eSocial - S1010
Eventos Iniciais - Tabela de Rubricas
- Código 0017 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.
- Código 0244 - Natureza da rubrica inválida
- Código 0265 - “Rubrica incompatível com Segurado Empregado”.
- Código 0266 - “Rubrica incompatível com Contribuinte Individual”.
- Código 0267 - “Rubrica incompatível com Estagiário”Código
- Código 0269 - “Rubrica não existe no cadastro do empregador"
- Código 0734 - “Existe um evento de Insalubridade e Periculosidade para o mesmo ambiente para o qual não houve um evento de término”
- Código 0847 - “Não podem ser utilizadas rubricas cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].”
- Código 0848 - “Só pode ser utilizada rubrica cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].”
- Código 0902 - Já foi iniciado o processo de encerramento da folha de pagamento
- Código 1310 - Não é possível o envio de eventos de tabela de empregadores domésticos por web service
- Código 1352 - Código de incidência tributária da rubrica para o IRRF inválido
- Código 1612 - Não pode ser utilizada rubrica cuja [natRubr] em S-1010 seja igual a [1801, 9220]
- Código 1709 - Evento Inválido
- Código 0017 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD - codIncCPRP
Código 0017 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.
Código: 0017
Descrição: A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The element 'ideRubrica' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtTabRubrica/v02_05_00' has incomplete content. List of possible elements expected: 'iniValid' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtTabRubrica/v02_05_00'.
Ação Sugerida: Alterar a data inicial de validade do evento
Como Corrigir: Acesse o menu Movimentação > Gerenciamento de Transmissão eSocial.
1. Selecione a opção "Eventos Iniciais"
3. Selecione o evento que esta aguardando correção e em seguida na opção "Alterar data de início e final de validade".
4. Ao clicar no botão enviar será aberta uma tela para informar o início de validade do evento.
5. Informe o Ano e Mês de inicio de vigência do evento conforme o cronograma do grupo da empresa e clique em OK.
Código 0244 - Natureza da rubrica inválida
Código: 0244
Descrição: Natureza da rubrica inválida.
Ação Sugerida: O valor informado no campo deverá existir e ser válido no período na Tabela 3 (Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento).
Como alterar: Acesse o menu Manutenção > Eventos > Manutenção, na aba eSocial, e informe corretamente o código da rubrica de acordo com a Tabela 3 (Natureza de Pagamento).
Faça o reenvio do evento S1010
OBS.: Verifique na tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial se a rubrica que você está utilizando não perdeu a data de validade. Conforme o exemplo a baixo, as rubricas 9209 e 9210 perderam a validade em 04/2021. Sendo assim, tudo o que for enviado após essa data, voltará com erro:
Caso o evento que você está enviando, esteja com uma rubrica inválida, por favor verifique junto ao eSocial nos canais de atendimento ou com o seu legislativo, qual a melhor opção das rubricas ativas que poderá ser informada no evento.
Código 0265 - “Rubrica incompatível com Segurado Empregado”.
Código: 0265
Descrição: "Rubrica incompatível com Segurado Empregado".
Ação sugerida : Se for relativa a segurado empregado ou avulso não é permitida a inclusão de RUBRICAS com Código de incidência de Contribuição Previdenciária igual a [34] – SEST
Correção: Acesse o Menu Manutenção > Eventos > Manutenção e pesquise pelo evento, clique na seta Avança
Em seguida, edite o evento e acesse a aba Informações eSocial
Verifique qual o código informado no campo Incidência sobre Previdência Social, caso esteja 34, corrija a informação e salve o cadastro
Faça o reenvio da informação para o Portal do eSocial
Código 0266 - “Rubrica incompatível com Contribuinte Individual”.
Código: 0266
Descrição: “Rubrica incompatível com Contribuinte Individual”.
Ação Sugerida: - Se for relativa a contribuinte individual, não podem ser utilizadas rubricas cuja classificação de incidência tributária informada nos campos, códigos de incidência tributária de Contribuição Previdenciária e códigos de incidência tributária de IRRF, seja específica de segurados empregados.
Portanto, não são aceitas rubricas cujo:
- Código de Incidência tributária de Contribuição Previdênciária igual a: [12, 21, 22, 32, 51,92, 93, 94], exceto se categoria de trabalhador = [771];
- Código de Incidência tributária de IRRF igual a: [12,13,14,32,33,34]; - Código de Incidência tributária de Contribuição Previdenciária seja igual a [34] se a 15 CATEGORIA do respectivo trabalhador for diferente de [711,712,734];
- Código de Incidência tributária de Contribuição Previdenciária classificado como [31] se a classificação tributária do contribuinte for igual a [21,22] (Pessoa Física) e
- Categoria = Contribuinte individual (7XX), pois não existe previsão legal de desconto de contribuição do segurado contribuinte individual que é contratado por outro contribuinte individual, exceto se o tipo de Lotação da respectiva lotação = [22] (obra de pessoa física).
Correção: a) verifique se o trabalhador é ou não um Contribuinte Individual e qual a categoria que foi informada para ele no portal do eSocial, acessando o menu Manutenção > Socios Autonomos > Manutenção, edite o cadastro e verifique a informação na aba Dados Adicionais.
Se for relativa a contribuinte individual, não podem ser utilizadas rubricas cuja classificação de incidência tributária informada nos campos,
Confira as Informações:
- Não será aceito Código de Incidência tributária de Contribuição Previdênciária igual a: [12, 21, 22, 32, 51,92, 93, 94], exceto se categoria de trabalhador = [771];
- Não será aceito Código de Incidência tributária de IRRF igual a: [12,13,14,32,33,34]; - Código de Incidência tributária de Contribuição Previdenciária seja igual a [34] se a CATEGORIA do respectivo trabalhador for diferente de [711,712,734];
- Não será aceito Código de Incidência tributária de Contribuição Previdenciária classificado como [31] se a classificação tributária do contribuinte for igual a [21,22] (Pessoa Física) e
- Não será aceita Categoria = Contribuinte individual (7XX), pois não existe previsão legal de desconto de contribuição do segurado contribuinte individual que é contratado por outro contribuinte individual, exceto se o tipo de Lotação da respectiva lotação = [22] (obra de pessoa física).
Código 0267 - “Rubrica incompatível com Estagiário”Código
Código: 0267
Descrição: “Rubrica incompatível com Estagiário”
Ação Sugerida: Se for relativa ao estagiário, não podem ser aceitas rubricas cujo Código de Incidência tributária de Contribuição Previdenciária ou Código de Incidência tributária de FGTS seja diferente de [00].
Correção: Acesse o menu Manutenção > Eventos > Manutenção, pesquise pelo evento e clique na seta Avança.
Acesse a aba Informações eSocial
NÃO SERÃO ACEITOS
a) Código de Incidência tributária de Contribuição Previdenciária diferente de 00
b) Código de Incidência tributária de FGTS seja diferente de 00
Faça a correção do evento e em seguida faça o envio para o eSocial.
Código 0269 - “Rubrica não existe no cadastro do empregador"
Código: 0269
Descrição: “Rubrica não existe no cadastro do titular"
Ações Sugeridas: - Verifique se a rubrica foi enviada para o Portal do eSocial
1 - Correção: Acesse o Gerenciamento de Transmissão do eSocial, filtre por Eventos Iniciais - S1010 e clique na seta avança.
Verifique se o evento com inconsistência consta na relação dos eventos do Gerenciamento.
a) Caso o evento constar na relação e o status do mesmo Aguardando envio, faça o envio para o Portal do eSocial
b) Caso o evento constar no gerenciamento e seu status for concluído com sucesso, verifique se a carga possui número do recibo, e se não, faça o reenvio do mesmo, pois no Portal o evento ainda não foi encontrado. Caso esteja concluída, e com o nº do recibo, verifique se a data de validade é a mesma data da obrigatoriedade dos eventos iniciais da sua empresa, se estiver diferente, selecione o evento e envie novamente com o campo "alterar data de início e final da validade" habilitado, e o sistema irá te pedir uma senha do suporte: 07789009
c) Caso Não conste no Gerenciamento de Transmissão do eSocial, acesse o menu Manutenção > Eventos > Manutenção >, pesquise pelo evento e Clique na seta Avança.
Em seguida clique no botão Função Extra 2 - Gerar Carga eSocial
A carga será gerada e você deve acessar o Gerenciamento de Transmissão Social e enviar a mesma para o Portal.
Código 0734 - “Existe um evento de Insalubridade e Periculosidade para o mesmo ambiente para o qual não houve um evento de término”
Código: 0734
Descrição: “Existe um evento de Insalubridade e Periculosidade para o mesmo ambiente para o qual não houve um evento de término”
Ação Sugerida: Não é permitido o envio de evento de Insalubridade e Periculosidade - Início se já houver evento idêntico (mesmo código de Ambiente de Trabalho) para o mesmo vínculo com data anterior e sem o respectivo evento indicando o término
Correção: Acesse o Portal do eSocial no menu Empregador > Tabelas > Rubricas e procure pelo evento que apresentou rejeição na consulta do eSocial.
Em seguida verifique se o evento está corretamente cadastrado no Portal, em caso afirmativo vá no final do cadastro e copie o número do recibo.
Acesse o Sistema Folha de Pagamento no Gerenciamento de Transmissão do eSocial e pesquise por Eventos Iniciais S1010 e clique na seta Avança
Selecione o evento que foi rejeitado e clique no botão Incluir Número de Recibo Manual
Será apresentada a tela para que você cole o número do recibo copiado do portal do eSocial
Código 0847 - “Não podem ser utilizadas rubricas cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].”
Código: 0847
Descrição: “Não podem ser utilizadas rubricas cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].”
Ação Sugerida: Conferência da Informação cadastrada no Evento
Correção: Acesse o menu Manutenção > Eventos > Manutenção, pesquise pelo código do evento e clique na Seta Avança
Edite o cadastro do Evento e acesse a aba Informações eSocial
Corrija a informação cadastrada no Campo Incidência sobre IRRF
“Não podem ser utilizadas rubricas cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].”
Após realizar a correção do evento, acesse novamente o Gerenciamento de Transmissão do eSocial e reenvie o evento rejeitado anteriormente.
Código 0848 - “Só pode ser utilizada rubrica cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].”
Código: 0848
Descrição: “Só pode ser utilizada rubrica cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].”
Ação Sugerida: Verifique as incidências de IRRF nos eventos e300 e e337 através do menu Manutenção> Eventos> Manutenção, altere a incidência na aba ‘Informações eSocial’ e envie a alteração para o eSocial no evento S-1010, após tente enviar o evento novamente.
Correção: Acesse o Menu Manutenção > Eventos > Manutenção, pesquise pelo código do evento e clique na seta Avança.
Edite o cadastro do evento e acesse a aba Informações eSocial
Em seguida confira as informações cadastradas no campo Incidência sobre IRRF
“Só pode ser utilizada rubrica cujo codIncIRRF em S-1010 seja igual a [31, 32, 33, 34, 35, 51, 52, 53, 54, 55, 81, 82, 83].”
Após realizada a correção do campo, salve o evento e reenvie o evento para o Portal do eSocial através do Gerenciamento de Transmissão do eSocial
Código 0902 - Já foi iniciado o processo de encerramento da folha de pagamento
Código: 0902
Descrição: Já foi iniciado o processo de encerramento da folha de pagamento. Nenhum evento deste empregador no período de apuração da folha de processamento poderá ser recebido até que o processo seja concluído.
Ação Sugerida: Para envio de eventos de mesmo período de apuração da folha em processamento, aguarde a conclusão do fechamento da folha; caso seja necessário, reabra a folha e reenvie os eventos.
Correção: Enquanto o evento S1299 estiver com Status EM PROCESSAMENTO pelo eSocial, não poderá ser enviado nenhum envento que tenha o mesmo período deste fechamento em processamento.
Aguarde o retorno do eSocial
a) se o retorno apresentar rejeição, bastará eliminar a carga S1299 e realizar o envio que você estava enviando anteriormente e que apresentou erro.
b) se o retorno for concluído com sucesso,, para enviar o evento que você tentou enviar anteriormente deverá ser feita a Reabertura dos Eventos Periódicos, para isso acesso o Gerenciamento de Transmissão do eSocial e clique no botão Reabertura dos Eventos Periódicos
Defina o Indicativo de Período de apuração e clique em OK
Será gerada uma carga S1298 (Reabertura dos Eventos Periódicos)
Clique na seta Avança e pesquise pelo evento gerado
Em seguida envie a carga do evento S1298 para o Portal do eSocial e após o retorno concluído com sucesso a folha de pagamento estará aberta no Portal.
Após a reabertura da Folha de Pagamento você conseguirá enviar o evento que estava sendo rejeitado pelo eSocial
Código 1310 - Não é possível o envio de eventos de tabela de empregadores domésticos por web service
Código: 1310
Descrição:
Empregadores Domésticos - Não é possível o envio de eventos de tabela de empregadores domésticos por web service. Utilize a aplicação web.
Demais Empregadores Pessoa Física - é necessário o prévio cadastro de um estabelecimento com CAEPF ou obra com CNO por meio do evento S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos antes do envio de qualquer outro evento de tabela.
Ação Sugerida: Envio do S1005 informando o CAEPF do Empregador Pessoa Física
Correção: Acesse o menu Manutenção > Empresas > Dados Cadastrais > Manutenção, pesquise pela empresa e clique na seta Avança
Edite o cadastro da Empresa e verifique se a informação do número do CAEPF está correta. Se não estiver correta, faça a correção, Salve o Cadastro
Em seguida faça o envio do evento S-1005 (Tabela de estabelecimentos/obras ou Unidades de Orgãos Públicos) para o Portal do eSocial, após a conclusão do envio com sucesso envie o evento que estava sendo rejeitado pelo eSocial
Código 1352 - Código de incidência tributária da rubrica para o IRRF inválido
Código: 1352
Descrição: Código de incidência tributária da rubrica para o IRRF inválido.
Ação Sugerida: O valor informado no campo deverá existir na Tabela 21 - Códigos de Incidência Tributária da Rubrica para o IRRF. Verifique nessa tabela se o código de IRRF está válido e se é o ideal ao seu evento.
Como corrigir: Acesse o menu Manutenção > Eventos > Manutenção.
1. No cadastro do evento, na aba Informações eSocial, no campo Incidência sobre IRRF, informe uma incidência válida.
Para auxílio no preenchimento correto, acesse o link abaixo para ter acesso a cartilha:
ftp://ftp.supersoft.com.br:2021/pub/Temp/eSocial/Cartilha%20Eventos%20-%20eSocial/
2. Após a correção, acesse o Gerenciamento do e-Social no menu Movimentação e envie novamente o evento.
Código 1612 - Não pode ser utilizada rubrica cuja [natRubr] em S-1010 seja igual a [1801, 9220]
Código: 1612
Descrição: Não pode ser utilizada rubrica cuja [natRubr] em S-1010 seja igual a [1801, 9220], desde que mês/ano da data do desligamento ou término ou período de apuração seja maior ou igual a [01/07/2021].
Quando ocorre o erro: Este erro ocorre no retorno do S-1200 ou S-2299, quando há uma rubrica com a natureza tributária 1801 ou 9220 após a data de 01/07/2021, de acordo com o eSocial essa natureza tributária não é mais válida e não será mais aceita após esse período. Será necessário corrigir o código da rubrica no cadastro do evento e reprocessar o S-1200 ou S-2299 com erro.
Como corrigir: Acesse o menu Manutenção > Eventos > Manutenção.
Código 1709 - Evento Inválido
Código 1709 - Evento Inválido
Código: 1709
Descrição: Evento Inválido. Eventos periódicos de empregador segurado especial (classificação tributária igual a 22) somente devem ser enviados na versão S1.0
Ação Sugerida: Verificar a versão do XML
Correção: Acesse o menu Manutenção > Empresas > Dados Cadastrais > Manutenção
Filtre pela Empresa e clique na seta Avança
Acesse a aba Parâmetros Gerais e verifique qual a Classificação Tributária informada para a Empresa
Se a Classificação Tributária for 22 (Segurado Especial) os Eventos Periódicos só poderão ser enviados com XML na Versão 1.0, acesse o diretório onde você salva os XMLs gerados e abra o XML com Internet Explorer, veja se na parte superior do XML está indicando que o mesmo foi gerado na versão 1.0
Se a versão do XML não for 1.0 será necessário excluir o XML e gerar um novo.
Código 0017 - A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD - codIncCPRP
Código: 0017
Descrição: A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.The 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtTabRubrica/v_S_01_00_00:codIncCPRP' element is invalid - The value 'S1010' is invalid according to its datatype 'String' - The Enumeration constraint failed.
Como Corrigir: Acesse o menu Manutenção > Eventos > Manutenção, na aba eSocial, e informe a Incidência sobre Previdência Social Privada.
Apó gravar a alteração, envie novamente o evento S-1010 através do menu Movimentação > Gerenciamento de Transmissão eSocial.