSPreços, os produtos receberão como custo o valor zero, já que não existe movimentações anteriores ao período definido.
Para a Valorização de Reposição ao valor presente o sistema irá repetir a última informação registrada no mês anterior para o produto até que no mês ativo o usuário informe um novo valor.
Os produtos que não tem grupo informado ou que no grupo não tenha sido informado a valorização, serão considerados como Custo de Reposição a Valor Presente.
Sempre que for definido um período ativo será questionado se deseja executar o processo de valoriação caso não tenha sido feita antes. Não será possível fazer orçamentos sem que esta rotina tenha sido executada. Para executar esta rotina acesse o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Geração Automática.
Esta opção está disponível acessando o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Custo Médio. Neste item você poderá verificar, alterar ou incluir um novo produto. Apenas estarão disponíveis os produtos cuja valorização seja Custo Médio.
Esta opção está disponível acessando o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Últimas Compras. Neste item você poderá verificar, alterar ou incluir um novo produto. Apenas estarão disponíveis os produtos cuja valorização seja Últimas Compras.
Esta opção esta disponível acessando o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Reposição a Valor Presente. Neste item você poderá verificar, alterar ou incluir um novo produto. Apenas estarão disponíveis os produtos cuja valorização seja Reposição a Valor Presente.
Observação: Esta opção de valorização tem uma particularidade, informando o Custo do Produto no Mercado você poderá definir também quais créditos de impostos que serão recuperado para que o sistema já calcule o valor a ser praticado no mês.
Esta opção está disponível acessando o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Manufaturados. Nesta opção você irá acompanhar o custo real dos manufaturados que o sistema apurou após ter valorizado os produtos comprados e considerando ainda o valor do roteiro. Com isso você poderá ter um comparativo entre o custo padrão definido e o real.
Caso você tenha feito um orçamento para um produto manufaturado que tenha definido o custo padrão deste, os percentuais utilizados neste orçamento é que serão considerados para formação de custo real e não as definidas nos Parâmetros Adicionais da Empresa.
O custo considerado será sempre o de Fabricação (sem a margem de contribuição e os impostos). Na valorização é considerado o custo real do produto manufaturado quando este estiver contido na engenharia de um outro produto.
Observação: NOS ORÇAMENTOS quando um produto manufaturado estiver contido na engenharia de um outro produto o custo real não é considerado e sim o CUSTO PADRÃO definido para ele.